A nova liderança de uma empresa precisa estar preparada para lidar com vários desafios e, no meio de tantas responsabilidades recém-chegadas, a ansiedade começa a bater na porta.
Até certa medida, esse é um sentimento natural, que surge nos cenários em que não podemos prever o que vem pela frente. Quem nunca ficou com ansiedade ao viver algo novo, certo?
O problema começa a aparecer quando essa sensação ganha proporções maiores e passa a prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, o que também gera efeitos na sua atuação profissional.
Por isso, mesmo que essa seja uma reação esperada ao enfrentar um desafio, como é o caso de assumir um cargo importante, é preciso encontrar formas de dar a volta por cima e acionar a inteligência emocional.
Quer saber como fazer isso? Então, vem ver nossas dicas de como ajudar a sua nova liderança a lidar com a ansiedade que vem junto com essa função!
Quais os malefícios da ansiedade para a equipe?
A rotina de uma nova liderança é marcada pela chegada de muitas responsabilidades e compromissos, que aparecem de repente e podem gerar um certo receio.
Assim, a pressão de tomar decisões, comparecer a muitos compromissos, estar sempre a par de novas informações e lidar com os desafios da empresa diariamente pode levar a uma sobrecarga emocional e psicológica.
Com isso, a liderança passa a se sentir mais insegura, suas ações já não são tão assertivas, os resultados podem decair e a própria equipe perde a confiança na empresa, já que não vê uma figura capaz de guiá-la.
Como o RH pode reduzir a ansiedade da nova liderança?
A ansiedade é um sentimento perfeitamente natural e o cenário de uma nova liderança é muito propício para que ela apareça, mas isso não significa que não há nada que possa ser feito.
Muito pelo contrário! Sabendo que essa é uma possibilidade, a empresa tem a oportunidade de preparar o terreno e investir em medidas que ajudam a reduzir essa carga. Conheça algumas delas:
Alie expectativas
Como mencionamos, a ansiedade surge quando não podemos prever o que vem pela frente e o futuro do mercado de trabalho pode aparentar ser muito incerto ou caótico.
Por isso, para amenizar essa sensação, uma saída simples é alinhar as expectativas da empresa e as da nova liderança, buscando criar um diálogo que deixe claro o que se espera da sua atuação.
O primeiro episódio da temporada “Errar bastante para acertar gigante em 2024”, do podcast Caos Corporativo, traz algumas reflexões bem interessantes sobre como lidar com os erros da liderança de forma produtiva:
Converse sobre saúde mental
A saúde mental não pode ficar de fora da conversa. Basta lembrar que, de acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é líder mundial em prevalência de transtornos de ansiedade.
Conversar sobre o assunto é um passo importante para que as pessoas possam olhar com mais sinceridade para esse sentimento e identificar quando ele ganha proporções preocupantes.
Invista em treinamentos
Lembre-se: liderar não é uma capacidade nata!
Na verdade, ela envolve uma série de outras habilidades, que podem e devem ser desenvolvidas a partir de capacitações como os treinamentos corporativos.
Inteligência emocional, gestão de tempo, resolução de conflitos e facilidade de comunicação são traços que contribuem para reduzir a ansiedade na rotina da nova liderança e que só podem ser alcançados a partir de um bom treinamento de gestores.
E, para colocar isso em prática, você já tem o seu maior aliado: o START, um programa capaz de preparar as primeiras lideranças para a Era do Caos!
Afinal, em um mundo frenético, que não para de se transformar e criar novos desafios, é preciso se adaptar ao novo cenário a todo tempo e ter consigo um arsenal de habilidades capaz de gerar bons resultados.
Entre em contato e saiba mais sobre como o START pode preparar a sua nova liderança para desempenhar esse papel!