O RH conta com diversas funções dentro da empresa. Entre elas, está o desenvolvimento da primeira liderança, focando no aumento dos resultados e no crescimento do negócio.
Quando o líder está pronto para assumir o seu papel, ocorre a ampliação considerável do engajamento, da produtividade, da motivação e da retenção de talentos.
Por outro lado, quando o gestor ainda não conta com as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar sua função, há frustração, problemas de comunicação e desvalorização do capital humano.
Para evitar que isso aconteça na sua empresa, você, profissional de RH, deve acompanhar a primeira liderança e promover ações que realmente impactem o seu dia a dia. Continue lendo e veja nossas dicas para isso.
Como o RH pode apoiar a primeira liderança?
O RH pode promover ações simples que farão toda a diferença para a primeira liderança. Confira algumas delas:
Melhorar a comunicação interna
A liderança, normalmente, é a principal responsável por orientar e informar todos que fazem parte da sua equipe.
O problema é que nem sempre esse processo é algo simples, exigindo muito esforço e horas do dia para que os colaboradores fiquem na mesma página.
Para auxiliar, o RH pode investir em ferramentas ou técnicas de comunicação interna que tornem esse processo mais simples e rápido e oferecer treinamento para os líderes de primeira viagem para que saiba como utilizá-las.
Uma ótima ideia é criar um canal que centralize todas as informações de forma direta, evitando as mensagens motivadoras ou de “bom dia”.
Caso isso não seja viável, a empresa pode investir em um quadro de avisos que fique em um lugar estratégico, incentivando a leitura por parte dos colaboradores.
Trace um caminho que faça sentido para o negócio e busque formas de melhorar a comunicação interna de forma contínua.
Criar uma relação de confiança
O mercado corporativo tende a ver os líderes como super-heróis e super-heroínas, o que não é nada verdade.
Todos os gestores contam com diversos medos e inseguranças sobre o seu desempenho e o futuro da sua carreira.
Como consequência, muitos profissionais não buscam ajuda quando deveriam, com medo de serem julgados ou, quem sabe, até demitidos.
O RH precisa eliminar esse pensamento e criar uma relação de confiança com cada gestor, acompanhando e auxiliando-o em todos os momentos.
Engajar os líderes
Outra dica valiosa para apoiar a primeira liderança é promover o engajamento entre os líderes.
Os primeiros gestores devem saber que podem consultar os profissionais com mais experiência para tirar uma dúvida, compartilhar uma insegurança ou solucionar um problema recorrente.
Assim, cria-se uma rede de apoio que pode ser consultada sempre que for necessária, seja por meio de uma reunião presencial, um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp.
Passar feedback
De acordo com uma pesquisa realizada pela Feedz, 94% dos colaboradores trabalham melhor depois de receber feedback.
Isso se dá porque, a partir das avaliações individuais de desempenho, o profissional consegue entender quais pontos ainda precisa melhorar.
E essa ideia vale tanto para qualquer colaborador da equipe quanto para a primeira liderança!
Acompanhe o dia a dia dos gestores e, periodicamente, aponte o que deve ser melhorado, sempre de forma gentil e ética.
Investir em treinamentos
Outra forma de apoiar a primeira liderança é investir em treinamentos focados nesse momento da carreira, como é o caso do START.
Essa solução prepara os gestores para enfrentarem os principais desafios que irão surgir, como:
- aumento da responsabilidade,
- gestão de times e talentos,
- autogestão,
- cobrança por resultados,
- e muito mais.
Entre em contato conosco para saber mais e conheça o START, o treinamento ideal para a primeira liderança.