Blog

Treinamento de equipe: checklist para montar um time de sucesso

Treinamento de equipe: quais são essenciais para montar um time de sucesso?

Leia o artigo e veja os treinamentos que as equipes de alta performance não deixam passar.

Treinamento equipes de alta performance  

O que define um time de sucesso ou uma equipe de alta performance? Podemos citar algumas habilidades:

  • Confiança entre os colegas e a liderança;
  • Autonomia;
  • A capacidade de se autogerenciar;
  • Saber antecipar cenários;
  • Proatividade;
  • Comunicação clara e eficiente;
  • Cooperação e trabalho em equipe;
  • Inovação e criatividade;
  • Saber resolver conflitos;
  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Segurança psicológica.

Como fazer treinamento de equipe?

Mas como desenvolver estas competências? Investindo no treinamento de equipe certo. Veja agora, em quais treinamentos você pode apostar para desenvolver as habilidades que só as equipes de alta performance detém: 

Treinamento de equipe: onboarding

O primeiro da nossa lista não poderia ser outro!

O onboarding é como se fosse um portal pelo qual o novo funcionário passa e que vai lhe fornecer elementos para iniciar na sua função sabendo para onde vai.

Comumente chamado de integração, o onboarding tem o objetivo de promover a adaptação do novo funcionário ao novo local de trabalho. 

Nesse momento, ele conhece a cultura da empresa, sua missão, visão, valores, seus processos internos e também a área e a equipe com a qual vai trabalhar.

E por que ele é tão importante?

Porque, a partir do momento que o novo colaborador conhece a sua função e o que a empresa espera dele, fica muito mais fácil alcançar os objetivos organizacionais.

Uma equipe engajada, que sabe o seu papel e, especialmente, o caminho a seguir, trabalha muito melhor do que um time disperso, no qual cada um acha que o seu caminho é o mais curto.

Treinamento de equipe: técnico ou hard skills

Após a etapa de onboarding, é hora de focar nos treinamentos técnicos, ou seja, aquele treinamento de equipe que vai desenvolver as competências para a realização do trabalho.

Por que os times de sucesso investem constantemente nesse tipo de treinamento?

Porque é o domínio da sua função, juntamente com outras habilidades, que vai ajudá-lo a ter alta performance.

Quer um exemplo? Um analista de Inbound Marketing precisa aprender a criar fluxos de automação de e-mails em plataformas específicas, como RD Station. 

Além disso, precisa aprender a ler os insights que a ferramenta fornece para, a partir daí, criar suas próprias estratégias de marketing.

Um operador de máquinas, por exemplo, precisa aprender a operar o equipamento antes de assumir a sua função. 

Este treinamento vai desenvolver as habilidades técnicas, como ligar, desligar, operar e fazer a manutenção preventiva da máquina. 

E é por isso que você não pode deixar esse tipo de treinamento de equipe de fora do seu planejamento.

Leia mais sobre:

Treinamento de equipe: comportamental ou soft skills

Como o próprio nome diz, é aquele treinamento de equipe que vai desenvolver as habilidades pessoais e interpessoais dos colaboradores. 

O foco é treinar as competências de relacionamento e também a forma como o colaborador lida com suas próprias características pessoais ou problemas e situações de pressão.

Como resultado, o colaborador aprende a superar suas limitações e aproveitar o seu potencial para ajudar a organização a alcançar seus objetivos.

Dentre os treinamentos comportamentais, podemos citar: 

  • Desenvolvimento de liderança;
  • Gestão do tempo;
  • Oratória;
  • Comunicação assertiva;
  • Inteligência emocional;
  • Criatividade e inovação;
  • Resolução de conflitos;
  • Trabalho em equipe.

Um treinamento para equipe de vendas pode ser considerado tanto técnico quanto comportamental, a depender do que está sendo trabalhado.

Se o intuito do treinamento é ensinar técnicas de vendas, por exemplo, ele não mostra somente o jeito de fazer a venda, mas envolve muitas habilidades comportamentais, como persuasão, comunicação assertiva, trabalhar sob pressão, etc.

E isso é fundamental, não só para a equipe de vendas, mas qualquer time que queira obter sucesso em seus projetos.

Treinamento de equipe: desenvolvimento de liderança

E esse é outro treinamento de equipe que os times de sucesso fazem sempre. Afinal, é preciso garantir uma linha de sucessão forte e alinhada com os objetivos do negócio.

Por isso, um bom líder deve dedicar boa parte da sua agenda ao treinamento e desenvolvimento de suas equipes. Cabe à liderança conduzir o time ao sucesso, acompanhando de perto e promovendo harmonia e segurança.

Nesse sentido, investir no desenvolvimento da liderança é importantíssimo para as organizações. Afinal, sem ter alguém sinalizando a direção a seguir, um time tem dificuldades em obter sua melhor performance.

Nesse sentido, desenvolver habilidades em um líder é garantir que as metas organizacionais serão alcançadas.

O problema é que, por terem vindo de áreas mais técnicas, muitas vezes esses líderes não estão preparados para assumir responsabilidades mais estratégicas ou inspirar um time.

É aí que o treinamento de liderança também faz toda a diferença, suprindo gaps comportamentais que são essenciais para extrair o máximo das equipes e levá-las por um caminho seguro até o resultado que a empresa espera.

E talvez você encontre perfis com vários tipos de liderança, umas mais centralizadoras, outras inspiradoras. Mas, em todas elas, deverá investir no desenvolvimento dessas habilidades:

  1. Liderança e influência social;
  2. Pensamento analítico e inovação;
  3. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  4. Pensamento crítico e análise;
  5. Projeto e programação de tecnologia;
  6. Orientação de serviço;
  7. Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
  8. Gestão de pessoal;
  9. Criatividade, originalidade e iniciativa;
  10. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  11. Persuasão e negociação.

