Fortalecer a cultura organizacional é sinônimo de estimular as equipes a alinhar o trabalho de todos os colaboradores a partir de princípios em comum.
A partir daí, as melhorias começam a aparecer, sob a forma de um trabalho mais comprometido, engajado e produtivo, que tem tudo para impulsionar os resultados da empresa.
Mas, para chegar lá, é preciso investir em ações efetivas, que realmente ajudem a alinhar a atuação das equipes de acordo com os valores e objetivos da empresa.
É por isso que preparamos este conteúdo, com dicas práticas de como fortalecer a cultura organizacional aí no seu negócio. Vem ver!
Dicas para fortalecer a cultura organizacional
Segundo a definição do autor Daniel Coyle, a cultura organizacional consiste em um conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas compartilhadas dentro de uma organização.
Todos esses elementos são definidos de forma estratégica, buscando alinhar a atuação da gestão e das equipes, com a finalidade de cumprir as metas e objetivos da empresa.
Por isso, é preciso fortalecer diariamente esse conjunto de valores, comportamentos e práticas, de forma que todos estejam sempre na mesma página. A seguir, confira as nossas dicas para tornar isso uma realidade na sua organização:
Garanta segurança psicológica
Promover a segurança psicológica dos colaboradores encoraja a participação ativa, o compartilhamento aberto de informações e a colaboração entre todos na empresa.
Assim, cria-se um ambiente acolhedor e aberto à diversidade de opiniões, onde as pessoas se sentem mais seguras para expor suas dúvidas e sugestões.
Para isso, lembre-se de:
- estimular a comunicação aberta e incentivar as pessoas a expressarem suas opiniões,
- criar um ambiente de trabalho inclusivo,
- incentivar o aprendizado dos colaboradores, reconhecendo seus erros como parte desse processo.
Estimule (e valorize) a vulnerabilidade
Já passou da hora de entender que a vulnerabilidade não é um defeito, mas sim uma característica fundamental dos seres humanos.
Ao compartilhar experiências pessoais, erros e desafios, é possível criar um senso de conexão e empatia entre os membros da equipe, fortalecendo a confiança mútua.
Algumas ações que favorecem esse processo são:
- demonstrar vulnerabilidade, inclusive em cargos de liderança, por meio do compartilhamento de experiências e desafios,
- estimular a empatia e a escuta ativa,
- criar espaços seguros para discussões abertas.
Sabendo que essa característica costuma ser muito subestimada, o Podcast Caos Corporativo tem um episódio sobre a “Falta de vulnerabilidade”, lançado na temporada “ANTIcompetências Corporativas”. Vem dar uma olhadinha:
Una o time com propósitos compartilhados
Propósitos compartilhados são o pilar de uma cultura organizacional forte e bem consolidada.
Assim, os colaboradores passam a ter um horizonte claro e significativo, capaz de inspirá-los e uni-los em torno de uma missão comum.
Para cumprir esse objetivo, é importante estabelecer conexões entre as tarefas diárias realizadas pelas equipes e o propósito maior adotado pela empresa, além de celebrar as conquistas que colocam a organização mais próxima desse horizonte.
Se necessário, mude a cultura organizacional
Por fim, lembre-se de que não é preciso ter medo de mudar.
Existem diferentes tipos de cultura organizacional, que refletem momentos distintos nos quais uma empresa pode se encontrar.
Assim, se os objetivos e propósitos mudam, é natural que o conjunto de comportamentos e práticas também acompanhe essa transformação.
Quer saber mais sobre como encontrar a cultura ideal para a sua empresa e fortalecê-la diariamente? Entre em contato com a Escola do Caos e conte com a nossa ajuda nessa empreitada!