O desenvolvimento da equipe é uma das grandes preocupações de líderes e profissionais de RH, que sempre estão buscando por formas de ampliar o aprendizado no trabalho.
Mas, nem sempre as iniciativas tomadas são realmente eficazes e promovem mudanças reais no meio corporativo.
Segundo a Harvard Business Review, apenas 12% dos colaboradores aplicam novas habilidades adquiridas em treinamentos. Apesar disso, 70% dizem que dominam os conhecimentos necessários para desempenhar sua função.
Ou seja: os investimentos em treinamento que a sua empresa faz, estaticamente, não são tão impactantes quanto deveriam ser.
Quer saber como mudar isso? Então, continue com a gente e veja nossas dicas para tornar o aprendizado no trabalho mais relevante.
3 dicas para tornar o aprendizado no trabalho mais relevante
Veja como transformar a aprendizado no trabalho e torná-lo significativo para os colaboradores.
Entenda as dores do dia a dia
Nem sempre o RH consegue identificar exatamente quais são as dores do dia a dia dos colaboradores.
Isso porque, muitas vezes, a equipe sente que não pode compartilhar com os gestores quais são suas dificuldades, temendo passar por testes ou até mesmo ser desligada da empresa.
O primeiro passo para que o aprendizado no trabalho se torne verdadeiro, então, é quebrar isso e criar um ambiente verdadeiramente seguro para que os colaboradores expressem suas dores.
Não esqueça que você, como profissional de RH, não deve julgar as respostas, apenas buscar soluções.
Antecipe as necessidades futuras
Além de considerar as necessidades atuais da equipe, é importante antecipar as demandas futuras para promover o aprendizado no trabalho.
Afinal, vivemos em um mundo que está sempre evoluindo, com novas tecnologias e tendências chegando.
Empresas que não ficam atentas ao que está rolando no mundo têm mais dificuldade para adequar os seus processos e inovarem no mercado.
Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Há alguns anos, os consumidores começaram a se preocupar mais com os seus dados privados, o que estimulou a criação da LGPD.
Diversas empresas que não tinham identificado essa tendência tiveram grandes dificuldades para regulamentar o seu uso e armazenamento dos dados, inclusive ultrapassando o período para adaptação.
Para evitar ser pego de surpresa assim, é importante ter pautas com esse olhar de inovaçãona rotina da empresa e das equipes.
Leia também: As competências essenciais dos times em tempos digitais
Evite treinamentos “tradicionais”
Sabe aqueles treinamentos em que a equipe fica sentada e há uma pessoa falando por horas sobre um tema desinteressante? Não há mais espaço para eles no meio corporativo.
É preciso sair do óbvio e construir um ambiente que realmente estimule o aprendizado no trabalho. Para isso, deve-se focar no engajamento com os colaboradores, os fazendo refletir, participar e se tornar um protagonista no processo.
Troque o tradicional por provocações, desafios e interação. É isso que faz as pessoas aprenderem de verdade.
Conheça o Papo Reto!
A Escola do Caos desenvolveu uma solução para empresas que desejam promover o aprendizado a partir das dores dos seus colaboradores: o Papo Reto.
Ele não é uma palestra e não é uma aula, é um papo sem meias palavras que move pessoas para fora do lugar comum.
São mais de 20 temas para você escolher os que mais combinam com o momento da empresa, como:
- Pare de esperar a mudança e aja,
- O mundo é digital first,
- Diversidade e seu impacto positivo nos negócios,
- Power e meta skills,
- Ser humano em um mundo digital,
- Na inovação, não existe o momento perfeito, ok?
- Sem desculpas, você é criativo sim,
- A coragem de não se sabotar,
- Candura radical,
- e muito mais.
Entre em contato para saber mais e transforme o aprendizado no trabalho.