Entre as diversas funções do RH, uma delas está no acompanhamento e busca por melhorias entre as médias lideranças.
Esses gestores contam com muitas responsabilidades, impactando diretamente na produtividade e motivação da equipe, assim como na eficiência dos processos e na promoção de conhecimento e informações relevantes para o time.
Uma liderança ruim ou inadequada tem grande impacto em toda a empresa, podendo reduzir os resultados alcançados, aumentar o turnover e comprometer os objetivos a curto, médio e longo prazo.
Mas nada de preocupação, vamos ajudar. Continue lendo para conferir nossas dicas para aumentar a performance das médias lideranças.
5 dicas para melhorar a performance das médias lideranças
Algumas práticas simples podem fazer toda a diferença para as médias lideranças. Veja algumas delas:
Ofereça feedback constante
De acordo com uma pesquisa realizada pela Feedz, plataforma de gestão de desempenho, 94% dos colaboradores melhoram sua performance após receber feedback.
Apesar desse estudo não ter focado nas médias lideranças, ele também vale para elas, já que apenas a partir da avaliação de desempenho é possível analisar a atuação e buscar formas de melhorar de forma contínua.
E não esqueça que feedback não deve focar apenas nos pontos de melhoria dos colaboradores. É importante ressaltar as conquistas e os acertos para motivar a liderança.
Mostre a diferença entre um líder e um chefe
Sabemos que esse papo sobre a diferença de um líder e de um chefe é algo repetido mil vezes no mundo do RH, mas ele é mais que necessário.
Muitas lideranças acabam adotando práticas que prejudicam suas equipes, as deixando desmotivadas para fazer o seu trabalho.
Cabe a você, então, orientar os gestores e guiar sua atuação, eliminando ações que impactam negativamente os resultados.
Incentive o engajamento interno
No meio da rotina agitada, é comum que as médias lideranças acabem se afastando da sua equipe e tenham interações totalmente focadas em questões profissionais.
Isso reduz o engajamento do time e, consequentemente, seu comprometimento, motivação e resultados.
Para evitar esses problemas, o RH deve criar oportunidades para que os gestores interajam com outros líderes e com sua própria equipe.
Uma ótima ideia é promover cafés, happy hours, reuniões de descompressão e outros eventos de integração e união.
Entenda o que motiva as lideranças
Dar um aumento e prometer um plano de carreira não é mais suficiente para motivar as médias lideranças, especialmente as mais novas.
De acordo com a Forbes, apenas 2% da Geração Z tem ambição de subir na pirâmide corporativa. Além disso, ela ainda busca ter função com propósito e atividades menos técnicas.
E isso também acontece em outras gerações, havendo grande variação de motivação de acordo com a idade e, claro, com as características de cada um.
Ao entender exatamente o que motiva cada líder, o RH consegue ter uma relação mais transparente com os profissionais e oferecer benefícios que realmente incentivem os gestores a irem além.
Conheça a Jornada da Média Liderança
Se você deseja acelerar as médias lideranças, precisa conhecer o nosso treinamento feito sob medida para esses gestores.
A Jornada da Média Liderança estimula líderes a repensarem suas atuações e se tornarem verdadeiros agentes de mudanças.
Ela pode ser personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa, tratando temas como:
- desenvolvimento de power e meta skills,
- estruturação de um time,
- inovação e visão de mercado,
- gestão de talentos e sucessão,
- muito mais.
Clique aqui para saber mais sobre a Jornada de Média Liderança e fale com um de nossos consultores.