Ocupar a liderança é desafiador, tanto que muitas pessoas preferem continuar no mesmo cargo do que avançar nesse caminho. Por isso, o desenvolvimento de líderes é fundamental para que seus colaboradores percam o medo e se tornem líderes que todos querem seguir.
E mesmo as pessoas que têm desejo de se tornar líderes, também se pegam um pouco apreensivas com todas as responsabilidades à frente. Isso é algo preocupante e irremediável? Com certeza não, é totalmente normal e compreensível.
As pessoas têm medo de tomar decisões erradas, de não serem respeitadas, de não conseguirem orientar a equipe, de não saberem delegar tarefas, basicamente, de serem ruins na nova função.
E como mudar isso? Um programa de desenvolvimento de líderes é a chave para mudar a cabeça e preparar seus colaboradores para esta aventura. Continue lendo para saber como líderes nascem.
Como identificar oportunidades de desenvolvimento de um líder?
Algumas pessoas nascem com alguns talentos, e é possível ver isso de longe, mas outras, à primeira vista, não parecem ter as habilidades necessárias.
Então, você só deveria investir nos líderes natos, certo? Não exatamente. Você não pode olhar para as coisas apenas como elas parecem ser, mas sim para o que podem ser.
Boa parte das skills da liderança podem ser desenvolvidas sob os estímulos corretos, isto é, se a empresa tiver um plano de desenvolvimento de líderes.
Afinal, ninguém nasce com tudo o que é necessário para ocupar o cargo. Uma pessoa pode ter mais comunicabilidade e empatia, outra pode ter a inteligência emocional (e relacional) mais desenvolvida, enquanto outra pode ter uma visão estratégica do negócio mais profunda.
E aí, qual dessas pessoas seria mais qualificada para o cargo? Todas essas características acima são essenciais para a liderança, assim como humildade, flexibilidade, espírito motivador, ética, integridade e capacidade de tomar decisões rápidas.
Desenvolver uma boa liderança também é saber o que você não deve fazer. No episódio 5 do podcast Caos Responde, falamos um pouco sobre líderes que não souberem ser… líderes. Veja abaixo:
O ponto é que não existe apenas um perfil de líder, a liderança de equipes vêm em vários formatos, e cada pessoa pode se identificar melhor com uma. Aliás, também é importante que um dos tipos de liderança atenda o perfil da empresa e dos colaboradores.
Qual é a causa do medo da liderança?
O medo é uma das emoções mais importantes para o ser humano, se não a mais importante. Por quê? Porque é o que garante a sobrevivência. Desde o tempo das cavernas, o medo influenciava todas as decisões.
O medo impedia que os homens fizessem coisas arriscadas ou perigosas. Eles tinham medo de comer uma fruta nova, porque podia ser venenosa; de sair à noite, por não enxergarem quais animais estavam à espreita; de nadar no rio, por não saberem a profundidade.
O medo nem sempre é ruim, às vezes temos que conviver com ele para sobreviver. Mas, por outras vezes, é necessário superá-lo para descobrir novas coisas que podem melhorar a vida como é agora.
Na liderança, o medo está relacionado aos erros, que podem levar à demissão. Sem um emprego, não há salário para pagar aluguel, água, luz ou comida. Ou seja, mexe diretamente com o instinto de sobrevivência.
Mas líderes erram, especialmente no começo, é completamente normal. E eles devem sim se responsabilizar pelos resultados, contudo, não precisam perder o sono por isso. Você não vai ser mandado embora no primeiro deslize (desde que não seja o responsável pelo sumiço de dinheiro ou coisa do tipo).
E mesmo líderes mais experientes cometem erros, afinal, ninguém é perfeito. Contudo, é possível evitá-los, mesmo no começo. Então, isso significa que as pessoas vão perder o medo de assumir a liderança? Certamente não, mas vão aprender a agir apesar disso.
Objetivo do programa de desenvolvimento de líderes
Um curso de desenvolvimento de líderes serve para desenvolver ou aprimorar habilidades que já existem, por meio de treinamentos, atividades, estudos de casos, entre outras formas.
O principal objetivo é qualificar a pessoa para esse papel, para que realmente consiga guiar a equipe para a execução de cada projeto. Mas não apenas concluir, e sim para gerar bons resultados.
O líder também tem forte influência sobre a imagem da empresa, não só para os colaboradores, como também para as pessoas de fora, inclusive, futuros possíveis colaboradores que podem se juntar à empresa no futuro.
Portanto, um treinamento de desenvolvimento de líderes pode ser a chave para a retenção de talentos, pela construção da cultura e clima organizacional, pelos resultados da equipe, entre outras coisas.
Além disso, o mercado está exigindo cada vez mais dos profissionais, e não há outra forma de se manter atualizado, se não um curso que prepara os líderes para todas as situações possíveis.
Enfim, a importância do líder no desenvolvimento de uma equipe é justamente identificar e melhorar habilidades dos colaboradores que podem estar atrapalhando seu desempenho.
Mas, para isso, a liderança precisa saber reconhecer quais problemas estão atrapalhando o desempenho dos colaboradores e quais habilidades vão resolver isso.
E como isso é possível?
Conheça a Escola do Caos
A Escola do Caos é uma escola com treinamentos únicos para sua empresa. Nós fazemos o que nenhuma outra faz: provocamos mudanças significativas no seu negócio.
Nós remodelamos a essência para que sua empresa viva no novo mundo e não se perca em meio ao caos. Mas isso só é possível porque simulamos situações de puro caos, com todos os cenários que você pode imaginar.
Dessa forma, sua equipe consegue aprender o que deve fazer nas situações mais complicadas, sem realmente ter que vivenciar isso na empresa. Contudo, quando esse momento chegar, os colaboradores saberão exatamente o que fazer.
Aqui, temos diversos tipos de treinamento e desenvolvimento de líderes e profissionais de RH para que aperfeiçoem suas habilidades, que são essenciais para a gestão de pessoas.
Baixe nosso portfólio e veja tudo sobre nossos treinamentos: