As competências essenciais dos times em tempos digitais

O mundo corporativo não para de mudar e, no meio de tantas transformações, existem algumas competências essenciais que precisam ser cultivadas em um time.

Afinal, toda liderança sonha com a tal equipe de alta performance, mas, para chegar lá, é preciso entender o que estamos buscando e quais características devem ser estimuladas para elevar o desempenho dos colaboradores da empresa.

E, em tempos digitais, marcados pela agilidade e por mudanças constantes, existe uma série de habilidades específicas que fazem toda a diferença.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo sobre as competências essenciais para que a sua equipe tenha bons resultados. Vem descobrir quais são!

Quais são as competências essenciais de uma equipe para ter bons resultados?

Toda organização é constituída por pessoas e o desempenho individual de cada um dos colaboradores reflete diretamente nos resultados da empresa.

Por isso, é fundamental prestar atenção aos elementos que precisam fazer parte da atuação das equipes, quais traços devem estar mais presentes e em que direção deve se dar o desenvolvimento de todos.

Nesse Mundo BANI, que pode ser tão frágil, ansioso, não linear e incompreensível, a gente conta quais são as competências essenciais para não perder o ritmo e acompanhar todas essas mudanças:

Criatividade

Se você ainda associa a criatividade a profissionais como artistas e publicitários, é hora de atualizar essa visão.

Ser uma pessoa criativa significa pensar fora da caixa e desenvolver um olhar mais curioso para o mundo, buscando encontrar as alternativas que ninguém mais vê.

E isso é fundamental em muitas atividades, desde a elaboração de estratégias de mercado até a resolução de problemas no dia a dia da organização.

Facilidade para resolver problemas

O mundo corporativo é muito complexo e cheio de situações que precisam ser analisadas com todo o cuidado para que possamos compreendê-las de verdade.

Para balancear toda essa complexidade, uma equipe de alta performance precisa ser capaz de olhar para os problemas e enxergá-los com simplicidade.

Saber organizar os pensamentos, desenvolver uma visão sistêmica dos processos e se distanciar de uma situação são um conjunto de capacidades fundamentais para resolver problemas com facilidade no dia a dia.

Visão e criticidade

Visão e criticidade são duas competências essenciais que andam juntas.

A primeira se refere à habilidade de visualizar as coisas como elas realmente são, analisar situações de forma detalhada e, ao mesmo tempo, entender como os mínimos detalhes dialogam com o cenário mais amplo.

A partir daí, é preciso ser crítico e pensar com sinceridade sobre os desafios da organização, sem entrar na onda das outras pessoas e se deixar levar por opiniões equivocadas.

Influência

Na era digital, ter influência é ainda mais importante do que ter poder.

Isso não significa, é claro, manipular as pessoas ou situações, mas se posicionar de forma consistente e bem planejada, tornando-se influente ao engajar as pessoas ao redor em uma atividade ou estratégia.

Adaptabilidade

Desafios fazem parte do cotidiano do mundo corporativo, mas eles podem ser o maior aliado de um profissional na difícil tarefa de se adaptar a novas realidades.

Afinal, é passando por situações desafiadoras que podemos aprender mais sobre a nossa realidade e sobre aquilo que realmente funciona para lidar com ela. A grande questão é entender essas situações como oportunidades de evolução, e não simples obstáculos.

Vale lembrar que as transformações, seja na forma como nos comunicamos, nos métodos que aplicamos no dia a dia ou nos processos que constituem a rotina de trabalho, são cada vez mais constantes.

Por isso, aqui vale adotar a lei da evolução: não se trata de ser o mais forte, mas de adaptar-se melhor à realidade.

E como desenvolver todas essas competências essenciais na sua empresa? É aí que entra o Papo Reto, com a Escola do Caos!

Essa solução não é uma palestra, nem uma aula, é um papo direto ao ponto com provações e interações que promovem a aprendizagem a partir das dores reais dos colaboradores.

Assim, você pode desenvolver as melhores competências na sua equipe e se preparar para alcançar mais resultados.

Entre em contato com a Escola do Caos e conheça o Papo Reto!