Quais soft skills a primeira liderança deve desenvolver?

Assumir uma primeira liderança é um momento desafiador e, além dos conhecimentos técnicos e teóricos, exige um bom arsenal de soft skills.

Essas são aquelas habilidades que dizem respeito ao comportamento humano e à forma como reagimos a diferentes situações no dia a dia.

Frente a um obstáculo, como a liderança deve se posicionar? Ao lidar com as equipes, qual postura ela deve assumir? Quando respondemos essas perguntas, chegamos a um conjunto de competências que não podem ficar de fora da atuação desse profissional.

Para saber quais são as principais, conheça as soft skills mais importantes para uma primeira liderança!

Soft skills essenciais para a primeira liderança

Em um contexto de primeira liderança, o estímulo e o apoio do RH são essenciais para que certas habilidades e competências sejam desenvolvidas.

Afinal, liderar não é um dom inato, mas uma capacidade que pode e deve ser construída a partir do desenvolvimento das habilidades certas. Por isso, vem ver quais são as soft skills que devem ser estimuladas nesse contexto:

Capacidade de gerir o tempo

Uma boa gestão de tempo é indispensável para uma liderança de alta performance. Afinal, essa é uma função que vem com muitas responsabilidades e compromissos.

Nesse cenário, é preciso estabelecer prioridades, ser capaz de identificar aquilo que é mais urgente e o que pode ficar para depois.

Esse é o tema do segundo episódio da temporada “As soft skills para crescer na Era do Caos”, do Podcast Caos Corporativo, que traz um papo super necessário sobre autogestão e pensamento analítico:

Inteligência emocional

A inteligência emocional é mais uma das soft skills que não pode ficar de fora desse momento cheio de ansiedade e expectativas que é a primeira liderança.

Essa habilidade envolve um olhar mais sincero para as próprias emoções, o que ajuda a controlar certas reações aos desafios do mundo corporativo, mas também ter uma compreensão profunda sobre como impactamos as pessoas ao nosso redor.

É com muita inteligência emocional que líderes de sucesso conseguem controlar suas emoções, em vez de serem controlados por elas.

Autocrítica

A autonomia também é um ponto importante para uma liderança de sucesso e, para alcançá-la, é preciso ser capaz de se autoavaliar criticamente.

Os feedbacks por parte do RH são essenciais no início desse percurso, mas é preciso que os profissionais nesses cargos estejam abertos a melhorar continuamente, a partir da observação dos seus próprios resultados.

Influência

Liderar é uma tarefa que vai muito além de mandar nas equipes e delegar tarefas.

O futuro do mercado de trabalho demanda pessoas que sejam capazes de inspirar, engajar e motivar as outras pessoas ao seu redor. Para isso, é preciso se posicionar de forma influente.

Afinal, o mundo corporativo não é dos autoritários e, sim, dos profissionais que ganham o respeito e a admiração daqueles que estão à sua volta.

Rapidez na aprendizagem

Em um mundo cada vez mais caótico, a aprendizagem contínua vai se tornando cada vez mais necessária.

É preciso se atualizar, buscar informações relevantes, investir no desenvolvimento contínuo de novas soft skills e fazer tudo isso com agilidade, acompanhando o ritmo cada vez mais frenético do mundo corporativo.

Para ajudar a primeira liderança nessa missão, que tal contar com um treinamento que é exatamente assim: atual, relevante e ágil? Esse é o START!

Com uma metodologia muito mais eficiente que os programas tradicionais, o START cria laboratórios que são um espaço de aprendizado e experimentação, estimulando à ação e o avanço de líderes cada vez mais capazes de gerar resultados acima da média.

Quer saber mais sobre como a gente pode ajudar a sua primeira liderança a atingir todo esse potencial? Entre em contato e conheça essa solução da Escola do Caos!