Blog

Metas compartilhadas: qual é a importância para a cultura da empresa?

Estabelecer metas compartilhadas para as suas equipes pode ser mais importante do que você pensa para o fortalecimento da cultura organizacional.

Segundo Daniel Coyle, uma cultura empresarial forte e bem consolidada depende de três pilares: segurança psicológica, vulnerabilidade e propósito compartilhado.

Nesse último pilar, encontram-se as estratégias voltadas a um trabalho cooperativo, capaz de engajar os colaboradores em atividades cotidianas, compreendendo sua relação com os objetivos maiores da organização.

Assim, quando o assunto é fortalecer a cultura e motivar o seu time, esse é um aspecto que não pode passar despercebido.

Por que é importante ter metas compartilhadas na empresa? 

Para o autor Daniel Coyle, cultura organizacional refere-se a um conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas de uma organização.

São esses princípios que vão guiar as decisões e atividades da empresa e dos seus colaboradores, fazendo com que as pessoas atuem de forma alinhada.

As metas compartilhadas desempenham um papel fundamental nesse processo, pois fazem com que todos enxerguem o mesmo horizonte ao realizar suas tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Ter um propósito compartilhado faz com que as pessoas tenham uma direção clara e um senso de significado, alinhando seus esforços e energias para alcançar objetivos coletivos. 

Por isso, esse é um passo fundamental para criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e começar a obter avanços significativos.

Como colocar essa ideia em prática?

Você já sabe por que as metas compartilhadas são importantes para fortalecer a cultura da sua empresa, mas como criá-las e colocar esse princípio em prática?

A verdade é que isso não demanda estratégias mirabolantes e, sim, ações pontuais que estimulem uma ação mais conjunta por parte dos colaboradores e setores.

Em primeiro lugar, é preciso conectar as tarefas diárias e os objetivos individuais ao propósito maior da organização, mostrando como cada pessoa contribui para o todo. 

Afinal, a ideia de compartilhar metas é que, em cada tarefa executada individualmente, o colaborador compreenda seu papel nos processos coletivos da empresa.

Além disso, também é importante celebrar os sucessos e marcos alcançados em direção ao propósito compartilhado, reforçando a importância do trabalho em equipe.

Na prática, veja quais times possuem interlocução, estruture o impacto de cada área em outras e monte esses objetivos em conjunto com seus times e lideranças.

Dicas para fortalecer ainda mais a cultura da sua empresa

Para além das metas compartilhadas, também há outras práticas que podem fortalecer a sua cultura empresarial e elevar seus resultados.

Isso envolve os outros pilares mencionados por Daniel Coyle: a segurança psicológica e a vulnerabilidade.

Enquanto o primeiro diz respeito à criação de um espaço seguro para que as equipes possam dar opiniões e contribuições, o segundo demanda que lideranças e colaboradores permitam-se compartilhar desafios, erros e aprendizados.

Além disso, é preciso entender qual cultura adotar em cada momento vivido pela empresa.

Charles Handy, especialista em comportamento e gestão organizacional, identifica quatro tipos de cultura organizacional: do poder, da regra, da tarefa e da pessoa.

A primeira, por exemplo, pode ser eficaz em situações de crise, quando uma liderança forte e decisiva é necessária para tomar medidas rápidas e assertivas.

Já a segunda é bastante útil em setores mais regulados, nos quais a conformidade com normas é mais relevante.

A terceira é mais eficaz em ambientes onde a execução precisa e a entrega de resultados são fundamentais.

Por fim, a quarta pode ser uma alternativa valiosa em organizações que prezam pelas relações interpessoais e pela colaboração, e que precisam de mais criatividade.

Em diferentes momentos, cada um desses tipos de cultura pode se tornar um caminho necessário para enfrentar desafios e melhorar resultados.

Agora que você já conhece a importância das metas compartilhadas, continue por aqui e entenda também como a cultura organizacional impacta o engajamento dos colaboradores!

Blog