Como promover a aprendizagem significativa durante treinamentos corporativos?

Na hora de promover um treinamento para a sua equipe, é preciso fugir dos métodos convencionais e focar em abordagens que levem a uma aprendizagem significativa.

Afinal, os treinamentos são um recurso essencial para levar os colaboradores adiante, ajudando todos a avançarem em seu desenvolvimento profissional.

Mas, para cumprir esse objetivo, tudo depende de um processo de ensino-aprendizagem que realmente dê certo e traga resultados, beneficiando os participantes e, consequentemente, a empresa.

Continue a leitura e entenda o que está em jogo quando falamos de uma aprendizagem significativa nos treinamentos corporativos!

O que torna uma aprendizagem significativa?

Pra entender no que realmente consiste uma aprendizagem significativa, vamos começar pensando um pouco na sua experiência na escola.

De quantos conteúdos você lembra, quais foram as informações que ficaram? Fórmulas matemáticas, nomenclaturas gramaticais, datas de acontecimentos históricos e muitos outros ensinamentos ficam para trás quando chegamos na vida adulta.

O que fica, em geral, são os conhecimentos que continuamos aplicando no dia a dia, ou seja, assuntos que nos interessam e informações que desempenham um papel importante no cotidiano.

É aí que podemos observar uma aprendizagem significativa, ou seja, a apreensão de informações que realmente fazem parte das nossas vidas

No treinamento corporativo, não é muito diferente.

Vemos que o processo foi realmente significativo quando ele traz reflexões que dialogam com a realidade da empresa, que os colaboradores conseguem relacionar com seu conhecimento prévio e, acima de tudo, que são capazes de engajar a equipe no processo.

Isso depende, portanto, de dois elementos principais: a temática dos treinamentos, que precisa fazer sentido para os seus participantes, e os métodos utilizados, que precisam passar bem longe das metodologias convencionais.

Como incentivar uma aprendizagem significativa em um treinamento corporativo?

Bom, mas como garantir uma aprendizagem como essa na hora de escolher um treinamento corporativo para a sua equipe? Pra facilitar a resposta, a gente traz três elementos que fazem toda a diferença nesse processo:

Foque no engajamento

Para que os colaboradores realmente passem por um processo de aprendizagem significativa, é preciso que se sintam engajados nas atividades desenvolvidas.

Esse engajamento pode surgir de temas pelos quais os colaboradores têm interesse ou até mesmo pelo entendimento de como aquilo que está sendo trabalhado pode dar um retorno para o seu crescimento profissional.

Com um pouco de coletividade e um bom trabalho em equipe, todos podem se manter motivados e aprender muito mais com essa experiência.

Troque a teoria por prática

Não leve a gente a mal: os conhecimentos teóricos têm uma grande importância para a formação de um bom profissional.

Ao mesmo tempo, quando focamos demais nesse aspecto, pode ser difícil capturar a atenção e o engajamento dos colaboradores na empresa.

Assim, ao focar na prática, os conhecimentos teóricos não deixam de estar envolvidos, mas participam desse processo de forma mais interativa e eficiente.

Desafie a equipe

Por fim, lembre que uma aprendizagem significativa é, por si só, uma experiência desafiadora, que deve colocar a mente dos colaboradores para trabalhar.

Nesse sentido, desafiar a sua equipe significa dar a oportunidade de que precisam para crescer profissionalmente e se sentirem ainda mais inspirados a entrar de cabeça nesse processo de aprendizado.

Pra garantir um processo de aprendizagem realmente transformador aí na sua empresa, conte com a Escola do Caos para um percurso cheio de renovação, que vai preparar o seu time para lidar com qualquer desafio do mundo corporativo.

Entre em contato e saiba mais sobre as experiências caóticas da Escola do Caos!