Seja para aumentar a produtividade da companhia ou para reter os seus talentos, promover uma cultura de saúde mental é uma estratégia indispensável para todas as empresas, principalmente nos últimos anos.
De acordo com a Infojobs, 61% das pessoas não se sentem felizes ou satisfeitas na sua organização. Além disso, 76% afirmaram que conhecem alguém que precisou se afastar das suas atividades profissionais por razões psicológicas.
E tem mais: 86% dos trabalhadores dizem que mudariam de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho e 80% acreditam que as empresas não estão preparadas para lidar com esse tipo de questão.
Em um cenário como esse, a preocupação começa a bater. Afinal, o que a sua empresa está fazendo para fidelizar os colaboradores? Será que seu time está bem e saudável?
Nós estamos aqui para ajudar você nessas questões! Continue lendo para conferir algumas práticas simples, mas muito efetivas, para promover uma cultura de saúde mental na sua empresa!
4 práticas para promover uma cultura de saúde mental nas empresas
Hoje em dia, nenhuma organização questiona a importância de garantir a segurança física dos colaboradores nas suas dependências, certo?
Com o crescimento dos transtornos de saúde mental, também já não dá mais para deixar passar batida a importância de prestar atenção a essas questões.
Segundo a Ipsos, os brasileiros, em média, sentem-se mais estressados do que as pessoas de outros países e os números comprovam: 74% afirmam que já ficaram tão estressados a ponto de não conseguirem lidar com situações pontuais e 65% se sentem deprimidos quase todos os dias durante algumas semanas.
Enfrentar esses problemas é uma luta diária, que afeta o desempenho dos colaboradores, sua capacidade de realizar um bom trabalho e geram condições graves de saúde, como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout, por exemplo.
Para evitar que esses problemas se tornem parte da rotina da sua empresa, a liderança e os profissionais de RH precisam adotar algumas práticas capazes de estabelecer uma cultura de saúde mental.
Confira nossas dicas para isso:
Incentive a comunicação entre os colaboradores e lideranças
Um clima organizacional pesado pode ser um forte agravante sobre as condições psicológicas dos colaboradores.
Assim, conversar abertamente sobre sobrecarga, estresse, ansiedade e autocuidado, e incentivar o diálogo entre as equipes da empresa e as lideranças, é uma boa forma de começar a promover uma cultura de saúde mental.
Lembre-se que é preciso que os colaboradores tenham segurança psicológica, ou seja, que não tenham medos ou ressalvas de compartilharem o que pensam e o que sentem.
Promova um ambiente de trabalho saudável
É impossível falar sobre cultura de saúde mental sem falar sobre o impacto do ambiente de trabalho para o bem-estar dos colaboradores.
Isso vai além de criar um espaço físico acolhedor e agradável, é necessário oferecer uma experiência única para a equipe, que inclua:
- momentos de conexão e descontração,
- jornada de trabalho flexível,
- comunicação não-violenta,
- feedback contínuo,
- plano de crescimento profissional,
- empatia, apoio e compreensão.
Promova ações e treinamentos de habilidades socioemocionais
O treinamento corporativo também pode entrar como uma solução na hora de promover uma cultura de saúde mental.
Capacitações voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dão aos colaboradores as ferramentas de que precisam para trabalhar com mais tranquilidade, eficiência e colaboração.
Ao investir em um treinamento focado na inteligência emocional, por exemplo, você evita conflitos desnecessários, melhora a comunicação e aumenta o engajamento.
Ofereça apoio psicológico
Por fim, nada como contar com o apoio de quem é profissional no assunto, né?
Oferecer apoio psicológico à sua equipe, seja por meio de um programa interno ou por uma parceria, é uma maneira eficaz de estimular o autocuidado e mostrar que sua organização realmente se importa com cada colaborador.
Quer fortalecer ainda mais sua cultura e não sabe como? Entre em contato com a gente e converse com um especialista no tema!