Como evitar o sentimento de frustração entre a equipe?

O ambiente corporativo pode não ser sempre um mar de rosas, mas também não precisa se resumir a um sentimento de frustração constante.

Essa sensação cresce cada vez mais em diversas empresas, causada por fatores como a falta de valorização dos colaboradores, uma infraestrutura que precisa de melhorias ou até mesmo a simples ausência de uma comunicação positiva entre as pessoas.

Assim, ao ver esse fenômeno crescendo no ambiente de trabalho, ou até mesmo antes que ele apareça, é importante tomar alguns cuidados para que ele seja combatido desde a raiz do problema.

Continue a leitura e entenda como evitar o sentimento de frustração na empresa!

Quais são as consequências do sentimento de frustração na equipe?

Seus colaboradores já não estão mais engajados nas metas da organização, não se dedicam como antes às suas atividades e o quiet quitting está batendo na sua porta? Tudo isso pode ser resultado de um sentimento de frustração na empresa.

De modo geral, a principal consequência gerada para a organização é a falta de motivação que se estabelece entre os funcionários, o que faz com que sua produtividade também seja reduzida, assim como a qualidade do seu trabalho.

Afinal, o sentimento de frustração está associado à existência de uma expectativa que não é cumprida, seja ela em relação aos resultados alcançados pelo colaborador ou à maneira como ele enxerga o seu valor para a empresa.

Ou seja, uma equipe que não se sente valorizada dificilmente estará interessada em continuar se dedicando às suas atividades para melhorar o desempenho da organização como um todo.

Como lidar e evitar o sentimento de frustração?

É claro que cada organização precisa olhar para a sua realidade com atenção para identificar quais são os elementos que estão levando ao sentimento de frustração entre a equipe.

Ainda assim, não importa a causa, ações precisam ser colocadas em prática para afastar esse clima do ambiente da empresa. Vem ver o que pode ser feito para combater essa sensação:

Fale sobre isso

Nada de ignorar o problema! Esse é um erro comum na gestão de diversas organizações, já que não falar sobre o assunto parece afastá-lo do dia a dia.

O que acontece, na verdade, é o efeito contrário: quanto mais o assunto se torna um tabu no ambiente de trabalho, pior fica a sensação de quem já está se sentindo frustrado.

Por isso, é essencial abrir o diálogo com os colaboradores e perguntar como estão se sentindo, de onde esse sentimento pode estar vindo e quais soluções eles podem sugerir para lidar com a situação.

Busque soluções

Depois de identificar os problemas da organização que estão gerando esse clima organizacional ruim, o próximo passo é encontrar soluções para resolver esse quadro.

Procure sempre olhar para aquilo que fez com que a equipe se sentisse frustrada. No caso de uma falta de valorização das suas atividades, por exemplo, considere dar mais feedbacks positivos e criar momentos de interação nos quais não seja feito nenhum tipo de cobrança.

Fortaleça sua cultura empresarial

Como vimos, o sentimento de frustração e a falta de engajamento nas metas da empresa andam lado a lado.

Por isso, uma boa liderança deve saber como fortalecer a cultura empresarial no dia a dia de trabalho, lembrando sempre dos valores e da missão da organização, o que ajuda a criar um propósito maior para as atividades realizadas pelo colaborador.

Pra finalizar esse papo, vem ver o que a Escola do Caos tem a dizer sobre como a sua equipe pode renovar a relação com o trabalho:

Precisando de ajuda para melhorar a atuação do time da sua empresa? A Escola do Caos tem a solução! Acesse o nosso site e confira as nossas opções de treinamento corporativo para a sua equipe.