Sobrecarga de trabalho na primeira liderança: o que o RH pode fazer?

A sobrecarga de trabalho tem se tornado parte da rotina de muitos profissionais e, quando chega às lideranças, pode trazer grandes prejuízos.

Esse é um dos principais fatores para o aumento do estresse, o surgimento de sintomas da Síndrome de Burnout e de muita ansiedade, especialmente para aqueles que estão ocupando pela primeira vez um cargo como esse.

Por isso, vale a pena ficar de olho nessas lideranças e buscar entender de que formas o RH pode dar auxílio, evitando que o excesso de tarefas prejudique a saúde do profissional e o desempenho da empresa.

Quer saber como fazer isso? Então, vem com a gente conhecer 4 dicas de como o RH pode auxiliar líderes para evitar a sobrecarga de trabalho!

Como o RH pode evitar a sobrecarga de trabalho no primeiro ano da liderança?

O início do percurso como líder pode ser bastante desafiador, especialmente no primeiro ano ocupando essa nova função, já que a promoção traz consigo muitas responsabilidades e compromissos.

Quando as dificuldades começam a aparecer, é essencial que o RH esteja preparado para prestar o apoio necessário. Vem ver algumas dicas de como fazer isso:

Incentive a delegação

Em primeiro lugar, lembre-se de incentivar a liderança a delegar tarefas e estimular a autonomia das equipes.

Confiar na atuação dos colaboradores é um passo bastante importante para evitar a sobrecarga de trabalho, permitindo que eles tenham liberdade para tomar decisões relacionadas às suas atividades diárias e processos em andamento.

Crie uma rede de apoio

A falta de uma rede de apoio é um dos fatores que pode levar um profissional a tomar para si mais responsabilidades do que é capaz de suportar.

Durante o primeiro ano da liderança, é natural que surjam várias dúvidas e, quando não há pessoas por perto a quem recorrer, a tendência é que líderes passem a se sobrecarregar tentando cobrir todas as demandas da empresa.

Por isso, a rede de apoio é bastante importante e pode vir de diversos lugares, sendo formada pelo próprio RH ou por outras pessoas em cargos de liderança que possam mentorar esse ou essa líder de primeira viagem.

Acompanhe a liderança

O acompanhamento é mais um dos elementos fundamentais para ajudar a liderança a evitar a sobrecarga de trabalho.

Ao longo do primeiro ano no cargo, especialmente nos primeiros meses, é essencial que o profissional possa recorrer ao RH para tirar dúvidas e solicitar ajuda quando for necessário, passando por esse momento de transição e adaptação com mais segurança.

Invista em treinamentos

Por fim, os treinamentos voltados especificamente para lideranças são indispensáveis nesse cenário.

É por meio deles que os líderes passam a compreender melhor suas funções e responsabilidades, aprendendo também a lidar com elas de forma mais preparada.

A partir daí, também começam a entender quais funções são, de fato, suas e quais tarefas devem ser delegadas a outras pessoas na empresa.

Conheça o START, o programa ideal para a primeira liderança

Aqui vai a nossa dica de ouro: para preparar a sua liderança e evitar os impactos da sobrecarga de trabalho, conte com o START!

Esse é o programa de desenvolvimento de primeiras lideranças desenvolvido pela Escola do Caos, com foco na preparação de líderes capazes de enfrentar os desafios do mundo corporativo e alcançar resultados cada vez melhores.

Para isso, usamos uma metodologia inovadora, que coloca em destaque os desafios reais vividos no meio empresarial. No START, seus líderes vão encontrar conhecimentos práticos, contextualizados e que vão revolucionar a liderança na sua empresa.

Entre em contato com a Escola do Caos e conheça o START!