O treinamento de liderança não pode ser mais o mesmo de antes da pandemia. Agora, é preciso olhar para o futuro e moldar as experiências de treinamento às novas exigências dos colaboradores.
As salas de aula tradicionais, os encontros entediantes e as lideranças autocráticas não cabem mais nos dias de hoje, especialmente no amanhã.
Leia o artigo e conheça as habilidades do líder do futuro que estarão em alta nos próximos 10 anos.
Treinamento de liderança: o que o futuro espera dos líderes?
O líder deve ser capaz de guiar sua equipe por um caminho seguro rumo ao sucesso, tal qual faz um farol ao orientar navegadores no mar à noite.
De acordo com Jacob Morgan, autor do livro The Future Leader, que entrevistou mais de 140 CEOs e ouviu quase 14 mil funcionários, estas são as 9 habilidades e mindsets que os líderes precisam desenvolver para ter sucesso na próxima década:
- Ele deve ser um cidadão global;
- Um líder autêntico;
- Servidor;
- Explorador;
- Futurista;
- Tecnologia de adolescente;
- Treinador;
- Tradutor;
- Habilidade Yoda: usar a racionalidade, não tomar decisões baseadas em emoção e antecipar situações para agir preventivamente.
O conteúdo completo, que só está disponível no livro, está bem alinhado às habilidades levantadas no estudo O Futuro do Trabalho, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em outubro de 2020.
De acordo com o estudo, no Brasil, a grande preocupação das organizações é desenvolver as seguintes habilidades em suas lideranças:
- Liderança e influência social;
- Pensamento analítico e inovação;
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
- Pensamento crítico e análise;
- Projeto e programação de tecnologia;
- Orientação de serviço;
- Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
- Gestão de pessoal;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
- Persuasão e negociação.
Para ir além das previsões, veja a seguir outras habilidades que os líderes do futuro devem ter e como as organizações devem se preparar para aplicar um programa de treinamento de liderança com olhos no futuro:
A liderança descentralizada deve ser uma meta
Os líderes do futuro investem mais tempo treinando novas lideranças do que propriamente liderando seus times.
Nesse sentido, o foco deve ser na atração, desenvolvimento e retenção de talentos que possam substituí-los no futuro.
Além disso, o objetivo da liderança descentralizada é fazer as equipes tomarem decisões assertivas, sem necessariamente, ter que pedir aprovação à liderança.
Para garantir isso, antes de mais nada, é preciso garantir a segurança psicológica dos colaboradores.
A autenticidade vale mais do que processos
As grandes mudanças nas organizações não acontecem por causa de processos, mas sim, por conta daqueles que ousaram fazer diferente.
O líder do futuro precisa ser inovador e, muitas vezes, usar a sua intuição ou aquilo que acredita profundamente para gerar grandes resultados.
Um bom líder deixa a porta aberta
Um líder acessível, que não se coloca em uma posição hierárquica, tem mais chances de ter sucesso no futuro.
Isso acontece porque, ao “deixar a porta aberta”, ele tem acesso a insights que dificilmente teria se ficasse isolado em sua sala.
Afinal, quem tem mais conhecimento de causa do que aqueles que vivenciam os problemas do cliente diariamente?
E sabe delegar
O líder do futuro precisa confiar que as pessoas farão as coisas certas mesmo sem a sua presença. Para isso, precisa dar autonomia para a equipe e permitir o erro, para que possam aprender, desaprender e reaprender.
Além disso, precisa saber quando usar a liderança situacional para gerenciar melhor seus times.
Mas precisa saber ouvir
Praticar a escuta ativa é uma das habilidades mais importantes do líder do futuro, isso porque a partir do momento que se mostra disponível para ouvir seus colaboradores, cria uma sinergia e um entrosamento vitais para o engajamento do time.
Por isso, as reuniões 1:1, não são somente importantes para alinhar as estratégias e avaliar se as ações estão sendo implementadas, mas também para discutir expectativas em relação à carreira, treinamento de liderança e gestão de pessoas.
E se orientar por dados
O líder do futuro não fala com base naquilo que acha ou subentende, ele se orienta por dados. Por isso, aqueles que desejam ter sucesso ao liderar uma equipe precisam amar métricas.
Saber mensurar os resultados da equipe por meio de números dá mais embasamento para tomar decisões importantes e permite obter insights que somente a experiência prática traria.
O líder do futuro deve promover a diversidade
Apoiar uma cultura inclusiva e de diversidade permite que as pessoas se sintam valorizadas pelo seu trabalho, acima de qualquer diferença de raça, cor, gênero ou orientação sexual.
Uma pesquisa realizada pela Global Diversity Practice, demonstrou que incentivar a diversidade abre margem para os melhores talentos.
Neste outro estudo, fica claro porque o líder do futuro deve ser um incentivador da diversidade:
- 33% das empresas que têm colaboradores de diferentes origens têm 33% mais chances de superar seus concorrentes do que aquelas que não adotam a diversidade;
- 87% das equipes que têm diversidade de gênero, idade e etnia tomam decisões melhores em até 87% das vezes.
E buscar sempre a inovação
O líder do futuro deve ser inquieto e curioso e a tecnologia tem que ser uma ferramenta de uso diário.
Estar atento às tendências do seu negócio e ser heavy user de novas tecnologias o colocará à frente dos concorrentes e garantirá a inovação necessária para sobreviver no futuro.
