Descubra o que é a liderança comportamental e quais os seus benefícios

Liderar pessoas é o desejo de muitos, porém requer enfrentar desafios. Mas saiba que existem caminhos que podem ajudar. Adotar a liderança comportamental é um dos jeitos de encarar essa missão.

Afinal, um bom líder precisa estar preparado para atuar com as surpresas que surgem em sua trajetória. Ou seja, na hora de adotar uma certa conduta nesse cargo, é preciso ter em mente a importância da adaptabilidade a diferentes situações.

Quer saber como a liderança comportamental pode ajudar nessa missão? É só continuar a leitura!

O que é liderança comportamental e quais os seus tipos?

Quando falamos em liderança comportamental estamos nos referindo a uma certa perspectiva em relação à tarefa de liderar pessoas, que compreende esse processo de maneira mais flexível e variável.

Ou seja, trata-se de entender que diferentes situações exigem diferentes comportamentos por parte de uma boa liderança.

Essa é uma das conclusões da teoria responsável pelo conceito, a partir da qual podemos identificar alguns “estilos” recorrentes entre esse essas figuras nas empresas:

• autocrático: tipo de liderança mais focado em uma ou poucas pessoas, que tomam as decisões da organização sem a necessidade de consultar o restante da equipe,
  • democrático: ao contrário do estilo anterior, aposta na coletividade e na importância do debate para chegar a uma solução colaborativa entre todos que compõem a empresa,
  • liberal: nesse caso, estamos lidando com uma liderança ainda menos rígida, que existe para estabelecer limites e atribuições entre suas equipes, que são livres para tomar suas próprias decisões.

Seja qual for o estilo escolhido pelo profissional, entender o conceito de liderança comportamental permite adotar uma postura mais flexível e atenta à maneira como os profissionais que lideram a organização se posicionam em diferentes contextos.

Os benefícios de aplicá-la no ambiente corporativo

Uma das principais vantagens oferecidas por essa conduta é a flexibilidade que ela oferece, já que parte da premissa de que todo líder precisa avaliar sua realidade e encontrar os métodos mais eficazes para guiar sua equipe.

Isso significa que será mais fácil se adaptar às situações que fazem parte do dia a dia corporativo, já que o profissional estará mais preparado para avaliar o seu contexto e encontrar o comportamento mais adequado para lidar com ele.

Assim, uma consequência da liderança comportamental é o aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores, que percebem essa postura por parte do líder e passam a se sentir mais inspirados, vistos e motivados a desenvolver um trabalho comprometido com o sucesso da organização.

Para saber um pouco mais sobre a relevância de um bom líder no progresso de uma empresa, que tal conferir Lições de Liderança com… Líderes Inspiradores! Esse é o episódio 6 do quadro criado pela Escola do Caos. Confira:

Passos para desenvolver a liderança comportamental

Para desenvolver esse tipo de liderança na empresa, é importante começar com alguns passos simples, mas que geram uma participação maior e um olhar mais atento para o comportamento das pessoas que compõem a corporação.

Criar o sentimento de responsabilidade, por exemplo, pode ser um bom jeito de despertar a autonomia, seja por meio de sessões de brainstorming coletivas ou projetos que deem mais liberdade para os profissionais.

Desenvolver as equipes em uma direção que gere automotivação também é um bom jeito de criar um espaço propício para a liderança comportamental, de forma que as pessoas encontrem seu propósito na empresa e se mantenham engajadas em busca dele.

Conhecer seus anseios profissionais e dar oportunidades de planejamento de carreira também é parte fundamental desse processo.

Para impulsionar sua empresa através de uma liderança transformadora, conte com as soluções da Escola do Caos! Acesso o site e conheça tudo que podemos fazer pela liderança da sua organização.