Aprendizagem organizacional não-óbvia: veja como sair do “mais do mesmo”

Na hora de elaborar uma estratégia de aprendizagem organizacional, alguns cuidados são indispensáveis.

Muito mais do que entender as dificuldades e necessidades dos colaboradores, o RH precisa buscar maneiras de tornar o conhecimento mais relevante e aplicável para cada colaborador.

Para isso, é preciso sair do “mais do mesmo”, eliminando os treinamentos que veem as pessoas como “caixas vazias” que aprendem de forma passiva.

Apenas ao valorizar e empoderar os colaboradores a serem ativos na construção do seu conhecimento, é que sua empresa poderá alcançar resultados reais.

Continue lendo para saber mais e veja como criar uma estratégia de aprendizagem organizacional verdadeiramente impactante.

Como criar uma estratégia de aprendizagem organizacional impactante?

Confira nossas dicas para traçar um plano de aprendizagem organizacional não-óbvio:

Entenda as dificuldades do seu time

É impossível falar sobre educação corporativa sem discutir a importância de entender as dificuldades que o seu time está enfrentando.

Para fazer esse mapeamento, a liderança e o RH devem criar um espaço seguro para que os colaboradores possam expressar suas necessidades sem se sentirem julgados ou inferiores.

E nada de consultar apenas a liderança!

É importante que as equipes possam dar suas opiniões e compartilhar suas experiências reais para que a aprendizagem seja realmente relevante.

Não fique apenas na teoria

Segundo William Glasser, famoso psiquiatra americano, apenas 20% do conhecimento é fixado quando ele é ouvido.

Já quando é aplicado, a sua retenção sobe para 80%!

Isso quer dizer que a educação corporativa focada totalmente na teoria não traz grandes resultados a médio e longo prazo.

É preciso ter dinâmicas, laboratórios e oportunidades para praticar e fixar o que foi aprendido.

Foque no engajamento

O engajamento é a chave para que o colaborador se torne protagonista da sua aprendizagem.

Seja durante a teoria, uma conversa, uma discussão ou uma dinâmica, busque maneiras de fazer com que os colaboradores se envolvam e engajem.

Para isso, o RH e a liderança devem criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para se expressar, tirar dúvidas e participar do seu próprio jeito, sem que tenha pressão para isso.

Conheça as soluções da Escola do Caos

A Escola do Caos acelera o desenvolvimento de competências transformadoras e impulsiona empresas e times a alcançarem o extraordinário.

Nossas soluções são tão inovadoras e impactantes que se tornam um marco na vida de quem se aproxima de nós.

Somos o parceiro ideal para organizações que precisam inovar na velocidade das mudanças.

Nossas soluções são pautadas em:

Cultura: empresas que não se transformam perdem sua relevância e formam equipes conformadas, que não se superam.

Liderança: times são reflexos da liderança que têm. Líderes não alinhados com os valores da organização impactam no bem-estar das pessoas e nos resultados alcançados.

Aprendizagem: jornadas que elevam o nível de consciência para transformar comportamentos, de maneira prática, com troca e co-construção dos participantes.

Quer saber mais? Entre em contato com a Escola do Caos e converse com um de nossos consultores!