3 dicas para o RH tornar o aprendizado no trabalho mais relevante

O desenvolvimento da equipe é uma das grandes preocupações de líderes e profissionais de RH, que sempre estão buscando por formas de ampliar o aprendizado no trabalho.

Mas, nem sempre as iniciativas tomadas são realmente eficazes e promovem mudanças reais no meio corporativo.

Segundo a Harvard Business Review, apenas 12% dos colaboradores aplicam novas habilidades adquiridas em treinamentos. Apesar disso, 70% dizem que dominam os conhecimentos necessários para desempenhar sua função.

Ou seja: os investimentos em treinamento que a sua empresa faz, estaticamente, não são tão impactantes quanto deveriam ser.

Quer saber como mudar isso? Então, continue com a gente e veja nossas dicas para tornar o aprendizado no trabalho mais relevante.

3 dicas para tornar o aprendizado no trabalho mais relevante

Veja como transformar a aprendizado no trabalho e torná-lo significativo para os colaboradores.

Entenda as dores do dia a dia

Nem sempre o RH consegue identificar exatamente quais são as dores do dia a dia dos colaboradores.

Isso porque, muitas vezes, a equipe sente que não pode compartilhar com os gestores quais são suas dificuldades, temendo passar por testes ou até mesmo ser desligada da empresa.

O primeiro passo para que o aprendizado no trabalho se torne verdadeiro, então, é quebrar isso e criar um ambiente verdadeiramente seguro para que os colaboradores expressem suas dores.

Não esqueça que você, como profissional de RH, não deve julgar as respostas, apenas buscar soluções.

Antecipe as necessidades futuras

Além de considerar as necessidades atuais da equipe, é importante antecipar as demandas futuras para promover o aprendizado no trabalho.

Afinal, vivemos em um mundo que está sempre evoluindo, com novas tecnologias e tendências chegando.

Empresas que não ficam atentas ao que está rolando no mundo têm mais dificuldade para adequar os seus processos e inovarem no mercado.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Há alguns anos, os consumidores começaram a se preocupar mais com os seus dados privados, o que estimulou a criação da LGPD.

Diversas empresas que não tinham identificado essa tendência tiveram grandes dificuldades para regulamentar o seu uso e armazenamento dos dados, inclusive ultrapassando o período para adaptação.

Para evitar ser pego de surpresa assim, é importante ter pautas com esse olhar de inovaçãona rotina da empresa e das equipes.