Andragogia: melhores metodologias ativas para aplicar na sua empresa

Se você está em busca de uma equipe de alta performance, chegou a hora de investir em uma educação empresarial a partir das metodologias ativas.

Afinal, tem jeito melhor de aprender sobre um assunto do que colocando ele em prática?

As novas técnicas de ensino prezam cada vez mais por um processo de aprendizagem que coloque a pessoa no centro, permitindo que ela realmente viva o conhecimento.

Essa é uma alternativa que tem sido muito explorada na andragogia, o campo de estudo que se dedica a pensar sobre o ensino voltado aos adultos.

No mundo corporativo, mais do que absorver informações, é preciso desenvolver uma série de habilidades que nos tornam aptos a realizar atividades com eficiência e produtividade.

Por isso, vale a pena conhecer essas novas alternativas e entender de que maneira as metodologias ativas podem ser colocadas em prática na sua empresa!

Quais são as melhores metodologias ativas de aprendizagem para adultos?

As metodologias ativas funcionam como um grande guarda-chuva, que abriga diversas possibilidades de ensino, aplicando diferentes estratégias para promover uma aprendizagem significativa aos colaboradores de uma empresa.

A seguir, você pode conhecer algumas delas:

Gamificação

A chegada de uma geração mais jovem no mercado de trabalho exigiu a elaboração de novas estratégias de educação corporativa, como é o caso da gamificação.

O princípio por trás do método é o de aplicar recursos característicos dos video games, como cumprimento de tarefas, desafios, regras, recompensas e um desenvolvimento progressivo.

Dessa forma, todo o percurso de aprendizagem se torna mais divertido, leve e imersivo, aumentando o engajamento das equipes.

Para refletir mais um pouco sobre as mudanças geradas pela entrada de jovens no mercado de trabalho, vale a pena conferir o episódio “As novas gerações”, do Podcast Caos Corporativo:

Cultura maker

Pensando na importância do “aprender a fazer”, as metodologias ativas também incluem a cultura maker.

Esse método se baseia na ideia de que, para aprender de forma significativa, os colaboradores precisam ter a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática e utilizá-los na resolução ativa de problemas.

Aprendizado por problemas

Falando em resolução de problemas, esse método se estrutura justamente a partir dessa prática.

A ideia central é apresentar situações que devem ser solucionadas por meio de diferentes habilidades e conhecimentos, permitindo que as equipes usem sua criatividade para encontrar soluções eficazes e originais.

Assim, é possível elencar diferentes problemas, que demandam habilidades diversas para serem solucionados.

Aprendizagem entre pares

Metodologias educacionais voltadas para adultos são bem distintas daquelas que se voltam às crianças.

Em uma empresa, por exemplo, nem sempre é preciso contar com a figura de um professor.

Nesse contexto, as trocas podem acontecer de forma mais horizontal, já que diferentes profissionais podem contribuir com esse processo.

Assim, a aprendizagem entre pares é uma maneira de estimular o compartilhamento de experiências e informações na rotina corporativa.

Dinâmicas e jogos

Um dos grandes benefícios de usar as metodologias ativas é que elas prezam por um percurso de ensino-aprendizagem que estimule as pessoas envolvidas.

Desenvolver jogos e dinâmicas é uma boa maneira de tornar esse processo mais leve e instigante, incentivando os colaboradores a participarem ativamente da sua evolução profissional.

As metodologias da Escola do Caos são pensadas nas melhores práticas para que a educação corporativa seja realmente relevante e impulsione as transformações necessárias na sua empresa!

Priorizamos as necessidades do seu time, com uma solução ideal para superar cada um dos desafios enfrentados na sua realidade empresarial.

Bora conhecer melhor as nossas soluções? Entre em contato com a gente e saiba como a Escola do Caos pode revolucionar a sua empresa.