Essas competências são prioritárias para organizações brasileiras ouvidas no estudo o Futuro do Trabalho, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em outubro de 2020. 

E isso nos mostra em quais pontos devemos focar nossas energias ao fazer o treinamento de equipe. 

Afinal, sabemos que as empresas que mais facilmente se adaptam às transformações do mercado têm mais chance de sucesso do que aquelas que resistem à mudança organizacional. 

E você, está investindo nas habilidades do futuro para montar times de sucesso? Quer estar preparado para lidar com as transformações, com o mínimo de impacto no seu negócio? 

Se você busca treinamento para líderes de equipe, conheça a Escola do Caos

Escola do Caos

Uma escola de liderança e inovação, com uma proposta simples e ousada: estimular pessoas e empresas a provocarem rupturas, reinventarem seus mercados e construírem o futuro hoje, a partir do CAOS ressignificado.

 O nosso método de aprendizagem é baseado em situações caóticas do mundo corporativo e se baseia em três pilares:

  1. Re-imagine: provocações pouco usuais do dia a dia e simulações de situações ruins, como a  perda de um cliente, por exemplo;
  2. Re-invent: se cada situação apresentada na etapa anterior fosse real? Quais seriam as ações? Nessa etapa a base para a discussão de soluções é a ideação e a colaboração;
  3. Re-learn: quais aprendizados esse processo nos traz? Quais competências preciso desenvolver para lidar com situações como esta? Há alguma soft skill ideal para se preparar para isso?

Nossos programas são elaborados para desenvolver as habilidades mais desejadas pelo mundo corporativo. 

Conheça o programa Liderança Alfa

Na liderança existem milhares de “perrengues”, que são ainda maiores quando se assume essa posição pela primeira vez. Afinal, o que muda depois de uma promoção?

Se considerarmos os modelos de trabalho remoto ou híbrido, a comunicação fica ainda mais comprometida e muitas dúvidas podem assombrar os líderes, mesmo os mais experientes:

“Devo continuar falando com o time da mesma forma? Mudo o tom de voz? Devo ser menos brincalhão? Melhor me afastar e cortar relações de muita intimidade? É normal sentir medo quando se assume um cargo de liderança? Como desenvolvo meu time?” 

Pois é… Alfa significa o começo de tudo, além de ser a marca da liderança, a referência a ser seguida. 

Para construir esta jornada, a Escola do Caos foi investigar o que deixa os líderes recém-promovidos de “cabelo em pé”. 

Mapeamos todas as preocupações dessa galera, suas angústias e necessidades e transformamos tudo isso em um programa atual, dinâmico e leve, além de ser legal pra caramba…

Quer saber mais sobre como o programa Liderança Alfa pode ajudar a sua organização a desenvolver as habilidades necessárias para uma liderança assertiva?

Acesse o nosso site e saiba mais detalhes sobre o programa.

Mas se você procura cursos de gestão de pessoas e liderança para líderes que já estão há um tempo em cargos de liderança, e precisam renovar os seus conhecimentos, então o programa de liderança Beta é o que você precisa:

Conheça o Programa Liderança BETA

Se você acha que, mesmo sendo líder, ainda tem muita coisa para aprender, este é o programa certo!

Beta significa algo que pode ser melhorado. Claro! Você já caminhou por uma importante jornada, já tem experiência em vários temas relacionados à liderança, mas aqui entre nós convenhamos algo: tudo evolui tão rápido que às vezes temos a sensação de que estamos parados no tempo!

A Liderança Beta é uma jornada voltada para líderes que querem dar um upgrade importante em sua liderança, querem evoluir para se tornarem líderes ainda mais inspiradores. 

Para construir o Programa Beta, a Escola do Caos conversou com diversos líderes sobre seus grandes desafios para crescer. Percebemos que muitas dores são parecidas. E o caminho para um líder se aperfeiçoar é quase sempre o mesmo.

Portanto, se você acha que precisa crescer, o “fermento” para isso está aqui, à sua disposição. Acesse nosso site e saiba mais sobre o programa. 

E para tempos de grandes mudanças, que exigem a transformação de todos os processos da companhia, conte com um programa que vai fazer as lideranças repensarem o seu papel na cultura organizacional:

Conheça o Programa de Liderança Ômega

Esta é a jornada para o líder que tem a missão de transformar as suas organizações, indo muito além da gestão cotidiana.

No Ômega, os líderes serão provocados a pensar sobre seu papel na cultura de seus negócios, na transformação de seus processos e na redefinição do sonho de sua organização. 

Nesta jornada, os líderes vão aprender sobre:

  • Legado;
  • Novas equipes invisíveis;
  • Como prosperar no caos;
  • Novas relações de poder;
  • Como usar a cultura a favor do negócio;
  • Tendências de Global Mindset. 

Acesse o QR code abaixo e saiba sobre o nosso Programa de Liderança Ômega:

Caoslab

Nessa experiência, a ideia é provocar a crise antes que aconteça, para extrair o melhor que ela nos traz: a experiência, a resiliência, a capacidade de mudar.

O Caoslab é uma imersão real nos problemas corporativos fazendo com que a aprendizagem aconteça de maneira poderosa. 

A ideia é redesenhar as soluções, reimaginar as situações reais e reinventar a forma como a organização lida com as adversidades.

Quer ver isso funcionando aí na sua empresa? 

Entre em contato e conheça todas as nossas soluções para fazer um treinamento de equipe efetivo e que prepare suas lideranças para o futuro.

Blog