Saiba mais sobre andragogia e veja como aplicá-la na educação corporativa

Quem trabalha com RH sabe que promover treinamentos corporativos não é tarefa fácil, especialmente quando não se domina a andragogia.

Esse termo é utilizado para falar sobre a aprendizagem de adultos, que deve utilizar métodos para que o conhecimento não seja apenas passado, mas também fixado.

Isso quer dizer que a proposta tradicional de reproduzir um conteúdo verbalmente e esperar que as pessoas o absorvam como esponjas não traz tantos resultados assim, especialmente quando falamos sobre adultos.

Felizmente, há diversas técnicas que podem ser utilizadas, bastando seguir os conceitos da andragogia. Continue lendo e saiba mais sobre o tema.

Quais são os pilares da andragogia?

A andragogia conta com seis pilares diferentes, que devem guiar a aprendizagem de adultos, seja em uma sala de aula ou no meio corporativo:

• Autonomia: adultos tomam suas próprias decisões, o que inclui quando, como e o que desejam estudar. Isso quer dizer que forçar um tema ou um treinamento pode não trazer grandes resultados.
  • Prontidão para aprender: colaboradores buscam conhecimentos quando precisam realizar uma atividade nova ou superar um desafio, podendo ser profissional ou pessoal. Isso quer dizer que as ações de educação devem estar ligadas aos problemas enfrentados, assim como aos objetivos de cada um.
  • Experiência: os adultos tendem a já ter um conhecimento prévio (ou, ao menos, uma opinião) sobre o tema tratado. Considerar isso e incentivar o engajamento com toda a equipe é a chave para tornar os conteúdos mais relevantes.
  • Necessidade de aprender: crianças estudam porque seus pais mandam, mas essa ideia não é válida para adultos. A sua principal motivação deve ser o autodesenvolvimento para ter novas oportunidades.
  • Aplicação e orientação: nada de teoria sem aplicação! Adultos precisam entender como aplicar o que aprenderam e precisam solucionar problemas para fixar o conhecimento.

Como aplicar esse conceito na educação corporativa?

Não há apenas uma maneira de seguir a andragogia, já que cada equipe exige uma abordagem diferenciada, considerando suas necessidades e desejos.

Mas, de forma geral, recomendam-se experiências em que cada pessoa se torne um protagonista, possibilitando:

• engajamento com outras pessoas, seja da equipe ou não,
  • participação coletiva,
  • possibilidade de construir o conhecimento.

As dinâmicas em grupo com um objetivo final são uma ótima ideia para que as pessoas aprendam na prática e testem os seus conhecimentos.

Além disso, elas ainda permitem que os colaboradores fortaleçam relações entre si.

Educação corporativa na Escola do Caos!

A Escola do Caos conta com diversas soluções de educação corporativa, baseando-se nos pilares da andragogia.

Entre as principais, podemos destacar:

• Caos wine e Caos coffee: traçando relação entre as bebidas e o mundo corporativo, trazemos reflexões valiosas,
  • Pit stop: faça sua equipe desenvolver novas habilidades enquanto se diverte com um carro de Fórmula 1,
  • Fábrica de pipas: uma simulação que reflete o funcionamento do mercado e estimula a comunicação, a contribuição e o trabalho em equipe,
  • Vernissage: mostra o verdadeiro significado do trabalho em grupo,
  • We are one: baseia-se na construção de uma engenhoca de forma coletiva,
  • Drone air race: competição que estimula o trabalho coletivo e mostra a importância da comunicação.

Além dessas, temos muitas outras opções para suprir as suas necessidades e desejos. Dê play e saiba mais sobre as nossas soluções.

Entre em contato conosco para saber mais e conheça nossas experiências caóticas!