Tomada de decisão: como considerar as possibilidades para acertar na escolha?

A tomada de decisão é um dos piores pesadelos de muitas lideranças no mundo corporativo.

Afinal, nem sempre é fácil saber qual caminho seguir na hora de resolver um problema ou adotar uma estratégia que leve ao crescimento da empresa.

Por isso, mesmo que não exista uma fórmula mágica para sempre seguir o caminho certo, é preciso ter em mente quais são os processos que levam até a escolha mais acertada possível em cada contexto.

Quer saber como tornar a tomada de decisão mais eficiente na sua empresa? Vem com a gente saber mais sobre esse assunto!

É possível prever o futuro?

Em primeiro lugar, é importante botar o pé no chão e lembrar que ninguém tem bola de cristal.

Ou seja, quando nos deparamos com uma tomada de decisão, não há um jeito de saber exatamente qual a escolha certa para resolver um problema na sua organização ou desenvolver uma estratégia a ser aplicada nas suas operações.

O que realmente faz a diferença não é insistir em prever o futuro, o que pode levar até mesmo a um alto nível de estresse e frustração, mas entender quais são as possibilidades que ele apresenta.

Afinal, apesar de não ser possível enxergar o futuro, um profissional bem informado é capaz de prever cenários possíveis, o que permite que a organização se planeje para lidar com as diferentes situações que podem surgir no seu caminho.

Assim, mesmo sem bola de cristal, você pode se preparar para uma série de cenários e ter em mãos as informações necessárias para uma boa tomada de decisão, quando chegar a hora de fazer essa escolha.

Afinal, como fazer uma tomada de decisão?

Sem fórmula mágica: o que realmente leva a uma decisão acertada são as informações que temos em mãos na hora de optar entre um ou outro caminho.

Por isso, esse processo se divide basicamente em duas partes: uma que lida com os conhecimentos necessários sobre a situação e outra que parte de algumas técnicas que ajudam a fazer uma escolha bem fundamentada.

Confira detalhes sobre essas duas etapas:

Análise de cenários

Esse é o momento de encarar a situação com a qual sua empresa está lidando e levantar informações sobre ela.

Isso envolve identificar o tipo de cenário no qual a questão está surgindo, considerar quais são as partes envolvidas e quais são seus interesses, além de entender possíveis jogos políticos que dão origem ao problema a ser solucionado.

A transformação digital, por exemplo, embora traga alguns desafios nessa nova era que vivemos, também traz muitas soluções e pode fornecer dados bem interessantes para compreender melhor a realidade da sua empresa.

É a partir desse conhecimento que podemos buscar ferramentas para lidar com essa situação, tendo em mente quais são o pior e o melhor cenário que podem ocorrer após a tomada de decisão.

Tomada de decisão

Aí, sim, chegamos no momento de realmente optar por um caminho.

Nessa hora, nem sempre é fácil considerar todos os elementos em jogo, já que pode ter muitos deles interferindo no processo de escolha.

Por isso, existem ferramentas que podem ser muito bem aproveitadas.

O diagrama de campo de forças é um exemplo disso. Nesse método, são elencadas as forças que trabalham a favor e contra determinada mudança na empresa.

Depois, esses pontos recebem pontuações e o quadro como um todo pode ser avaliado de forma mais objetiva.

A matriz de priorização é outro exemplo que funciona de forma similar, elencando problemas ou mudanças na empresa de acordo com aspectos como urgência, necessidade, benefício, entre outros.

Por fim, essa etapa final envolve também o alinhamento com gestores e a realização de simulações, que são fundamentais para chegar a um bom resultado.

Quer saber mais sobre como agir na hora de tomar uma decisão? A Escola do Caos tem a solução!

Nosso treinamento Mapeamento de Cenários e Tomada de Decisão traz todas as informações de que você precisa e explica de forma detalhada todas as etapas desse processo.

Acesse o site e saiba mais sobre essa solução da Escola do Caos!