• Home
  • Quem somos
    • cultura
    • liderança
    • aprendizagem e consultoria
    • dinâmicas e experiências
    • palestras
    • Soluções digitais
  • Podcast Caos Corporativo
  • Revista Caótica
  • Nossas publicações
  • Minuto Carreira
  • Blog
  • Trabalhe conosco

Blog

Metaverso: realmente vamos querer viver imersos em uma realidade virtual?

A sessão mais disputada do segundo dia de SXSW, o maior festival de inovação do mundo, que acontece em Austin, no Texas, de Reggie Fils-Aimé, ex presidente e diretor de operações da Nintendo of America, a divisão responsável pela América do Norte da japonesa Nintendo, já começou com uma provocação: “Tem alguém do Facebook aqui?”

Aos 60 anos, o executivo super reconhecido como disruptor e inovador foi o primeiro afro-americano a ocupar o cargo de presidente da Nitendo of America explica que o Facebook lançou coisas realmente interessantes como os óculos, como o instagram e também têm sido seguidor rápido das ideias de outras pessoas. Reggie diz que é inerente à companhia de Zuckerberg não ser inovadora e que são uma plataforma social muito original e ponto. Ele explicou para ser inovadora, uma empresa precisa realmente pensar primeiro no consumidor e disse que o Facebook pensa primeiro em receita de publicidade, que, aliás, representa 98% da receita. Mas, para inovar, é preciso pensar no cliente, trazer ideias novas e diferentes que facilitem a vida do consumidor e isso precisa permear a cultura da empresa. A cultura precisa ser uma cultura de inovação.

“Qualquer coisa que você faça dentro de uma empresa inovadora, se sua área é contabilidade, desenvolvimento de produtos, marketing, você precisa se desafiar a fazer coisas de maneiras diferentes em vez de fazer o mesmo de sempre ou copiar ideias de outra pessoa”

O Keynote Speaker do segundo dia de SXSW reconheceu que a Meta – o novo nome do Facebook – está se inclinando para a RV – realidade virtual, mas questionou se realmente nós vamos querer viver, trabalhar e brincar com um fone de ouvido e imersos em mundos virtuais por uma parte significativa do nosso dia. Ele acredita mais em RA – Realidade aumentada e usou como exemplo o Pokemon GO.

“Acho que a ideia de usar um conjunto de lentes e óculos e usá-los em diferentes pontos do seu dia para interagir com uma experiência digital, no final, é mais atraente.”

Sobre o Metaverso, que, aliás, é uma das palavras mais ouvidas pelos corredores do SXSW, junto com Web 3, NFT’s e Blockchain, Reggie enxerga como a nuvem de cinco anos atrás ou mesmo a internet de 20 anos atrás. “Para mim, o Metaverso é um espaço digital onde você interage com seus amigos. Acredito que elementos do Metaverso já existem, como o Fortnite ( vídeo game). Mas minha definição, a maneira como vejo é diferente do que as outras pessoas estão falando. Eu não sou um comprador dessa ideia”.

Para ele, em um futuro breve, o entretenimento vai misturar mundo físico e digital. Com diferentes tipos de jogos altamente atraentes. A Epic, segundo Reggie, é uma empresa que está inovando e fazendo coisas realmente diferentes, embora ainda seja uma empresa pequena. Eles estão lançando seus jogos, comprando estúdios e tem um mecanismo de jogo que vem sendo usado em filmes. Dentro de um ano ou dois será possível ver o resultado deste trabalho, empresas como esta estão falando com um público mais jovem, que será o consumidor do futuro.

“A cultura de uma empresa é o ar que os colaboradores respiram”

Depois de mandar o sincerão quanto à sua visão sobre o Facebook e comentar sobre como enxerga o Metaverso, Reggie deu uma verdadeira aula sobre Cultura organizacional em pouquíssimas palavras. Ele disse que a Cultura é o ar que os colaboradores respiram, é como as pessoas agem quando os executivos não estão na sala. E alertou: quando uma empresa tem uma Cultura ruim, a liderança precisa se responsabilizar por isso.

