Blog

4 sinais de que a liderança não sabe como fazer a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma das principais atribuições de uma liderança, mas essa missão pode ser desafiadora para quem ainda está começando.

Por isso, em um contexto de primeira liderança, o RH precisa estar presente a todo momento, acompanhando os passos iniciais do profissional nesse cargo.

Isso envolve, entre outros aspectos importantes, identificar possíveis falhas e compreender de onde elas vêm, para então prestar o apoio necessário e enfrentar os problemas vivenciados pela empresa.

Para ajudar nessa missão, aqui vai uma lista com 4 sinais de que a liderança da sua organização não está realizando uma boa gestão de pessoas. Vem ver!

Sinais de que a primeira liderança não sabe fazer uma boa gestão de pessoas 

Uma boa gestão de pessoas é sinônimo de mais produtividade, clima organizacional mais leve e excelentes resultados.

Mas liderar equipes, inspirar colaboradores e gerar bons resultados esperados pela empresa pode ser um conjunto de tarefas bem desafiador para quem está começando agora a desempenhar essa função.

Por isso, alguns erros podem acompanhar esse processo, sendo importante que o RH esteja atento para perceber os sinais:

Atrasos nas entregas 

O mundo corporativo é cheio de prazos apertados e, por isso, exige uma boa gestão de tempo.

Mas quando os atrasos se tornam frequentes e impedem a eficiência do fluxo de trabalho, é preciso reavaliar a estrutura organizativa adotada na empresa.

Por isso, se os times já não são mais capazes de fazer suas entregas com qualidade nos prazos estipulados, é hora de repensar os processos e a forma como eles têm sido geridos.

Equipe desmotivada 

A função da liderança vai muito além de delegar tarefas e tomar decisões. Liderar é, também, inspirar pessoas e criar um clima de motivação na empresa.

Quando a gestão de pessoas falha, os colaboradores tendem a engajar menos nas atividades da organização e deixam de se sentir parte ativa dos seus processos, o que gera impactos negativos sobre os seus resultados.

Metas inadequadas 

Em tempos de Síndrome de Burnout e alto estresse nas empresas, é fundamental tomar cuidado com as metas estabelecidas pelas lideranças.

Estabelecer objetivos que não são realistas pode tanto fazer com que os colaboradores atinjam a exaustão quanto levar a uma desmotivação geral, criando um clima de frustração entre as equipes.

Por isso, é importante acompanhar a primeira liderança para garantir que as metas estabelecidas sejam ambiciosas, levando os resultados adiante, mas também realistas.

Conflitos e problemas de comunicação 

Comunicar-se é uma habilidade natural do ser humano, mas que precisa ser desenvolvida para ser executada de forma eficiente.

Na gestão de pessoas, essa é uma capacidade indispensável, já que é a partir do diálogo que estabelecemos as relações do mundo corporativo, atribuindo tarefas, alinhando expectativas e trocando experiências.

Por isso, uma comunicação assertiva e eficaz é o caminho para evitar conflitos desnecessários e manter todos em busca dos mesmos objetivos.

Para ajudar a sua liderança a desenvolver essa capacidade, vem ver o episódio “Como me comunicar de forma assertiva?”, da temporada “Controle-se”, do Podcast Caos Corporativo:

 

Como auxiliar a primeira liderança? 

No contexto de primeira liderança, o RH precisa estar presente e atento, prestando o apoio necessário para garantir o desenvolvimento dos profissionais.

Para melhorar a gestão de pessoas aí na sua empresa, você precisa do START! Esse é o programa de treinamento da Escola do Caos, direcionado especificamente a quem está enfrentando a tarefa de liderar equipes pela primeira vez.

Com um programa atual, que propõe um novo jeito de pensar os desafios do presente e do futuro, a gente acelera a mentalidade dos líderes e gera resultados acima da média para a sua organização. 

Entre em contato e conheça o START!

Blog