A média liderança corporativa é responsável por diversas funções, incluindo a comunicação com o seu time, a busca pelo aumento da produtividade e a motivação da equipe.
Além de terem que realizar todas essas tarefas, esses líderes enfrentam diariamente diversos desafios, que podem ser agravados pela falta de organização empresarial ou pela ausência de apoio do RH.
Para evitar que isso aconteça, os profissionais de RH precisam entender como é a rotina dos médios gestores e apoiá-los em todos os momentos.
Quais são os maiores desafios enfrentados pela média liderança corporativa?
Os desafios enfrentados pela média liderança corporativa podem variar de acordo com a empresa, a especialização do profissional e outros fatores.
Mas, de forma geral, envolvem:
Esgotamento
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Future Forum, cerca de 43% dos gestores intermediários estão esgotados profissionalmente.
E pior: estão com um alto risco para Burnout.
Ainda segundo o estudo, o principal motivo para isso é que a média liderança conta com as menores pontuações para bons sentimentos e boas experiências no trabalho.
Ou seja: há dificuldade para equilibrar a vida profissional e pessoal, e altos níveis de ansiedade e estresse.
Tudo isso, além de ser muito negativo para o clima organizacional, ainda tem grande impacto na capacidade do líder em focar, se concentrar, se comunicar e realizar qualquer outra tarefa.
O RH, então, deve buscar formas de evitar o esgotamento profissional, quebrar estigmas sobre saúde mental e incentivar o autocuidado.
Alta responsabilidade
É impossível falar sobre a média liderança corporativa e não mencionar o alto nível de responsabilidade que o cargo exige.
Afinal, esses gestores são responsáveis pelo sucesso da sua equipe e precisam dar o seu máximo para garantir motivação, resultados, engajamento e mais.
Como já falado, nem sempre a empresa consegue auxiliar a liderança nessas questões, o que faz com que ela fique sobrecarregada e sinta que não pode pedir ajuda ou tirar dúvidas com alguém.
A melhor forma de evitar que isso aconteça é criar um ambiente seguro e fortalecer as relações com a média liderança corporativa, mostrando que o RH está lá para apoiar ela.
Falta de agilidade
O mundo está passando por grandes mudanças nos últimos anos e nem todos os profissionais conseguem acompanhá-las.
E mesmo aqueles que fazem isso podem ter dificuldades para adaptar os processos internos e seguir todas as tendências.
Por mais que o RH não possa assumir para si essa função, os profissionais podem promover palestras e criar conteúdos sobre os temas que estão em alta, assim como incentivar o desenvolvimento de power skills.
Dificuldade para se comunicar
As empresas estão se tornando ambientes cada vez mais diversos, em todos os sentidos, inclusive o geracional.
Os gestores podem ter dificuldade para se comunicar com sua equipe por causa disso, utilizando termos desconhecidos para algumas gerações ou não entendendo o que um colaborador está falando.
É importante orientar a média liderança corporativa para ser aberta com sua equipe sobre isso e buscar formas de ter um discurso sempre compreensível para todos.
Falta de preparação
Grande parte da média liderança corporativa está no seu cargo atual por ter demonstrado habilidades desejadas em um gestor, como boa comunicação, facilidade para resolver problemas e foco.
Por mais que essas características auxiliem na gestão, apenas elas não são suficientes para construir e manter uma equipe de sucesso.
Isso quer dizer que o RH deve investir em treinamentos e práticas que incentivem o desenvolvimento de novas habilidades.
A Escola do Caos conta com uma solução exclusiva para isso, a Jornada da Média Liderança.
No nosso treinamento, preparamos os gestores intermediários para repensarem suas atuações e se tornarem agentes de mudanças.
Entre em contato conosco e saber mais!