Treinamento corporativo para ressignificar o caos no seu time

Procurando um treinamento corporativo para tirar o seu time do caos? O segredo está em usar o próprio caos para criar experiências transformadoras entre os colaboradores.

Quer saber como fazer isso? Leia o artigo e vem ver como o caos pode ressignificar o treinamento corporativo:

O que é treinamento corporativo?

É uma estratégia usada por empresas para desenvolver novas habilidades e competências em seus colaboradores.

Ele deve ser constante e estar sempre alinhado aos objetivos do negócio, sem perder de vista as competências individuais.

Diferença entre educação corporativa e treinamento

A educação corporativa é um projeto de longo prazo, no qual competências técnicas e comportamentais são desenvolvidas para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.

Para isso, ela busca extrair o máximo de cada colaborador, identificando as skills inerentes e potencializando-as. A ideia é direcionar os esforços para o crescimento da empresa, mas  também permitir que cada colaborador possa crescer em sua carreira.

Já o treinamento é mais pontual e realizado sempre que a organização identifica algum gap importante ou alguma nova habilidade que a equipe precisa desenvolver. No treinamento:

• Os resultados são a curto prazo;
  • O foco é na função;
  • Os objetivos são específicos;
  • É planejado para o grupo.

Bom, agora que você já sabe qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento e educação corporativa, pode estar se perguntando:

Por que realizar treinamentos corporativos no seu negócio?

Quando você recebe um convite para treinamento corporativo, qual a sua reação?

— Uau! Mais uma oportunidade para eu me desenvolver! Ou:

— Que saco, mais um treinamento entediante…?

Se você respondeu a segunda, é porque o treinamento corporativo aí na sua empresa precisa mudar. Não dá mais para usar velhas soluções para tentar curar dores novas.

Assim como o modelo de trabalho evoluiu, os treinamentos corporativos diferentes precisam ser vistos com mais naturalidade pelos gestores. Afinal, como esperar resultados diferentes, fazendo tudo do mesmo jeito?

É por isso que usamos o caos para fazer o treinamento e desenvolvimento com foco em educação corporativa.

Leia mais sobre:

Trilha de aprendizagem

Liderança situacional

Team Building

Por que usar o caos no treinamento corporativo?

Porque as pessoas estão fartas dos mesmos treinamentos e nós acreditamos que as situações mais complexas são as que mais geram aprendizado.

Sabe por quê? Nada se mantém igual depois do caos. O incômodo da mudança vira oportunidade, o inesperado vira ação e assim é possível ter capacidade para virar o jogo, expandir, dar um passo à frente, sem voltar ao que era antes.

Por isso, seja para captar e reter novos clientes, para treinar e desenvolver colaboradores ou para criar um novo modelo de negócio, é preciso aplicar a teoria dos sistemas dinâmicos, que são sistemas que mudam constantemente.

Assim, é possível implementar uma cultura na qual toda forma de caos ou mudança transformadora possa se manifestar.

“Então, o caos é positivo?”

Se ele for assistido sim, não esse caos desordenado que as equipes estão vivendo hoje.

Aqui na Escola do Caos, nós criamos ferramentas e modelos próprios para atuar na incerteza de mercados competitivos com processos de aprendizagem em inovação e liderança, estimulando desta maneira o caos assistido.

Como tirar sua equipe do Caos por meio do treinamento corporativo?

Se você quer fazer diferente e está cansado de empresas de treinamento corporativo que entregam as mesmas soluções enfadonhas, chegou a hora de ressignificar o treinamento aí na sua empresa.

Conheça a Escola do Caos

Uma escola de liderança e inovação, com uma proposta simples e ousada: estimular pessoas e empresas a provocarem rupturas, reinventarem seus mercados e construírem o futuro hoje, a partir do CAOS ressignificado. O nosso método de aprendizagem é baseado em situações caóticas do mundo corporativo e se baseia em três pilares: Re-imagine: provocações pouco usuais do dia a dia e simulações de situações ruins, como a perda de um cliente, por exemplo; Re-invent: se cada situação apresentada na etapa anterior fosse real? Quais seriam as ações? Nessa etapa a base para a discussão de soluções é a ideação e a colaboração; Re-learn: quais aprendizados esse processo nos traz? Quais competências preciso desenvolver para lidar com situações como esta? Há alguma soft skill ideal para se preparar para isso?

1. Re-imagine: provocações pouco usuais do dia a dia e simulações de situações ruins, como a  perda de um cliente, por exemplo;
  2. Re-invent: se cada situação apresentada na etapa anterior fosse real? Quais seriam as ações? Nessa etapa a base para a discussão de soluções é a ideação e a colaboração;
  3. Re-learn: quais aprendizados esse processo nos traz? Quais competências preciso desenvolver para lidar com situações como esta? Há alguma soft skill ideal para se preparar para isso?

O Caos na prática: conheça a experiência Caoslab

Nessa experiência, a ideia é provocar a crise antes que aconteça, para extrair o melhor que ela nos traz: a experiência, a resiliência, a capacidade de mudar. O Caoslab é uma imersão real nos problemas corporativos fazendo com que a aprendizagem aconteça de maneira poderosa. A ideia é redesenhar as soluções, reimaginar as situações reais e reinventar a forma como a organização lida com as adversidades. Quer ver isso funcionando aí na sua empresa? Venha ressignificar o Caos e trazer um aprendizado efetivo e transformador para a sua equipe.

Quer ver isso funcionando aí na sua empresa?

Entre em contato com a gente e conheça todas as nossa soluções: