Você já ouviu falar sobre o Mundo VUCA? Mas, sabia que ele já ficou para trás?
Esse conceito foi bastante utilizado após a Guerra Fria, no começo da década de 80 até meados de 2020, mas como o mundo gira rápido, muita coisa já mudou desde então.
O significado do Mundo VUCA não condiz mais com nossa realidade, especialmente no mundo pós-pandêmico. Então, o propósito desse conteúdo é mostrar para você as diferenças entre VUCA e BANI, que é o conceito novo para descrever o momento que estamos vivendo.
Acompanhe e entenda por que você deve deixar de vez o mundo VUCA no passado!
Mundo VUCA: significado
Em inglês, Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous. Essas palavras descreviam bem o mundo em que as pessoas estavam vivendo na época da criação do termo, e você vai entender rapidamente o porquê:
- Volátil: a realidade mudava em questão de instantes, era difícil acompanhar todas as mudanças;
- Incerto: com um mundo volátil, as pessoas não sabiam o que esperar do futuro;
- Complexo: havia incontáveis e incontroláveis fatores que ocasionavam mudanças drásticas;
- Ambíguo: não existia apenas uma única solução, já que cada um interpretava o mundo de uma forma.
Mas o mundo evoluiu e quem tomou um lugar do Mundo VUCA foi o Mundo BANI.
E o que é Mundo BANI?
Apesar de ter sido criado em 2018, esse conceito só ficou popular em 2021, quando a Covid-19 mudou as regras sociais do nosso mundo. Então, o que significa Mundo BANI? Em inglês, Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible. Essas 4 palavrinhas descrevem o novo Zeitgeist (termo em alemão para descrever o espírito da época):
- Frágil: tudo muda rapidamente e não temos controle sobre as coisas (sem estabilidade ou segurança), por conta da globalização, então você deve estar preparado para se adaptar;
- Ansioso: a fragilidade gera medo e, consequentemente, ansiedade, porque vivemos nem um momento em que tudo é urgente e não podemos perder nada do que está acontecendo;
- Não-linear: não existe uma lógica de acontecimentos, por isso, os planejamentos, principalmente os de longo prazo, devem ser fáceis de mudar;
- Incompreensível: há muita informação (muita mesma), mas as pessoas não sabem como lidar com essa sobrecarga, o que gera uma confusão com o que consumir ou com o que é verdade.
VUCA x BANI
Enquanto no VUCA você tinha tempo para entender o que estava acontecendo, no BANI, você deve saber reagir assim que uma mudança acontece.
Sabe aquele conselho de vida que as pessoas que viveram décadas atrás costumavam dar? “Se você estudar e correr atrás, vai conseguir um bom emprego pelo resto da vida, ”. Blé, isso é coisa do passado.
Sem promessas, sem tempo, sem estrutura, sem lógica.
“Mas que m…meleca. Tudo parece mais caótico!”
Pois é, as empresas que não conseguirem desenvolver as habilidades certas para contornar esses obstáculos, não vão conseguir sobreviver no mercado. Se você não pular de um barco para outro quando ele começar a encher, vai afundar como um saco de cimento.
Por isso que, ao contrário do Mundo VUCA, no Mundo BANI você deve se preparar para o futuro mais próximo. Criar planos para muito mais à frente é uma completa perda de tempo e recursos.
O ponto é: pare de tentar entender os motivos que geram as mudanças e prevê-las, e fique preparado para agir quando acontecerem.
Como migrar para o Mundo BANI?
Com o caos reinando nas relações sociais e comerciais, você deve identificar rapidamente quais são as novas regras da sociedade.
O que está em alta no Mundo BANI?
ESG (Environmental, Social and Governance), que significa Governança Ambiental, Social e Corporativa.
Basicamente, esse termo é a nova abordagem que as empresas devem adotar em suas políticas. Transparência com os stakeholders e na gestão, ao mesmo tempo em que coloca em foca em práticas sustentáveis, seja de forma direta na produção ou realizando ações de preservação ambiental.
Com certeza, quem não segue essas diretrizes no Mundo BANI, perde seu lugar no mercado.
Mas além disso, o que mais você pode fazer no Mundo BANI?
Desenvolver algumas skills coringas, porém, essenciais para as mudanças da sociedade.
Para combater a fragilidade, ansiedade, a não-linearidade e a incompreensibilidade, você deve ser flexível, resiliente, intuitivo, vigilante, empático e objetivo.
E como desenvolver isso na sua equipe? Aliás, você sabe que para atender a demanda do mercado e acompanhar as exigências dos consumidores, deve investir no crescimento da sua equipe, certo?
Então, são seus colaboradores que vão tornar sua marca mais resistente e mais competitiva para lidar com os desafios do Mundo BANI.
E a Escola do Caos sabe exatamente como preparar sua equipe! Se de uma coisa a gente entende é de como o caos funciona no mundo corporativo.
Quem é a Escola do Caos?
Nós fizemos do caos um lugar de aprendizado constante, para provocar a disrupção na forma como as empresas conduzem seus negócios. Abrimos os olhos das pessoas para que elas possam enxergar todas as possibilidades que o mercado oferece.
Por isso, utilizamos 3 pilares para simular o caos, em diversos contextos, e preparar seus colaboradores para lidar com o inevitável:
- Re-imagine: o que aconteceria com a empresa em cenários negativos?
- Re-invent: quais ações poderiam ser tomadas mediante ao caos?
- Re-learn: quais skills os colaboradores precisam ter para encarar de cara esses cenários?
E como a gente consegue desenvolver tudo isso?
Leia mais:
CaosLab
Essa solução é a essência da Escola do Caos. Aqui, o caos ganha vida para que você aprenda com as simulações e fique preparado para o futuro.
Dessa forma, realizamos simulações completamente imersivas, porém profundas, para você extrair insights e, juntos, identificarmos e remodelamos soluções para resolvermos os cenários de crises.
Venha saber como isso pode funcionar para sua empresa!
Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções para enfrentar os desafios do Mundo BANI: