O mundo corporativo tem seus desafios, mas um alto nível de estresse na empresa deve ser motivo de preocupação para as lideranças e o setor de RH.
Ainda que as dificuldades façam parte do dia a dia de trabalho, é preciso prestar atenção às proporções que os sentimentos negativos podem tomar, gerando frustração, ansiedade e um clima organizacional pesado.
Esse é um cenário propício para o surgimento de ainda mais problemas, além de dificultar o trabalho da equipe, prejudicando sua produtividade e gerando consequências nada positivas.
Por isso, ao observar que esse tipo de sentimento está tomando conta da sua equipe, é hora de tomar uma atitude.
Continue a leitura e confira nossas dicas de como reduzir o nível de estresse na empresa!
Como diminuir o nível de estresse na empresa?
Todo mundo quer um ambiente de trabalho mais tranquilo e agradável, certo? A dificuldade que muitas empresas enfrentam é colocar isso em prática.
Vem ver algumas dicas de como reduzir o nível de estresse na empresa e proporcionar um ambiente mais saudável e produtivo para a sua equipe:
Reduza a competitividade
Um pouquinho de competitividade pode até ser saudável no meio corporativo, levando as pessoas a darem seu melhor.
Por outro lado, instigar a competição entre colaboradores é uma estratégia questionável, uma vez que ela tende a elevar os níveis de estresse e pode prejudicar a motivação das equipes
Propor alternativas que promovam a colaboração em equipe, como uma abordagem que vise melhorar o desempenho conjunto e fomentar um ambiente organizacional mais harmonioso, pode ser a solução mais vantajosa para as empresas.
Incentive momentos de relaxamento
Lembre-se: produtividade e bem-estar estão diretamente ligados.
Por isso, incentivar alguns momentos de descanso e descontração é uma conduta essencial para garantir que os colaboradores estejam aptos a realizarem suas atividades, sem correr o risco de se sobrecarregarem com elas.
Tirar 15 minutinhos do expediente para se alongar, tomar um café e conversar com um colega pode fazer uma diferença enorme pela segurança psicológica das pessoas que compõem a sua empresa.
Evite a sobrecarga
A sobrecarga da rotina de trabalho é responsável por sentimentos como a ansiedade e o estresse, podendo levar aos casos de síndrome de burnout, em quadros mais extremos.
Por isso, para evitar esse tipo de cenário, pode ser preciso avaliar as demandas da empresa e verificar se não estão passando dos limites da sua equipe.
Nesse caso, se a demanda estiver muito grande para ser suprida, é preciso encarar isso como um sinal de que é necessário contratar mais uma pessoa.
Valorize os profissionais
Valorizar os profissionais também deve estar entre as prioridades da empresa para reduzir o nível de estresse entre a equipe.
Isso envolve reconhecer o trabalho realizado pelos colaboradores, celebrar as suas conquistas, dar feedbacks e também garantir oportunidades de crescimento profissional na organização.
Fortaleça a cultura da sua empresa
Por fim, não esqueça da importância de uma cultura forte e consolidada.
A partir disso, é possível engajar os colaboradores mais facilmente nas atividades da empresa, colocando o foco em princípios e valores que levem a um desenvolvimento coletivo.
Para saber mais sobre como reduzir o nível de estresse na sua empresa, você também pode conferir o primeiro episódio do quadro “É Hype ou Tendência”, produzido pela Escola do Caos, no qual o nosso time de especialistas fala sobre felicidade no trabalho. Vem ver:
Conte com a Escola do Caos para reinventar os processos da sua empresa e alcançar os melhores resultados, com muita criatividade e inovação. Acesse o site e conheça nossas soluções relacionadas à liderança!