Muitos conflitos na empresa? Veja como desenvolver uma liderança mediadora

A gestão de conflitos na empresa é um papel da liderança e dos profissionais de RH.

Infelizmente, ainda não há nenhuma fórmula mágica ou passo a passo para resolver esse tipo de problema, que exige sensibilidade, empatia e muita mediação.

Além disso, deve-se ter em mente que nem todos os conflitos precisam ser prevenidos ou resolvidos rapidamente, já que há muito a se aprender com eles.

O problema ocorre quando as discussões se tornam pessoais, sem respeito e não geram resultados positivos.

Vem com a gente para saber mais e entender como a liderança mediadora pode auxiliar os novos gestores a lidarem com muitos conflitos na empresa.

O que, exatamente, é uma liderança mediadora?

A liderança mediadora não é um estilo de gestão. Na verdade, ela é uma filosofia de trabalho (e de vida!) que tem como pilar a preocupação constante com o aprendizado contínuo dos colaboradores.

Esse tipo de líder é aquele que está próximo da sua equipe, preocupa-se com o seu bem-estar e saúde, incentiva o foco e organização, e promove um ambiente acolhedor para todos.

Onde não há segurança psicológica, não há aprendizado!

Mas o que isso tem a ver com conflitos na empresa? Tudo.

Muitas vezes, uma discussão está diretamente ligada com o excesso de ego, problemas de comunicação, competitividade excessiva e um clima organizacional pesado.

A liderança mediadora, então, consegue melhorar o desempenho das equipes e a autoconfiança de cada colaborador.

Qual a importância dessa filosofia para a primeira liderança?

A transição para a primeira liderança é um momento complicado na vida de qualquer profissional.

Afinal, você para de ser mais um membro do time e se torna um dos grandes responsáveis pelo sucesso da equipe.

No meio de tantas mudanças e inseguranças, a maioria da liderança não sabe como deve atuar e quais ações devem ser tomadas para que os colaboradores trabalhem de forma eficiente e harmoniosa.

E esse momento se torna ainda mais complicado quando há muitos conflitos na empresa que precisam ser resolvidos rapidamente.

Essa prática surge como uma resposta para lidar com esses desafios, guiando a atuação dos líderes.

Como estimular uma liderança mediadora?

A liderança mediadora não é uma escolha que o RH pode fazer para os seus gestores, já que cada pessoa é livre para escolher como deseja atuar profissionalmente.

Mas, uma boa ideia é reforçar os benefícios dessa filosofia de trabalho, como a formação de equipes mais engajadas, a ampliação da aprendizagem coletiva, o aumento da inovação e a ampliação da produtividade e dos resultados.

Além disso, você, como RH, pode estimular alguns comportamentos da liderança mediadora, indicados para todos os gestores, como:

• contribuir para o aprendizado da equipe,
  • não indicar apenas a meta, mostrar as direções para os colaboradores,
  • criar e manter um ambiente de trabalho acolhedor,
  • saber como gerir a diversidade,
  • dominar feedback e comunicação não-violenta,
  • contribuir para um time com autoestima elevada.

Sabemos que no meio de tantas responsabilidades e tarefas, nem sempre é possível focar na primeira liderança para ensinar os melhores comportamentos e ações.

Para ajudar você e sua empresa, criamos o START, um programa de aceleração de competências necessárias para os novos gestores.

Com ele, os líderes ficarão prontos para lidar com situações desafiadoras e saberão como atuar focando no bem-estar e na eficiência do seu time.

Bora conversar sobre essa solução? Clique aqui e saiba mais sobre o START.