Você, com certeza, já ouviu a frase “não é o que se fala que conta, é como se fala”, não é?! Essa ideia faz todo o sentido e é a base da comunicação positiva.
Muitas vezes, focamos tanto na mensagem que precisa ser passada que esquecemos de pensar a melhor forma de fazer isso.
Como consequência, podemos chatear os colaboradores, causar conflitos ou ainda criar um ambiente de trabalho hostil para toda a equipe.
Ei, e nada de achar que você só é responsável por aquilo que fala. Você é, sim, responsável pelo que o outro entende também.
Para evitar ruídos e desentendimentos, as lideranças devem saber mais sobre comunicação positiva. E nós vamos ajudar. Siga aqui com a gente e tire suas dúvidas sobre esse conceito.
Comunicação negativa x comunicação positiva
A comunicação positiva se baseia em alguns conceitos, como:
- empatia,
- apoio,
- apreciação,
- aprovação,
- reconhecimento.
Já a negativa é o oposto. Aquelas falas que são carregadas de desaprovação, críticas (nada construtivas), insatisfação e, às vezes, depreciação. Basicamente, tudo aquilo que não traz reflexão ou benefício nenhum.
Além desses dois tipos, ainda há a neutra ou indiferente, em que não há a expressão de nenhum sentimento em si. O famoso: tanto faz.
De forma geral, quando falamos sobre a comunicação em ambientes corporativos, a negativa e a neutra são as mais presentes.
Mas será que elas são as mais adequadas para o ambiente de trabalho? Por que não temos os mesmos cuidados ao falar com um colaborador e ao conversar com um familiar ou amigo?
Vale ressaltar aqui que ter momentos de comunicação negativa ou neutra não quer dizer que as lideranças não apreciam os colaboradores, apenas que esse apoio não é demonstrado verbalmente.
Bora mudar isso?
A importância desse tipo de comunicação
A comunicação está diretamente ligada com o clima organizacional, assim como com a motivação dos colaboradores.
Uma reflexão muito interessante pode ser feita a partir de uma frase de Marshall Rosenberg, o criador da comunicação não-violenta.
Esse psicólogo diz que a paz não pode ser construída com alicerces no medo.
Em outras palavras, um ambiente saudável não é uma consequência de desaprovações e críticas, mas, sim, de apoio, empatia e aprovação.
A comunicação positiva traz diversos benefícios para todos os tipos de negócios, como:
- melhora das relações interpessoais,
- eliminação do modo defensivo,
- desenvolvimento pessoal e profissional,
- fortalecimento dos laços,
- melhora da comunicação.
E já sabe, né?! Colaborador feliz é colaborador motivado e mais engajado.
Como implementar a comunicação positiva na liderança?
Muitos líderes desaprovam o conceito de comunicação positiva por acharem que ela impede o feedback negativo, mas isso não é verdade.
O que muda é a forma que a mensagem é passada.
Em vez de focar apenas no problema, é necessário trazer informações e realmente dar foco em ajudar o colaborador a resolver a questão.
Confira algumas características da comunicação negativa e saiba como torná-la positiva:
Alguns exemplos podem ajudar você a entender melhor o conceito:
Implemente a comunicação positiva na sua empresa, incentive seus colaboradores a fazerem o mesmo e não esqueça de sempre buscar maneiras de melhorar.
Mais dicas para melhorar o clima organizacional
Ao colocar a comunicação positiva em prática aí na sua organização, você notará grandes mudanças no clima organizacional.
Mas, se quiser incentivar ainda mais a segurança psicológica e a união do time, alguns outros planos podem ser traçados.
Uma ótima ideia para isso é implementar uma cultura baseada na valorização das pessoas ou, mais especificamente, nas relações interpessoais, na colaboração e na satisfação do time.
Esse tipo de cultura deixa o ambiente mais descontraído e flexível, e incentiva a inovação, a aprendizagem contínua e a criatividade.
Mas como colocar essa cultura em prática? Não existe uma fórmula exata para isso, cabe à liderança e aos profissionais de RH buscarem práticas que valorizem os colaboradores, como:
- garantir um ambiente de trabalho confortável, sem qualquer forma de preconceito,
- estabelecer um sistema de recompensa baseado no desempenho individual ou coletivo,
- oferecer oportunidades de desenvolvimento contínuo e de crescimento dentro da empresa,
- reconhecer os pontos fortes dos colaboradores durante os feedbacks.
Uma ótima ideia é pedir sugestões para os próprios colaboradores, que poderão falar o que realmente valorizam e como se sentem na empresa.
Gostou de saber mais sobre comunicação positiva? Então, continue com a gente no blog e leia Como fortalecer a cultura organizacional? Veja nossas dicas.