Não há nenhum líder ou profissional de RH que não queira construir uma equipe de alta performance para alcançar mais resultados.
Muito mais do que isso, ter um time com pessoas qualificadas, engajadas e comprometidas impacta positivamente na cultura empresarial, reduz a rotatividade e incentiva a inovação dos processos.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo e confira as nossas dicas exclusivas.
Como construir uma equipe de alta performance?
Quando falamos sobre a construção de uma equipe de alta performance, muitos profissionais pensam que a chave para isso é a contratação correta.
Por mais que a seleção de talentos seja essencial, apenas ela não garantirá um time que traz resultados para a empresa.
É preciso ir além e inserir práticas internas para preparar e incentivar todos a se superarem diariamente e estarem alinhados com os valores da empresa. Veja como fazer isso!
Prepare-se para o futuro
O mundo está passando por grandes mudanças e os profissionais que não conseguirem se atualizar ficarão para trás.
Uma pesquisa realizada por especialistas da Harvard Business School aponta que 20% das habilidades de uma pessoa são depreciadas por ano.
Isso quer dizer que se um colaborador não se atualiza constantemente, dentro de 5 anos ele se tornará obsoleto no mercado.
A liderança e o RH devem impedir que isso aconteça promovendo treinamentos e oportunidades de crescimento com temas que estão em alta e também em soft skills, como é o caso lifelong learning, digitalização dos processos, inovação, influência e muito mais.
Assim, todos os profissionais ficarão atualizados e se tornarão ainda mais relevantes para sua equipe de alta performance.
Desenvolva habilidades relevantes
Considerando as tendências, as novas demandas do mercado e a atuação de cada profissional, deve-se buscar maneiras para a equipe desenvolver de forma contínua habilidades relevantes.
Um exemplo pode ajudar você entender melhor essa ideia.
Atualmente, a inteligência artificial é um tema que está em alta e mudará todo o mundo corporativo. Uma pesquisa realizada pela Accenture, por exemplo, aponta que cerca de 40% de todas as horas de trabalho nos Estados Unidos serão impactadas por essa tecnologia.
Todos os profissionais devem estar preparados para lidar com isso e ter as habilidades necessárias para lidar com as novidades, independentemente de quais sejam.
Isso quer dizer que é preciso ir além das tecnologias! É preciso desenvolver conhecimentos relacionados com:
- inteligência emocional,
- criatividade,
- inovação,
- muito mais.
Invista na liderança
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page, 8 a cada 10 profissionais pedem demissão por causa do seu líder, especialmente por ele não cumprir tudo que se espera de um gestor.
Isso se dá porque o Mundo BANI exige que os líderes tenham habilidades especiais para lidar com a ansiedade, com a fragilidade, com a não linearidade e com a incompreensibilidade da nossa nova realidade.
Assim, diversos desafios serão driblados e muitos talentos ficarão retidos, aumentando as chances de construir uma equipe de alta performance.
Leia também: Adeus Mundo VUCA! Bem-vindo Mundo BANI!
Precisa de ajuda? Conheça o Papo Reto!
Se você quer construir uma equipe de alta performance, mas não sabe exatamente por onde começar a aplicar as nossas dicas, nós podemos ajudar.
O Papo Reto é a nossa solução focada na aprendizagem por dores reais do dia a dia das empresas, trazendo reflexões, provocações, desafios e interações valiosas para todos.
Contamos com diversos temas que são relevantes, atuais e essenciais para líderes e times.
Entre em contato conosco para saber mais sobre o Papo Reto e tenha uma equipe de alta performance!