Blog

Liderança autocrática: entenda melhor esse modelo

Por muito tempo, a liderança autocrática foi o modelo de gestão mais conhecido e utilizado pelo mundo. No mundo corporativo, muitos líderes adotam este modelo de liderança, mas você já pensou se realmente faz sentido para sua equipe?

Além do estilo de liderança autocrática, há outros que você também deve avaliar. Dessa forma, vai conseguir escolher qual dos estilos de liderança sua empresa precisa e gerir melhor seus colaboradores.

Continue lendo para entender melhor sobre o assunto!

O que é a liderança autocrática?

Em primeiro lugar, o que é ser um líder? O que você pensa ao ouvir esta palavra?

  • Alguém que está sempre à frente dos projetos?
  • Uma pessoa que delega tarefas?  
  • Alguém que tem um cargo superior? 
  • Um consultor para tirar dúvidas?
  • Alguém que toma decisões?

Saber liderar é saber a arte de comandar ou orientar pessoas com um propósito em mente. Mas todos os estilos de liderança não são assim?

Na teoria sim, mas cada um tem características bem diferentes, que conseguem se adaptar melhor à cultura da empresa e aos resultados que ela busca.

Então, como você pode suspeitar pelo nome, o modelo de liderança autocrático se baseia na autoridade, no controle centralizado sobre todas as pessoas que estão abaixo hierarquicamente. Por isso, também chamam de liderança autoritária.

Dessa forma, as decisões são tomadas pela liderança, sem (ou quase nenhuma) participação da equipe, do departamento ou de todos os colaboradores da empresa.

Portanto, como todo o poder está concentrado na liderança, todos os processos, responsabilidades e métricas de avaliação de resultados são definidos por ela.

Então, por ser um modelo de liderança rígido, será que é realmente a melhor escolha? Apesar de o estilo de liderança autocrático ser pouco flexível, indo contra a maré do mercado, há alguns lados positivos que ajudam a gestão a otimizar resultados, que você vai entender melhor a seguir.

Liderança autocrática: vantagens e desvantagens

Todos os estilos de liderança têm vantagens e desvantagens. O ponto que você deve analisar é: quais são as características que sua empresa precisa, para saber se esse estilo vai se sair melhor do que os outros.

Vantagens da liderança autocrática

  • Agilidade: se apenas uma pessoa toma decisões, é esperado que as decisões sejam tomadas mais rapidamente, já que não é necessário trocar pontos de vista ou consultar outras pessoas e há menos quantidade de etapas.
  • Organização: como todo o planejamento é realizado por uma única pessoa, há uma definição clara de processos, equipes, prazos e resultados, e todos sabem exatamente o que devem fazer.
  • Menos estresse: os colaboradores conhecem todos os processos e sabem o que é necessário para gerar resultados, portanto, há muito menos imprevistos na rotina.

Liderança autocrática: desvantagens

  • Menos criatividade: sem a participação dos colaboradores, é mais difícil propor soluções inovadoras e alcançar resultados diferentes, o que faz diminuir a competitividade da empresa no mercado.
  • Mais dependência: como os colaboradores dependem completamente das decisões da gestão, não saberão o que fazer quando ela estiver ausente, causando um caos interno e provocando uma queda de produtividade
  • Menos motivação: os colaboradores querem ser ouvidos e participar das decisões dentro das equipes, especialmente aquelas que afetam seu trabalho. A longo prazo, isso causa insatisfação e pode acelerar a rotatividade.

Veja também:

Diferença entre liderança autocrática, democrática e liberal

Lembra que no começo do texto comentamos que existem outros modelos de liderança? Pois bem, os principais são os estilos de liderança autocrático, liberal e democrático.

A liderança autocrática você acabou de conhecer, agora é hora de conhecer as outras duas.

A liderança democrática ou participativa é o oposto da liderança autoritária, justamente porque a gestão encoraja a participação dos colaboradores nas decisões, por meio de suas experiências e conhecimentos. 

Dessa forma, conseguem chegar a soluções criativas, fora da caixinha, para atender as necessidades do mercado, que está em constante mudança. Além disso, como a comunicação é mais fluida, o relacionamento da equipe é muito melhor, com menos conflitos internos.

As principais características da liderança democrática é que a equipe tem mais autonomia para cumprir com seus objetivos e é possível desenvolver talentos.

Apesar de ser bem mais flexível, em momentos de crise, podem aparecer mais conflitos, que podem demorar mais para ser resolver.