Como você viu, não há nenhuma habilidade que seja difícil de alcançar. O importante é saber antecipar as necessidades do mercado e investir em treinamento de liderança que os prepare para atuar em tempos de incertezas.
Se você quer estar à frente e preparar suas lideranças para atuar com firmeza e direção, conheça os programas de treinamento de liderança da Escola do Caos:
Conheça o programa Liderança Alfa
Na liderança existem milhares de “perrengues”, que são ainda maiores quando se assume essa posição pela primeira vez. Afinal, o que muda depois de uma promoção?
Se considerarmos os modelos de trabalho remoto ou híbrido, a comunicação fica ainda mais comprometida e muitas dúvidas podem assombrar os líderes, mesmo os mais experientes:
“Devo continuar falando com o time da mesma forma? Mudo o tom de voz? Devo ser menos brincalhão? Melhor me afastar e cortar relações de muita intimidade? É normal sentir medo quando se assume um cargo de liderança? Como desenvolvo meu time?”
Pois é… Alfa significa o começo de tudo, além de ser a marca da liderança, a referência a ser seguida.
Para construir esta jornada, a Escola do Caos foi investigar o que deixa os líderes recém-promovidos de “cabelo em pé”.
Mapeamos todas as preocupações dessa galera, suas angústias e necessidades e transformamos tudo isso em um programa atual, dinâmico e leve, além de ser legal pra caramba…
Quer saber mais sobre como o programa Liderança Alfa pode ajudar a sua organização a desenvolver as habilidades necessárias para uma liderança assertiva?
Acesse o QR Code abaixo e saiba mais sobre o programa:
Mas se você procura cursos de gestão de pessoas e liderança para líderes que já estão há um tempo em cargos de liderança, e precisam renovar os seus conhecimentos, então o programa de liderança Beta é o que você precisa:
Conheça o Programa Liderança BETA
Se você acha que, mesmo sendo líder, ainda tem muita coisa para aprender, este é o programa certo!
Beta significa algo que pode ser melhorado. Claro! Você já caminhou por uma importante jornada, já tem experiência em vários temas relacionados à liderança, mas aqui entre nós convenhamos algo: tudo evolui tão rápido que às vezes temos a sensação de que estamos parados no tempo!
O programa de treinamento comportamental voltado para a liderança da empresa Liderança Beta é uma jornada voltada para líderes que querem dar um upgrade importante em sua liderança, querem evoluir para se tornarem líderes ainda mais inspiradores.
Para construir o Programa Beta, a Escola do Caos conversou com diversos líderes sobre seus grandes desafios para crescer. Percebemos que muitas dores são parecidas. E o caminho para um líder se aperfeiçoar é quase sempre o mesmo.
Portanto, se você acha que precisa crescer, o “fermento” para isso está aqui, à sua disposição.
Acesse o QR Code e saiba mais sobre o programa:
E para tempos de grandes mudanças, que exigem a transformação de todos os processos da companhia, conte com um programa que vai fazer as lideranças repensarem o seu papel na cultura organizacional:
Conheça o Programa de Liderança Ômega
Esta é a jornada para o líder que tem a missão de transformar as suas organizações, indo muito além da gestão cotidiana.
No Ômega, os líderes serão provocados a pensar sobre seu papel na cultura de seus negócios, na transformação de seus processos e na redefinição do sonho de sua organização.
Nesta jornada, os líderes vão aprender sobre:
- Legado;
- Novas equipes invisíveis;
- Como prosperar no caos;
- Novas relações de poder;
- Como usar a cultura a favor do negócio;
- Tendências de Global Mindset.
Acesse o QR Code abaixo e saiba sobre o nosso Programa de Liderança Ômega:
Viu só? A Escola do Caos tem um programa específico que soluciona os problemas das lideranças em cada fase da sua carreira.
Então, se você busca um curso de liderança e gestão de pessoas que é a cara da sua liderança, conheça a Escola do Caos.
Escola do Caos
Uma escola de liderança e inovação, com uma proposta simples e ousada: estimular pessoas e empresas a provocarem rupturas, reinventarem seus mercados e construírem o futuro hoje, a partir do CAOS ressignificado.
O nosso método de aprendizagem é baseado em situações caóticas do mundo corporativo e se baseia em três pilares:
- Re-imagine: provocações pouco usuais do dia a dia e simulações de situações ruins, como a perda de um cliente, por exemplo;
- Re-invent: se cada situação apresentada na etapa anterior fosse real? Quais seriam as ações? Nessa etapa a base para a discussão de soluções é a ideação e a colaboração;
- Re-learn: quais aprendizados esse processo nos traz? Quais competências preciso desenvolver para lidar com situações como esta? Há alguma soft skill ideal para se preparar para isso?
A Escola do Caos nasceu para criar processos que aceleram a curva de aprendizado para lideranças e grupos com visão orientadora e criar soluções que antecipem desafios futuros de curto, médio e longo prazo.
Queremos que estes influenciadores estabeleçam um papo aberto sobre valores e crenças organizacionais.
E mais do que isso, queremos que essas pessoas estimulem os líderes natos, que são aqueles que mesmo não tendo o poder de um líder, conseguem identificar uma nova necessidade em sua equipe.
Para isso, acreditamos que é preciso expandir a direção e a visão fixadas em estruturas que não nos preparam para agir diante das mudanças imprevisíveis.
E por isso, queremos atuar nos relacionamentos entre empresas e indivíduos que estão em constante movimento.
Entre em contato com a nossa equipe e venha conhecer as nossas soluções inovadoras em desenvolvimento de lideranças.