Blog

Desenvolvimento de equipes: 4 dicas para ter um time com alta performance

Todo mundo quer ter os melhores colaboradores, mas será que toda empresa está disposta a investir no desenvolvimento de equipes?

Essa iniciativa é o que pode transformar um grupo de pessoas que trabalham juntas em um verdadeiro time, capacitado e motivado para alcançar as metas da organização.

Afinal, alta produtividade, engajamento nas atividades da empresa e uma boa comunicação são características importantes de uma boa equipe, mas que precisam ser constantemente estimuladas por lideranças e pelo RH.

Quer entender melhor como atingir esses objetivos? Vem ver nossas dicas de como aplicar um bom desenvolvimento de equipes!

4 dicas para gerar o desenvolvimento de equipes

Se você já está ciente da importância do desenvolvimento de equipes para um trabalho mais produtivo e eficiente na empresa, só falta entender como colocar isso em prática, certo? 

Para isso, é só acompanhar nossas dicas e levar essas ações adiante no dia a dia da organização:

Crie uma relação de confiança e transparência com os colaboradores

Atire a primeira pedra quem nunca teve a sensação de estar perdendo tempo ao precisar cumprir uma tarefa! Afinal, quando não temos uma visão totalizante dos processos, é natural não ver sentido em algumas etapas dela.

Por isso, adotar uma política de transparência na empresa e se comunicar de forma mais aberta com os colaboradores é uma prática interessante para que compreendam melhor a função do trabalho que realizam.

Assim, passam a confiar mais nas decisões da gestão e todo o processo de gerenciar as equipes pode ficar muito mais fácil.

Estabeleça metas claras e objetivas

Se você quer garantir um desenvolvimento de equipes, é preciso mostrar a elas aonde devem chegar.

Estabelecer metas é um jeito simples, clássico e muito efetivo de criar um propósito para as pessoas da organização, mas é importante que esses objetivos sejam definidos de forma clara e realista, para que isso não acabe gerando cobranças excessivas e um sentimento de frustração.

Tenha plano de carreira, cargos e salários

Bom, a essa altura, você já mostrou onde se espera que o trabalho das equipes leve a organização, mas e quanto às pessoas que as compõem?

Definir planos de carreira, conversar sobre cargos, discutir salários e ouvir as ambições das pessoas que constroem diariamente a empresa é fundamental para que elas vejam relevância no trabalho que exercem.

Esse é um jeito de fidelizar colaboradores e fazer com que eles permaneçam engajados, já que têm à sua frente uma perspectiva de futuro profissional nesse local.

Acompanhe o desenvolvimento da equipe e dê feedbacks

Um bom desenvolvimento de equipes é um trabalho constante, que exige acompanhamento e melhorias, sempre que for necessário.

Ao olhar de perto o trabalho dos times que compõem a empresa, você pode notar a falta de algum conhecimento técnico importante ou até mesmo a ausência de algumas soft skills essenciais para um bom desempenho conjunto.

Tudo isso pode ser solucionado com investimento em treinamentos corporativos que atendam às necessidades observadas em cada contexto particular.

E, se o objetivo é que a equipe continue se desenvolvendo, feedbacks também devem estar presentes na rotina da empresa, apontando onde e como cada grupo pode melhorar.

Para saber um pouco mais sobre como engajar e fidelizar as pessoas da sua organização, vem ver o vídeo da Escola do Caos sobre a jornada do colaborador, com o especialista no assunto, Thiago Castro Matos:

Agora que você já tem todas essas dicas em mãos, só falta oferecer o melhor treinamento corporativo para desenvolver a sua equipe! Para isso, visite o site da Escola do Caos e saiba como podemos revolucionar a sua empresa.

Blog