Blog

Como será o futuro do trabalho?

Alterações no mercado, inteligência artificial e muitas novas tecnologias. Tudo isso indica que o futuro do trabalho já não é o mesmo de antigamente.

Mudanças são o que move nossa sociedade em frente e, para que isso aconteça, as dinâmicas de trabalho precisam acompanhá-las.

Por isso, nada de se apegar ao passado e ficar para trás! A adaptação é parte essencial da sobrevivência e, no mundo corporativo, a situação não é muito diferente.

Quer saber o que o futuro do trabalho reserva para as empresas? Continue a leitura!

O futuro do trabalho: quais mudanças irão ocorrer no mercado?

A partir de tudo que temos observado nos últimos anos, tanto em relação a inovações tecnológicas quanto no comportamento dos indivíduos, já é possível fazer algumas previsões para o futuro do trabalho. Vem ver algumas delas:

Mais flexibilidade 

Ninguém passou ileso pelas mudanças que a pandemia da Covid-19 causou na sociedade.

Um exemplo de alteração que esse período trouxe foi a utilização dos meios de comunicação on-line, que se tornaram cada vez mais presentes no dia a dia da população, chegando também nas suas dinâmicas de trabalho.

Assim, as modalidades remotas se tornaram cada vez mais comuns nas empresas, seja por meio do home office ou do trabalho híbrido.

Ao que tudo indica, essa é uma mudança que veio para ficar e o futuro do trabalho promete seguir priorizando a flexibilidade, o que reduz custos para as organizações e também traz vantagens para a rotina do colaborador.

Ressignificação do trabalho

Outro ponto importante e que tem causado mudanças profundas na cultura de diversas empresas é a ressignificação do trabalho, no ponto de vista do colaborador.

Bons salários já não são o suficiente para reter talentos e garantir a permanência de uma equipe.

Com o aumento dos casos de transtornos como a ansiedade e a síndrome de burnout, as pessoas percebem a importância de um ambiente de trabalho saudável, que respeite seus limites e valorize as pessoas com atitudes que vão muito além de uma boa remuneração.

Nesse sentido, cresce a procura por organizações que tenham um propósito claro e uma cultura que vá além da obtenção de resultados.

Mudança nas profissões 

Impossível falar do futuro do trabalho e não mencionar o impacto da tecnologia, certo?

Com o avanço de mecanismos como a inteligência artificial, muitas ocupações começam a perder espaço no mercado, mas outras também passam a receber mais destaque.

Assim, as profissões do futuro incluem diversos cargos voltados para a análise de dados e o desenvolvimento de softwares, mas também muitos outros que trabalham com aquilo que a tecnologia ainda não dominou: a natureza humana.

Afinal, trabalhar com pessoas demanda atenção a aspectos muito subjetivos e particulares de cada grupo, uma função que a ciência ainda não soube simular com o uso de seus dispositivos e mecanismos mais avançados.

Qual o papel do RH nesse cenário?

Diante disso tudo, como fica o RH?

Adotar softwares mais atualizados, otimizar processos e dar mais atenção à cultura organizacional são todas tarefas que devem estar na agenda de qualquer empreendimento.

Todas essas mudanças trazem consigo a necessidade de inovação e conhecimento, o que significa que o treinamento começa a ocupar um lugar cada vez mais importante nas empresas.

O papel do RH continua sendo central nesse processo, para que a organização e todos os membros que a compõem avancem juntos, em direção ao futuro do trabalho.

Quer saber também como a gestão da empresa contribui com esse processo? Vem ver esse vídeo sobre liderança e inovação, da Escola do Caos:

E, para continuar se informando sobre o futuro do mundo corporativo, vem conferir nosso post sobre o ESG e como as pessoas vão mudar o mundo a partir dele!

Blog