Blog

A importância do RH estimular o descanso durante as férias coletivas

As férias coletivas são esperadas pela maioria dos brasileiros, mas nem sempre são aproveitadas da melhor forma possível.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association, o nível de estresse e ansiedade dos brasileiros sobe, em média, 75% durante as épocas festivas. 

Isso ocorre por diversos motivos, podendo envolver: 

  • sobrecarga profissional no final de ano, 
  • planejamento para os próximos meses, 
  • organização das férias da família, 
  • excesso de compromissos com a família e amigos, 
  • falta de tempo para organizar as festas, 
  • dificuldade financeira para comprar presentes, 
  • culpa por metas não realizadas. 

Esses sentimentos podem dar origem a um transtorno conhecido como “dezembrite” ou “Síndrome do Fim do Ano”, que é agravada pelas mensagens que pregam o fechamento de um ciclo e a necessidade de estar grato e feliz. 

Os profissionais de RH têm papel fundamental para evitá-la, já que podem auxiliar as equipes a reduzirem o estresse e a realmente descansarem durante suas férias coletivas. Leia para saber mais e ver nossas dicas para isso. 

A era da produtividade tóxica 

Vivemos em um mundo que exige uma alta produtividade em todos os sentidos possíveis, o que desperta o sentimento de culpa em nós todas as vezes que temos dificuldade para fazer uma tarefa, não somos rápidos o suficiente para algo ou quando simplesmente nos deitamos para relaxar. 

Essa ideia de que precisamos ser sempre produtivos tem grandes impactos na nossa saúde mental e física. 

Afinal, descansar, curtir um filme ou passear com a família se torna um luxo, que apenas pessoas que estão muito bem na vida podem desfrutar. 

Isso, por si só, já tem um grande peso emocional, que fica ainda maior ao receber dezenas de vídeos e conteúdos sobre o final de ano ser um período mágico, de realizações e de gratidão. 

Como consequência, as pessoas passam a questionar os seus próprios sentimentos e enfrentam uma desconexão com o que “deveriam sentir”. 

Para evitar que isso aconteça com a sua equipe, você pode conversar sobre a cultura da produtividade tóxica e quebrar essa idealização com o fim de ano.  

Reforce que não há uma maneira certa de se sentir ou de agir, mas que o foco sempre deve ser com o bem-estar e com a saúde, incentivando o descanso.  

Quais os benefícios de descansar durante as férias coletivas? 

Incentivar o descanso durante as férias coletivas traz diversos benefícios para cada membro da equipe e também para a empresa.  

Colaboradores que estão relaxados e se sentindo bem tendem a ser mais produtivos e menos propensos a terem doenças do trabalho, como a Síndrome de Burnout. 

Além disso, ainda há a melhora do clima organizacional, que fica mais leve e agradável para todos. 

Como estimular o descanso nas férias coletivas?  

Além de conversar com a equipe sobre a importância de descansar, o RH e os líderes podem implementar algumas ações para incentivar o relaxamento no final de ano, como: 

  • evitar mandar mensagens durante as férias de coletivas, 
  • organizar as entregas que devem ser feitas, 
  • adiantar demandas de janeiro, evitando a sobrecarga durante o retorno ao trabalho, 
  • avisar os clientes sobre o período de férias e informar o responsável no caso de emergências.

Curtiu o conteúdo e quer ver mais dicas para se preparar para as férias coletivas? Nos siga no Instagram! 

Blog