Blog

Produtividade tóxica: quando o descanso parece um luxo

Especialistas trazem más notícias para os workaholics: a produtividade tóxica está chegando com tudo na vida de muitos profissionais.

Em tempos de tanto foco na alta produtividade e no crescimento econômico, é natural que, em algum momento, essa pressão toda comece a sobrecarregar as pessoas.

Assim, o que antes podia ser uma paixão pelo trabalho ou entusiasmo com a carreira, agora, tem se tornado uma preocupação excessiva com tudo que há para ser feito, a todo momento, em todo lugar.

Quer saber mais sobre produtividade tóxica e como evitar esse tipo de comportamento? Continue a leitura!

O que é produtividade tóxica?

Uma rotina de trabalho pode ser bem exaustiva, certo? Afinal, não é à toa que têm crescido o número de casos de síndrome de burnout, ansiedade, entre outros problemas gerados pela sobrecarga.

Mas como uma pessoa chega a esse ponto?

A produtividade tóxica é uma mentalidade que tem se desenvolvido de forma muito intensa nos últimos anos, criando na mente das pessoas a impressão de que precisam ser produtivas a todo momento.

Assim, cada dia vira um grande checklist a ser preenchido, seja no trabalho ou até mesmo em casa.

Descansar se torna não apenas um luxo, mas algo que é mal visto, como se fosse condenável tirar um momento do dia para descansar e relaxar, praticar um hobby ou simplesmente fazer o que der na telha, sem encarar toda atividade como uma tarefa a ser cumprida.

Quais são as consequências para a saúde física e mental?

Se você se identificou com a descrição de produtividade tóxica, aqui vai uma má notícia: a longo prazo, as perspectivas não são boas para quem mantém esse tipo de comportamento.

Essa forma de encarar a vida é responsável por gerar altos níveis de estresse, além do constante sentimento de frustração por “não fazer mais” ou “o suficiente”.

Com o passar do tempo, esse estado constante de preocupação pode levar a quadros de ansiedade, problemas no sono, síndrome de burnout e uma série de outros problemas causados pelo excesso de cortisol, o tal hormônio do estresse.

Como evitar a produtividade tóxica?

Agora a boa notícia: nem tudo está perdido!

A produtividade tóxica chegou chegando na vida de muita gente, mas existem muitas formas de reverter esse quadro e adotar uma rotina um pouco mais tranquila.

O primeiro passo é entender a importância de descansar, relaxar e ter momentos ociosos no seu dia a dia

É preciso deixar de lado a ideia de que um bom profissional é aquele que leva o trabalho para casa ou até mesmo a noção de que uma pessoa competente é aquela que nunca para.

Afinal, não adianta ter colaboradores que produzem sem parar o dia todo se, com o passar do tempo, eles se tornarem mais um número nas estatísticas de casos de ansiedade e estresse que acometem o meio corporativo.

Por isso, para quem observa essa mentalidade crescendo na empresa, ações simples como fazer pausas e incentivar momentos de interação entre as equipes são um jeito simples de mandar a produtividade tóxica para longe.

Para saber mais sobre como encontrar o tão sonhado equilíbrio, confira o terceiro episódio da série “Como fazer tudo diferente em 2023”, produzida pela Escola do Caos: Sobrecarga e Procrastinação!

Agora que você já está preparado para lidar com essa questão, continue aqui no nosso blog e confira também as nossas dicas de gestão de tempo para líderes!

Blog