Líder, linguagem corporal também é importante!

Quando falamos em comunicação no ambiente corporativo, é bem comum que um elemento importante fique de fora da conversa: a linguagem corporal.

É claro, não podemos negar que as palavras que escolhemos ao interagir com outras pessoas são fundamentais para que a mensagem seja transmitida como pretendemos.

No entanto, essa comunicação ao vivo e em cores que acontece nas relações de trabalho também envolve outros elementos aos quais uma boa liderança deve estar atenta.

Quer entender melhor o que é a linguagem corporal e como ela pode interferir na sua comunicação no ambiente corporativo? Então continue a leitura!

Linguagem verbal x linguagem não verbal

Quando conversamos com outras pessoas, seja em interações cara a cara ou em mensagens pela internet, as palavras são a principal ferramenta que utilizamos para transmitir uma mensagem e é isso que chamamos de linguagem verbal.

Por outro lado, você já deve ter ouvido por aí que “para um bom entendedor, meia palavra basta”.

Olhares, gestos, expressões faciais, o tom de voz e muitos outros trejeitos também fazem parte das interações que temos com outras pessoas, principalmente quando estamos cara a cara com elas, e é isso que chamamos de linguagem não verbal.

Assim, quando falamos em linguagem corporal, estamos nos referindo a um tipo de comunicação não verbal, que consiste no modo como nosso corpo pode transmitir mensagens para a pessoa com quem estamos conversando.

Qual a importância da linguagem corporal na liderança?

Agora você já sabe o que o conceito significa, mas qual será a sua importância em um ambiente corporativo?

A linguagem corporal, assim como qualquer outro tipo de linguagem, tem significados que nos ajudam a construir uma comunicação eficiente com outras pessoas.

Por isso, estar atento a esse elemento pode ajudar a melhorar o diálogo com as equipes, fazendo com que os comunicados da liderança sejam recebidos e compreendidos com mais clareza.

De nada adianta, por exemplo, fazer falas reforçando a importância do diálogo na empresa, se a liderança se mantém fisicamente fechada e distante, transmitindo aos colaboradores a mensagem de que não podem se aproximar para uma conversa aberta e honesta.

Melhores dicas para desenvolver uma boa linguagem corporal

O primeiro passo para melhorar sua linguagem corporal é se colocar no lugar do outro: o que as pessoas veem quando interagem com você?

Por exemplo, em momentos difíceis para a empresa, a liderança precisa transmitir calma e seriedade, o que não combina com um comportamento agitado e ansioso, como pernas balançando durante reuniões ou uma caneta batendo repetidamente na mesa.

O mesmo se aplica ao exemplo que mencionamos anteriormente: uma liderança que quer estabelecer um diálogo mais aberto com sua equipe precisa estar mais próxima dela, evitar uma postura defensiva, de braços cruzados, e adotar uma conduta um pouco mais descontraída.

Ou seja, o segredo está nos menores detalhes.

E como fica no home office?

No caso de quem trabalha em home office, sem a presença de outras pessoas por perto, problema resolvido, certo? Nada disso!

A linguagem corporal também tem um papel importante nos cenários de trabalho remoto, principalmente nas reuniões, que fazem parte da rotina de qualquer empresa, mesmo aquelas que operam à distância.

Abrir a câmera e sorrir para as pessoas presentes na sala virtual, por exemplo, é uma forma de exercitar esse tipo de linguagem e melhorar a comunicação com a equipe.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue aqui no blog da Escola do Caos e aprenda outros temas, como a fortalecer a ética no trabalho!