5 dicas de gestão de equipes para primeira liderança

Você é profissional de RH e está buscando formas de auxiliar a primeira liderança para realizar a gestão de equipes? Então, esse conteúdo é para você!

O gerenciamento de pessoas é um trabalho que deve ser feito de forma conjunta pelos gestores e pelo RH, buscando maneiras de orientar os colaboradores e desenvolvê-los de forma contínua.

Para auxiliar nesse momento, separamos algumas estratégias simples que farão toda a diferença no dia a dia da sua empresa.

Continue lendo para saber mais e veja nossas dicas de gestão de equipes para a primeira liderança.

Melhores estratégias de gestão de equipes

Algumas estratégias de gestão de equipes fazem toda a diferença no dia a dia dos colaboradores e podem auxiliar a primeira liderança nessa tarefa.

Vale ressaltar que todas as práticas citadas abaixo devem ser implementadas em parceria com o RH, ou seja: não basta apenas orientar os gestores, é importante acompanhá-los e auxiliá-los em todos os momentos.

Onboarding

O onboarding é a ferramenta de integração que funciona como um treinamento geral sobre a empresa, facilitando a recepção de novos colaboradores.

Caso sua empresa ainda não conte com um, é importante desenvolvê-lo o quanto antes, sem esquecer de adicionar informações como:

• instruções para o primeiro dia,
  • acesso a plataformas, ferramentas e softwares,
  • manual de procedimentos gerais e do departamento, se houver,
  • apresentação das áreas e dos seus líderes.

Feedback

Sabemos que falar sobre feedback para fazer a gestão de equipes é até redundante, mas o que os profissionais de RH não sabem é que, muitas vezes, a primeira liderança não sabe exatamente como fazer isso.

Segundo o portal Terra, mais de 50% dos gestores não sabem realizar uma avaliação de desempenho individual. E pior: grande parte deles só aplica feedback para apontar um ponto de melhoria.

Para evitar que isso aconteça, converse com a primeira liderança sobre o assunto, dando exemplos e dicas práticas.

Plano de carreira

Um dos grandes desafios enfrentados pela liderança na gestão de equipes é a sua falta de motivação, que pode ser superada, entre diversas outras ações, com um bom plano de carreira.

Sente com os gestores para explicar como isso funciona na empresa e quais são as possibilidades em relação a promoções, aumentos salariais e crescimento profissional em curto, médio e longo prazo.

Team building

Team building é um dos milhares termos em inglês que são falados quase diariamente pelo RH.

Esse conceito está ligado com a formação de equipe e, por mais repetitivo que isso possa soar, é essencial para a gestão de equipes para a primeira liderança.

O RH deve promover, junto com os gestores, atividades de team building para desenvolver união, confiança e companheirismo entre os times.

Análise de desempenho

A análise de desempenho das equipes e dos colaboradores também é uma ferramenta que deve ser feita pelo RH e pelos gestores de forma coletiva.

O RH deve orientar a primeira liderança quais habilidades, conhecimentos e comportamentos devem ser avaliados e estimulados de forma contínua.

Lembre-se que não há certo ou errado nesse momento. Apresente as diferentes estratégias existentes e deixe que os gestores escolham a que mais combina com o seu estilo.

A Escola do Caos sabe que preparar profissionais para lidar com todos os desafios do mundo corporativo não é uma tarefa fácil e quer ajudar você nesse momento.

O START é a nossa solução que foi criada especialmente para acelerar o processo de transição e garantir ganhos reais no desenvolvimento da nova liderança. Quer saber mais? Entre em contato e fale com um de nossos consultores!