Se você ainda não adotou o growth mindset, é hora de conhecer esse conceito e entender por que ele é tão importante para a liderança.
A forma como nos posicionamos diante de desafios e obstáculos determina também os resultados que obtemos com eles.
Afinal, encarar um problema ou cometer um erro são situações que não precisam ser tratadas como o fim do mundo (nem da carreira de um profissional). Para se dar bem no mundo corporativo, vale a pena encontrar maneiras mais produtivas de lidar com esses cenários.
Por isso, preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o growth mindset para aplicar o conceito e aproveitar as vantagens que ele traz para a sua liderança. Vem entender melhor sobre esse assunto!
O que é, exatamente, growth mindset?
O conceito de mindset já se espalhou por aí e se tornou bem popular no mundo corporativo, sendo usado para se referir a um certo padrão ou atitude mental.
Quando falamos de growth mindset, estamos falando de uma mentalidade voltada para o crescimento, em oposição a um fixed mindset, ou seja, um estado que se conforma em ficar estagnado.
E, entre essas duas opções, todo profissional prefere crescer e avançar, certo? Mas isso nem sempre é tão simples quanto parece.
O growth mindset envolve algumas atitudes que precisam ser estimuladas, já que não costumam ser o instinto natural que seguimos no dia a dia.
Ao cometer um erro, por exemplo, uma pessoa com atitudes voltadas para o crescimento não se desespera e desiste de solucionar o problema, mas reflete sobre como contornar a situação e busca entender quais aprendizados esse cenário proporciona.
Na rotina do mundo corporativo, essa mentalidade faz toda a diferença, levando os profissionais a um caminho de aprendizagem contínua e excelentes resultados.
Quais os benefícios de estimular essa mentalidade na primeira liderança?
Esse mindset tem uma importância ainda maior quando se trata do contexto de primeiras lideranças, em que a ansiedade e a pressão costumam estar lá em cima.
Cada vez mais, é preciso que as pessoas em posições de liderança estejam preparadas para se adaptar às mudanças do mundo corporativo, que não param de chegar, com tantas transformações sociais e tecnológicas.
Nesse cenário, a mentalidade de crescimento é imprescindível, já que é a partir dela que profissionais podem encarar mudanças e desafios com a inteligência emocional e a adaptabilidade que eles exigem.
No contexto da primeira liderança isso é ainda mais verdade, já que os desafios são algo novo e desconhecido, é preciso saber enxergar as possibilidades de aprendizado e crescimento que eles trazem consigo.
Como RH pode estimular o growth mindset nos líderes?
O papel do RH na empresa ganha ainda mais destaque nesse contexto.
Em primeiro lugar, é preciso proporcionar oportunidades de aprendizado, dando feedbacks regulares, que apontem os aspectos a serem melhorados e também deem caminhos para gerar resultados melhores.
Para isso, é preciso maneirar na abordagem e não supervalorizar os erros, de forma que a liderança se sinta segura para fazer novas tentativas e continuar desenvolvendo suas habilidades.
A temporada do Podcast Caos Corporativo “Tretas da avaliação de desempenho” pode ajudar nessa missão tão complexa. Vem ver o primeiro episódio, com os insights da convidada Fabiana Falcão, executiva de RH:
O apoio e o acompanhamento do RH são fundamentais nesse momento cheio de pressão e expectativas que é a primeira liderança. Mas isso não significa que ele precise fazer tudo sozinho!
A Escola do Caos tem a solução de que a sua empresa precisa para treinar as primeiras lideranças, desenvolver as habilidades certas e alcançar mais resultados. Para saber mais sobre como podemos ajudar a sua organização, conheça o START!