5 dicas para tornar o treinamento e desenvolvimento uma prioridade na empresa

Investir em treinamento e desenvolvimento é um dos pilares para obter sucesso na empresa, seja melhorando o desempenho das equipes ou das lideranças.

Porém, para aproveitar os benefícios desse processo, é preciso que a gestão esteja convencida a respeito da sua relevância e conseguir um orçamento, que permita priorizar esse tipo de ação.

A pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024 mostrou que 94% das empresas já tem um orçamento anual definido para investir nesse tipo de solução, levando em conta uma série de critérios

Segundo o estudo, entre os aspectos que são considerados ao aprovar o valor, o que mais se destaca é o planejamento estratégico apresentado para a execução do processo de aprendizagem.

Por isso, se você está em busca de um orçamento melhor para investir em treinamento e desenvolvimento na sua organização, a gente conta quais aspectos precisam estar presentes no seu planejamento. Vem ver!

Como aumentar o orçamento do treinamento e desenvolvimento?

Se a sua empresa ainda não investe o suficiente em treinamento e desenvolvimento, é hora de colocar em prática algumas estratégias que vão estruturar melhor esse processo e ajudar na hora de conseguir um bom orçamento.

Vem ver nossas dicas de como tornar esse processo uma prioridade na sua organização:

Faça um planejamento considerando os objetivos do negócio

O primeiro ponto do seu planejamento deve ser a definição dos objetivos a serem alcançados por meio desse tipo de solução.

Se a ideia é fazer com que a relevância do processo se torne mais evidente, é preciso investir em metas que estejam alinhadas às da própria empresa, demonstrando como a evolução das equipes e das lideranças pode levar a resultados melhores.

Estime os ganhos

Para tornar os seus argumentos mais concretos, vale a pena fazer uma estimativa de quais serão os ganhos da empresa ao investir mais em treinamento e desenvolvimento.

Por exemplo, se a produtividade das equipes anda baixa, pode ser interessante verificar em quais aspectos esse processo pode melhorá-la, demonstrando a necessidade de investir em soluções que tornem as equipes mais aptas a realizarem um bom trabalho.

Isso também gera impactos positivos sobre a lucratividade da organização, que devem ser considerados e compartilhados com a liderança.

Use dados!

Para embasar a sua proposta, também vale a pena investir em um bom conjunto de dados.

Eles podem ser internos, como no caso da apresentação de resultados de treinamentos anteriores, ou externos, com a ajuda de pesquisas feitas nessa área.

Um estudo da American Society for Training and Development (ASTD), por exemplo, mostrou que empresas que investem em programas de treinamentos têm uma melhora de até 218% na produtividade, além de margens de lucro até 24% mais altas.

Tenha um plano para medir os resultados

Lembre-se: para que treinamento e desenvolvimento se tornem prioridades na organização, é preciso que as lideranças enxerguem os avanços proporcionados por esses processos.

Por isso, vale a pena estruturar um bom acompanhamento dos resultados obtidos a partir desses programas, de forma que o orçamento para os próximos anos continue permitindo a evolução contínua das equipes.

Conte com um parceiro de confiança

Para alcançar bons resultados, você precisa de um parceiro de confiança, que proporcione treinamentos relevantes, criados a partir de metodologias realmente eficientes.

É aí que entra a Escola do Caos!

Temos todas as soluções de que você precisa quando o assunto é proporcionar treinamentos corporativos transformadores, que levem ao desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos certos para a sua organização.

Conheça todas as soluções da Escola do Caos em cultura, liderança e aprendizagem!