Blog

5 filmes sobre inclusão e diversidade para lideranças e profissionais de RH

Se você ainda não tem filmes sobre inclusão e diversidade na sua lista de maratonas do fim de semana, chegou a hora de mudar isso.

Mesmo que sua equipe já pareça ser bastante variada e reúna pessoas de diferentes grupos, conhecer histórias que denunciam a discriminação sofrida por classes minorizadas socialmente pode lançar uma nova perspectiva sobre o assunto.

Afinal, contratar colaboradores LGBTQIAPN+ e promover uma mulher a cargos de liderança podem ser bons primeiros passos para diversificar uma equipe de trabalho, mas já é hora de entender que é preciso ir além disso.

Uma cultura organizacional diversa traz vários benefícios a qualquer empresa, mas, para aproveitá-los, é preciso ter compromisso com essas pautas.

Continue a leitura e conheça 5 filmes sobre inclusão e diversidade para refletir sobre a presença desses princípios na sua organização.

Melhores filmes sobre inclusão e diversidade

A arte tem um poder tremendo de nos fazer refletir sobre o mundo em que vivemos e também sobre a forma como levamos nossas próprias vidas, mesmo quando elas são muito diferentes das que vemos nas telas.

O cinema é um exemplo disso. Afinal, quem nunca se emocionou assistindo a uma boa história nas telonas?

Por isso, escolhemos a dedo os melhores filmes sobre inclusão e diversidade para que você pare por um momento e reflita: essas pautas realmente estão presentes na sua empresa? 

Vem com a gente ver a nossa seleção:

Um Senhor Estagiário

Sua equipe tem pessoas de vários lugares e de várias culturas, mas todos os colaboradores são jovens super antenados nas últimas tendências das mídias digitais? Isso pode ser um sinal de que sua empresa não é tão diversa assim!

Um Senhor Estagiário conta a história do viúvo Ben Whittaker, que já está na casa dos 70 anos, e decide voltar ao mercado de trabalho, mas acaba indo parar em um e-commerce de roupas que não está muito preocupado em adaptá-lo a esse mundo novo.

Assim, além de denunciar o etarismo vivenciado nesse meio corporativo, o filme também faz uma crítica super coerente às marcas que adotam um discurso inclusivo que não é colocado em prática.

À Luz do Dia 

Por mais que a transfobia seja crime, as pessoas transgênero estão entre os membros mais marginalizados da comunidade LGBTQIAPN+.

À Luz do Dia é um documentário que trata das dificuldades enfrentadas por essas pessoas no mercado de trabalho formal e lança à audiência o questionamento: “emprego para travestis e transexuais, por que não?”.

De Encontro com a Vida 

A contratação de colaboradores trans e de pessoas com deficiência é pauta que deve estar no seu horizonte após assistir a essa lista de filmes sobre inclusão e diversidade.

Em De Encontro com a Vida, um jovem perde grande parte da sua visão e, após ser negado em diversos empregos por conta da deficiência, resolve escondê-la para ser contratado na organização dos seus sonhos.

Histórias Cruzadas 

Embora as mulheres já tenham ganhado espaço em diversos meios, é preciso lembrar que alguns recortes devem ser feitos. 

Apesar de lideranças femininas já serem mais comuns em diversas organizações, elas costumam ser destinadas a colaboradoras brancas, enquanto as mulheres negras ainda lideram as taxas nacionais de desemprego e informalidade.

Histórias Cruzadas denuncia a longa história de desigualdades vivenciada por esse grupo, a partir de uma trama na qual empregadas domésticas negras dos Estados Unidos passam a denunciar a discriminação que sofrem cotidianamente.

Casa de Antiguidades

Não podemos falar de pautas como inclusão e diversidade sem mencionar a presença do racismo na sociedade brasileira.

O nosso país, que é conhecido por uma grande diversidade cultural e pela famosa miscigenação, também é cenário de desigualdades raciais absurdas.

Casa de Antiguidades é a nossa indicação para quem quer conhecer mais do cinema brasileiro e entrar em contato com histórias que acontecem diariamente no nosso país, envolvendo não apenas o racismo, mas também as dificuldades enfrentadas por imigrantes de outras regiões do território nacional.

Como valorizar a inclusão e diversidade na empresa?

Bora aproveitar essa oportunidade para falar sobre a importância da sua cultura realmente valorizar as maiorias minorizadas?

Cabe a você, liderança e profissional de RH, criar um ambiente de trabalho que valorize cada pessoa, considerando suas experiências e suas histórias.

E isso não pode ser algo pontual, com o anúncio de uma vaga afirmativa, por exemplo. 

A inclusão deve ocorrer diariamente, com rituais e práticas que valorizem todos e todas, desde a seleção até a fidelização dos colaboradores.

Cabe a cada um de nós fazermos nossa parte.

Curtiu esse conteúdo? Continue no nosso blog e leia: Ética no trabalho: como fortalecer esse valor na cultura empresarial?.

Blog