Outra liderança que você deve conhecer é a liberal, também chamada de laissez faire. Enquanto os estilos de liderança autocrático e democrático são completamente opostos entre si, a liderança liberal caminha inicialmente como um modelo mais rígido e depois flexibiliza.

No início, os colaboradores recebem um follow up mais próximo, até que estejam adaptados à sua função. Depois, a equipe vai recebendo cada vez mais liberdade para cumprir com seu papel, até que fique totalmente autônoma. Contudo, se não houver um bom planejamento, a equipe pode ficar perdida.

Exemplos de liderança autocrática, democrática e liberal

Para ficar ainda mais fácil de identificar quais são os tipos de liderança autocrática, liberal e democrática, veja esses exemplos que selecionamos.

Liderança autocrática: exemplos

A liderança autocrática é muito comum não só em empresas, como também em governos. 

Uma das figuras famosas que utilizou este tipo de liderança foi a primeira-ministra do Reino Unido, entre os anos de 1979 e 1990, Margaret Thatcher. Steve Jobs, fundador da Apple, por muitas vezes, também utilizou este modelo enquanto estava à frente da empresa.

Outros exemplos de liderança autocrática que podemos citar são Josef Stalin, Napoleão Bonaparte e Bill Gates.

Liderança democrática: exemplos

Tanto Bill Gates quanto Steve Jobs adotavam este modelo também em sua liderança. Mas além deles, podemos citar Larry Page, cofundador do Google, que sempre estimulou a criatividade em seus colaboradores para encontrar soluções e promover inovações.

Outro exemplo famoso é Nelson Mandela, presidente da África do Sul e líder do movimento contra o Apartheid, que sempre acreditou no aprendizado sem imposições e na colaboração entre as pessoas.

Liderança liberal: exemplos

Como exemplo da liderança liberal, podemos citar Ronald Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos. Apesar de ser uma figura forte, ele acreditava na capacidade de seus comandados, já que muitos eram figuras importantes e experientes dos setores de finanças, engenharia, entre outros.

Por fim, temos o exemplo de Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, que é conhecido mundialmente por ser uma referência no mundo dos investimentos. Ele sempre deu liberdade para seus colaboradores tomarem as decisões que julgassem corretas para a empresa.

Qual é a melhor liderança para minha equipe ou empresa?

Liderança autocrática, democrática e laissez faire… qualquer uma delas exige que a gestão saiba liderar sua equipe para que os colaboradores, sozinhos ou não, consigam cumprir com os objetivos da empresa.

Então, após avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma das lideranças, você deve investir em um treinamento de liderança para:

  • Acelerar a curva de aprendizado;
  • Evitar erros comuns;
  • Alinhar estratégias;
  • Aprender a avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades;
  • Criar e manter um ambiente de trabalho saudável;
  • Identificar talentos na equipe;
  • Reagir rapidamente em crises;
  • Implementar ou mudar a cultura da empresa;
  • Montar equipe;
  • Entre outras habilidades.

Na Escola do Caos, oferecemos 3 treinamentos para você aprender o que é necessário para liderar sua equipe, abordando estratégias e competências que você deve desenvolver para dominar esses itens que listamos aí em cima.

A Liderança Alfa é um programa para novos líderes que vão começar agora e não sabem como estruturar uma equipe ou o ciclo de gestão. 

Já a Liderança Beta é voltada para quem já exerce o cargo, mas deseja melhorar sua gestão e a produtividade da equipe, acompanhando as tendências do mercado. 

Por fim, temos a Liderança Omega, que atende quem já está no mercado há algum tempo, mas já identificou que precisa melhorar o domínio de alguns pontos na sua gestão.

Quer conhecer melhor sobre nossos treinamentos de liderança?

Se você estiver no celular, clique aqui para ver mais informações. Mas se você estiver lendo pelo computador, ligue a câmera do seu celular e leia o QR Code.

 Programa Liderança Alfa

Escola do Caos-Programa de Liderança-Jornada Alfa-Autores Grupo S2 Marketing-Divulgação

Treinamento Liderança Beta

Jornada Beta

 Programa: Liderança Omega

Jornada Ômega

Além desses treinamentos, temos muitos outros programas para educação corporativa que vão te mostrar as ferramentas que você precisa desenvolver ou aplicar para melhorar a produtividade da sua equipe e desenvolver habilidades fundamentais nos colaboradores, para o crescimento da empresa.

O mundo está em constante evolução, então, se você não quer ficar para trás, vem com a gente!

Blog