A inteligência emocional é uma das habilidades centrais para qualquer liderança, especialmente aquelas que estão vivendo essa função pela primeira vez.
Encarar o desafio de liderar pessoas, inspirar equipes e conduzir o avanço de uma empresa pode ser muito estimulante, mas também assustador.
Afinal, ocupar essa posição significa criar expectativas próprias e lidar com as alheias, por isso, para dar conta da responsabilidade, é preciso preparar o psicológico e também o emocional.
E como apoiar a primeira liderança nesse contexto? É isso que a gente conta ao longo deste conteúdo! Continue a leitura e entenda melhor a importância da inteligência emocional para as novas lideranças, assim como algumas maneiras de estimular essa habilidade nos colaboradores da sua empresa.
Qual a importância da inteligência emocional para a nova liderança?
Liderar pessoas é uma capacidade complexa, que demanda o desenvolvimento de muitas habilidades.
Saber se comunicar, delegar tarefas, gerir o tempo, tomar decisões e várias outras competências precisam ser continuamente desenvolvidas para criar bons líderes.
E, no meio disso tudo, a inteligência emocional ganha um papel central, já que é a partir dela que os profissionais se tornam capazes de enfrentar e se adaptar ao ritmo caótico dessa função tão importante no mundo corporativo.
Ter essa habilidade significa saber identificar, compreender e analisar emoções, tanto próprias quanto alheias.
A partir disso, as lideranças passam a controlar melhor seus próprios comportamentos, compreendendo de onde eles vêm, além de conseguirem reagir de forma mais adequada às emoções dos colaboradores.
Essa é uma capacidade especialmente importante para quem está começando a cumprir a tarefa de liderar, já que esse é um período de muito aprendizado, mas também de muitos desafios, estresses e novas responsabilidades.
Assim, nesse momento de tantas cobranças e possíveis frustrações, vale a pena investir no desenvolvimento dessa habilidade.
Para ajudar as novas lideranças a encararem essas responsabilidades, vale a pena conferir o terceiro episódio da temporada “Controle-se”, do Podcast Caos Corporativo, em que Alberto Roitman, Amanda Costa e Anderson Bars falam sobre como sobreviver à sobrecarga:
Como estimular o desenvolvimento de inteligência emocional?
Conhecer a importância dessa capacidade é um primeiro passo importante, mas também é preciso entender de que maneiras é possível estimular o seu desenvolvimento entre os primeiros líderes.
Para isso, é importante ter em mente que a inteligência emocional é formada por cinco componentes:
- autoconsciência: ser autoconsciente significa ser capaz de identificar o que sentimos e compreender a origem desses sentimentos, direcionando um olhar mais racional ao aspecto emocional,
- autorregulação: depois de identificar o que sentimos, também é preciso desenvolver a capacidade de tomar controle sobre nossas próprias emoções,
- motivação: essa é uma das grandes funções de qualquer líder e está muito relacionada à possibilidade de compreender como as pessoas se sentem, interferindo de forma positiva para deixá-las mais motivadas,
- empatia: quando falamos em compreender as emoções alheias e se posicionar em relação a elas, a empatia precisa estar sempre presente, de forma que a liderança consiga encarar uma situação do ponto de vista do colaborador, por exemplo,
- habilidades sociais: por fim, isso tudo precisa estar refletido em ações concretas, como a adoção de uma comunicação mais assertiva e de uma liderança humanizada.
Uma dica muito importante para estimular o desenvolvimento desses componentes é que o RH também os adote na sua própria atuação.
Para além disso, os treinamentos são fundamentais, expondo as novas lideranças a situações práticas em que essa habilidade entra em jogo.
Dessa forma, é possível incorporar esses elementos à atuação cotidiana na empresa e proporcionar um desenvolvimento efetivo desse conjunto de capacidades, que é indispensável para o sucesso corporativo.
Conheça o START!
Para deixar tudo isso muito mais fácil e eficiente, a Escola do Caos ajuda a sua empresa a dar o start nesse processo de desenvolvimento.
Focado nos pilares de situações práticas, talentos, autogestão, resultados e tração, o START é um programa de treinamento feito sob medida para as primeiras lideranças.
A ideia aqui é criar um percurso de aprendizagem efetivo, em que os conhecimentos ganham sentido real no dia a dia corporativo e fazem a sua empresa avançar de verdade.
Quer saber mais sobre o START? Entre em contato e conheça melhor essa solução da Escola do Caos!