Blog

Como fazer uma gestão humanizada de pessoas?

Rotatividade muito grande de funcionários, equipes desmotivadas e casos frequentes de colaboradores que enfrentam problemas de saúde mental. Esses são alguns dos fatores que indicam a necessidade de implementar uma gestão humanizada de pessoas.

Uma empresa, seja qual for seu segmento, depende diretamente do trabalho daqueles que atuam em suas diversas equipes.

Criar um ambiente de trabalho mais humano, com respeito e compreensão entre líderes e liderados, significa promover melhores condições de atuação para todos que contribuem com o seu desempenho.

Mas como fazer isso? Para descobrir como fazer uma gestão humanizada de pessoas, continue a leitura! 

Quais são os pilares da gestão humanizada?

Para começar essa conversa, é preciso deixar claro que uma liderança de equipe de alta performance também pode ser humana.

Cobranças excessivas e intolerância em relação a erros não são o que constitui uma gestão eficiente e produtiva. Para as pessoas lideradas, na verdade, esse tipo de atitude pode trazer o efeito contrário.

Basta observar o crescimento dos casos de síndrome de burnout em diversas empresas para compreender que levar os colaboradores ao limite da cobrança não é uma estratégia muito inteligente.

Indo na direção contrária desse quadro, a gestão humanizada de pessoas é baseada em quatro pilares:

  • observação atenta das necessidades da organização e de cada equipe de trabalho
  • comunicação positiva e eficiente entre líderes e colaboradores
  • integração entre equipes e alinhamento de suas metas
  • adaptação de processos e métodos para que atendam às necessidades da empresa e das pessoas que a compõem

A partir desses pilares, diversos empreendimentos alcançam melhores resultados como indica o projeto Empresas Humanizadas no Brasil, realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o estudo, nas empresas que adotam esse tipo de gestão há uma satisfação 240% superior por parte dos clientes e níveis 225% maiores de bem-estar entre os colaboradores.

A cereja do bolo é a informação de que, em um período de 4 a 16 anos, elas alcançam mais que o dobro de rentabilidade financeira quando comparadas à média das 500 maiores empresas brasileiras.

Convencemos você de que a gestão humanizada de pessoas é o melhor caminho para a sua organização? Então, agora, é só aprender a aplicá-la.

Dicas para aplicar uma gestão humanizada de pessoas

Esses são os pilares desse tipo de gestão de pessoas: observação, comunicação, integração e adaptação.

No dia a dia de uma empresa, eles são a base para definir o que deve ser feito e o que precisa ser evitado. 

O que fazer

O primeiro passo para uma gestão humanizada de pessoas é dar abertura aos colaboradores para que se expressem no ambiente de trabalho, informando quais são suas necessidades e como o clima organizacional pode se tornar mais agradável.

Juntar os setores da empresa para um cafezinho de vez em quando, por exemplo, pode ser uma forma de mostrar que a liderança está aberta a esse tipo de troca.

Mas humanizar a gestão também não significa nunca apontar seus erros. Feedbacks regulares, feitos com respeito e compreensão, também fazem com que a equipe perceba que seu trabalho é parte importante da empresa.

Além disso, não adianta deixar tudo por conta da liderança da organização. O RH também desempenha um papel muito importante, que é o de oferecer treinamentos que preparem os líderes para aplicarem esse método.

O que não fazer

De modo geral, é importante lembrar que nenhum dos pilares da gestão humanizada de pessoas deve ser subestimado.

Por exemplo: lembra da observação? Quando esse ponto não é considerado, muitas organizações passam a estabelecer metas incoerentes e irreais, que dificultam o trabalho de suas equipes e criam uma tensão desnecessária.

Além disso, também não dá para começar o processo e não finalizá-lo. De nada adianta aplicar os pilares de observação, comunicação e integração, se a adaptação dos seus métodos não estiver no horizonte desse processo.

Quando o assunto é o treinamento de lideranças para uma gestão muito mais eficiente e inovadora, a Escola do Caos tem a solução de que todo RH precisa. 

O programa START chegou para revolucionar os treinamentos de primeira liderança, indo direto ao ponto com métodos que vão revolucionar o aprendizado dos líderes do futuro. Vem conhecer um pouco mais do programa START:

 

Blog