Blog

Como estimular a liderança 4.0 entre gestores, gerentes e líderes?

No meio de tantas mudanças, novas tecnologias e novidades no mundo dos negócios, incentivar a liderança 4.0 é a melhor forma de preparar os gestores e gerentes para o futuro. 

Esse conceito está ligado com a transformação digital e busca desenvolver líderes que saibam como se adaptar rapidamente a qualquer cenário e, assim, consigam auxiliar as suas equipes a fazer o mesmo. 

Tudo isso sem deixar de lado a ética, a cultura corporativa, os valores da empresa e um bom relacionamento com o time. 

Bora com a gente aprofundar o tema?

O que é liderança 4.0?

Para que você entenda o que é liderança 4.0, precisamos discutir um pouco sobre como o papel do líder mudou ao longo dos anos. 

Após a Revolução Industrial Inglesa, o gestor era o responsável por aumentar a capacidade produtiva das fábricas. Essa é a liderança 1.0. 

Já a 2.0 é caracterizada pela maior preocupação com a qualidade da empresa de forma geral. Nesse caso, as pessoas eram vistas como o maior ativo de um negócio. 

A 3.0 surgiu com o avanço tecnológico e define as organizações como uma comunidade que envolve os clientes, os colaboradores e parceiros. 

Por fim, a liderança 4.0 foi criada a partir da transformação digital e tem como principal objetivo auxiliar a equipe a se adaptar rapidamente ao novo mundo. Além disso, ela ainda tem como pilares: 

  • cultura organizacional, 
  • foco nas pessoas, 
  • humanização das relações, 
  • empatia, 
  • gestão menos hierárquica, 
  • desenvolvimento de soft e hard skills. 

Como estimular a liderança 4.0 na empresa?

A liderança 4.0 pode ser estimulada pelos profissionais de RH de diferentes maneiras, dependendo da forma que os gestores atuam e se relacionam com a sua equipe. 

Mas, de modo geral, é importante incentivar e ensinar a média liderança a trabalhar colaborativamente, compartilhando conhecimentos, ideias, tomadas de decisões e mais. 

Além disso, o gestor deve evitar ao máximo o microgerenciamento, permitindo que cada um do time tenha liberdade para se autogerenciar. 

Outro ponto importante desse conceito é valorizar os colaboradores, o que pode ser feito por meio de relações mais próximas e empáticas. 

Por fim, o profissional de RH deve incentivar que os C-Levels deem mais liberdade para que a média liderança tome decisões, tornando os processos mais rápidos e menos hierárquicos e burocráticos. 

É utopia pensar que tudo isso acontecerá de um dia para o outro, mas, por meio de uma conversa aberta, de orientações pontuais e do acompanhamento contínuo, é possível estimular a liderança 4.0 na empresa. 

Conheça a Jornada da Média Liderança 

A Jornada da Média Liderança é o nosso treinamento focado no desenvolvimento profissional de gestores, gerentes e líderes. 

Ela auxilia a sua equipe a acompanhar todas as transformações, repensar sua atuação e se manter atualizada e relevante. 

O treinamento é modular, o que quer dizer que você escolhe quais temas fazem sentido para a sua empresa. No total, são mais de 15 módulos que falam sobre cultura empresarial, gestão de resultados, network, estruturação de um time, inovação, gestão de mudança e muito mais. 

É a melhor forma de manter seus gestores atualizados e prontos para implementar a liderança 4.0. 

Clique aqui para saber mais sobre a Jornada da Média Liderança e entender como ela pode ajudar a sua empresa a alcançar mais resultados. 

Blog