Leia também sobre:

  • 4 tendências / Discussões sobre inovação direto do SXSW/2022O que é Learning Strategy?

https://lp.escoladocaos.com/revista-caotica

Blog

Programa de desenvolvimento de liderança: 5 red flags para ficar atento

Está procurando ou desenvolvendo um programa de desenvolvimento de liderança? Conheça as 5 red flags que a sua empresa deve evitar!

Liderança liberal: quais as vantagens e desvantagens?

Será que vale a pena investir na liderança liberal? Leia o post e entenda melhor os desafios e os benefícios de adotar essa abordagem!

Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho: qual o papel das lideranças?

Como a sua liderança tem promovido diversidade e inclusão no ambiente de trabalho? Conheça algumas práticas indispensáveis!

Como e por que realizar uma avaliação da liderança?

A avaliação da liderança é um procedimento vital para levar a empresa adiante. Saiba como e por que colocar isso em prática!

As principais competências socioemocionais para cargos de liderança

Quais são as competências socioemocionais que não podem faltar na atuação das lideranças? Leia o post e conheça as principais!

Como encontrar um bom programa de treinamento para lideranças?

Precisando de um bom treinamento para lideranças, capaz de elevar os resultados da empresa? Saiba como acertar na hora de fazer essa escolha!

Futuro do trabalho: o que vai exigir das lideranças?

O que será que o futuro do trabalho exigirá das lideranças? Conheça as competências necessárias para quem não quer ficar para trás!

Aprendizados da liderança: conheça as histórias e ensinamentos de quem chegou lá e continua aprendendo com os próprios erros

Ser uma boa liderança é sobre sempre evoluir e aprender com seus próprios erros. Leia e saiba mais.

A liderança inspiradora se constrói com a repetição de atos admiráveis, por Alberto Roitman

Como ser uma liderança verdadeiramente inspiradora para o seu time? Leia esse artigo de Alberto Roitman e descubra!

Transforme sua estreia na liderança em motivo de inspiração para seu time

Assumiu agora um cargo de liderança e não sabe o que fazer? Leia esse artigo e veja como ter uma gestão inspiradora e focada em resultados.

Liderança e cultura de aprendizagem, por Anderson Bars

Qual é a ligação entre liderança e cultura de aprendizagem? Leia e entenda o que Anderson Bars, especialista na área, tem a dizer sobre o tema.

Formar os novos líderes é papel das organizações

A primeira liderança pode ser desafiante, mas, com o apoio da organização, se torna mais leve. Leia e saiba mais.

Procuram-se líderes que levem times à alta performance

Bora conversar sobre a tão famosa e falada alta performance? Veja como as lideranças podem levar os times até ela.

Líderes e sua tumultuada relação com o tempo, por Alberto Roitman

A gestão do tempo é uma habilidade fundamental para gestores e colaboradores. Entenda mais no artigo de Alberto Roitman.

Por que os líderes competem entre si?, por Alberto Roitman

Confira o artigo de Alberto Roitman sobre competição entre as lideranças e o quão prejudicial esse comportamento pode ser.

Como a neurociência da colaboração pode ajudar a sua liderança?, por Anderson Bars

A colaboração é uma capacidade que surgiu com a evolução do cérebro humano. Entenda como ela pode ajudar a sua liderança.

Quer ser líder ou quer ser chefe?

Sua empresa tem líderes ou chefes? Entenda a diferença entre esses dois conceitos e veja como ser uma liderança inspiradora.

Sua empresa tem pessoas inspiradas ou entrincheiradas?, por Anderson Bars

Você sabia que times inspirados entregam mais resultados? Leia e veja as dicas de Anderson Bars para criar um ambiente de trabalho motivador.

Chief happiness officer: a profissionalização da felicidade

Você sabe o que é um chief happiness officer e qual é o seu papel na empresa? Leia e tire todas suas dúvidas sobre o tema.

Re-culturing: cultura não é acaso, por Anderson Bars

O mundo está sempre em transformação, o que exige mudanças constantes na cultura organizacional. Leia e saiba mais.

[email protected] +55 (11) 2391-5202
Assessoria de imprensa:
[email protected]
Política de Privacidade
Rua Oscar Caravelas, 314
Sumarezinho, São Paulo - SP
CEP 05441-000