Blog

5 tendências para o treinamento de equipes da sua organização

O mundo em que vivemos se transforma a todo momento e o treinamento de equipes da sua organização não pode ficar de fora dessas mudanças. 

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as possibilidades se expandiram muito e a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) deve estar de portas abertas para a inovação. 

Por isso, esqueça os formatos tradicionais (e ultrapassados) de capacitação. Novos métodos e abordagens estão ganhando cada vez mais força nessa área, para levar conhecimentos atualizados ao seu time e gerar um aprendizado significativo. 

Bora entender melhor tudo isso? Vem com a gente conhecer 5 tendências de treinamento de equipes que vão revolucionar o aprendizado na sua organização! 

Principais tendências para o treinamento de equipes 

Um bom programa de treinamento de equipes depende tanto de uma seleção coerente dos temas, abordando assuntos relevantes para a empresa, quanto de uma metodologia realmente efetiva. 

Com os avanços da tecnologia, dos meios de comunicação e mesmo da ciência, surgem tendências que propõem métodos inovadores para levar conhecimento e desenvolvimento à sua organização. 

A seguir, conheça algumas delas: 

Just in time learning  

Também conhecido como “ensino sob medida”, o just in time learning reflete a busca atual por um aprendizado imediato e bem direcionado. 

Assim como no dia a dia recorremos ao Google para solucionar nossos problemas, esse tipo de solução educacional oferece conteúdos rápidos que respondem dúvidas pontuais. 

Afinal, aquele colaborador que enfrenta uma dificuldade específica no dia a dia não precisa assistir a uma palestra de horas, certo? 

Com o just in time learning, a equipe pode tirar dúvidas assim que elas surgem e aplicar rapidamente os conhecimentos obtidos. 

Data driven learning 

Já o data driven learning é uma tendência que busca tornar o treinamento de equipes verdadeiramente relevante, usando uma boa análise de dados. 

A ideia aqui é usar informações concretas sobre o mercado e sobre o seu time para entender quais as habilidades precisam ser desenvolvidas, as lacunas de aprendizado da sua empresa e os tipos de abordagem que podem ser mais eficazes. 

Assim, a organização evita o uso de programas de treinamento genéricos, que nem sempre atendem às demandas específicas da sua equipe. 

Social learning 

Outra tendência que tem ganhado força é o social learning, que parte de um pressuposto muito interessante: aprendemos melhor quando estamos juntos. 

Para responder a essa característica humana, esse método foca na criação de comunidades de aprendizado, explorando as relações sociais para construir ambientes em que o conhecimento é compartilhado e estimulado de forma contínua. 

Para isso, vale desde a realização de rodas de conversa até o uso de plataformas digitais que permitam a comunicação. 

Neuroaprendizagem  

Já parou para pensar sobre como as pessoas aprendem? A neuroaprendizagem, sim! 

Essa abordagem usa as descobertas recentes da neurociência para criar programas de treinamento de equipes que se adequem ao funcionamento do cérebro humano e aos nossos mecanismos de aprendizagem. 

Crowdsourced learning 

Por fim, o crowdsourced learning é mais uma tendência que aposta na construção coletiva do conhecimento. 

Nesse caso, o foco está na ideia de que o aprendizado se torna mais significativo quando é descentralizado, permitindo que todos possam contribuir para a produção e a aquisição de novos conhecimentos, em um processo coletivo. 

E por que a sua organização precisa ficar por dentro dessas tendências? É disso que trata a temporada Aprendizagem corporativa pra valer, do Podcast Caos Corporativo. Vem ver o episódio em que falamos sobre o papel das empresas no desenvolvimento das pessoas: 

Para saber mais sobre treinamento de equipes e como a Escola do Caos pode levar aprendizagem corporativa até a sua empresa, entre em contato com a gente! 

Blog