Desafios da liderança: quais são os principais e como ajudar os gestores a superá-los?

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades! Por isso, para estar à frente de uma empresa, é preciso ter o preparo necessário para enfrentar os desafios da liderança.

Afinal, liderar pessoas não é lá uma tarefa muito simples e envolve vários aspectos, desde delegar as tarefas de uma organização até manter toda uma equipe motivada e engajada no seu trabalho.

Por isso, o melhor jeito de lidar com os obstáculos que aparecem no caminho é antecipá-los. Continue a leitura e conheça alguns dos principais desafios da liderança!

Principais desafios da liderança

Liderar é sempre uma missão de muita responsabilidade e, no mundo em que vivemos, parece que tudo fica um pouco mais desafiador.

Afinal, nesse Mundo BANI, é preciso estar constantemente em movimento, adaptando-se às transformações que vemos chegar a cada segundo.

O lado bom disso tudo é que a nova era digital trouxe consigo a possibilidade de aprender cada vez mais e se preparar para encarar de frente esse mundo caótico. Por isso, vem com a gente conhecer os principais desafios da liderança, para não ser pego de surpresa por eles:

Horizontalização da organização

Cada vez mais, o mundo corporativo vai se horizontalizando, perdendo muitas das estruturas hierárquicas que colocavam uma liderança lá em cima, enquanto os colaboradores apenas seguiam ordens para lá e para cá.

A ideia, agora, é pautar o funcionamento da empresa em uma perspectiva mais coletiva e colaborativa, dividindo responsabilidades e oportunidades de forma mais igualitária.

Isso demanda, é claro, uma comunicação transparente e mais possibilidades de diálogo entre liderança e equipes, o que pode ser um grande desafio.

Digitalização dos processos

Não dá para negar que fica cada vez mais nítido o quanto as transformações digitais impactaram o mundo corporativo.

A possibilidade de mensurar dados e tomar decisões mais assertivas, baseadas em evidências e em tempo real, revolucionou processos e otimizou todo o fluxo de trabalho das empresas.

Para quem chegou há pouco tempo nesse meio, isso pode até parecer algo muito natural, mas para quem estava aqui quando tudo “era mato” pode ser difícil entrar na onda da Era Digital.

Feedback honesto e focado no desenvolvimento individual

Um estudo da Exploding Topics mostrou que 96% dos colaboradores encaram os feedbacks como algo positivo e 69% avaliam que esse processo os torna mais propensos a realizar um bom trabalho.

Esses dados mostram a relevância que uma boa avaliação de desempenho pode ter para uma equipe, levando à criação do tão sonhado time de alta performance.

No entanto, mais uma vez, é preciso investir em uma comunicação transparente e sincera, que seja capaz de colocar em foco o desenvolvimento individual do colaborador, incentivar uma aprendizagem contínua e alcançar bons resultados.

No episódio 5 do Podcast Caos Corporativo, “Controle-se: Como me comunicar de forma assertiva?”, a gente ajuda você a entender como isso pode ser possível:

Compreensão das necessidades da equipe

Um dos principais desafios da liderança é se colocar no lugar da equipe e entender quais são as suas necessidades.

Afinal, os cargos de gestão podem gerar muita pressão, estresse e preocupações. Como consequência, alguns gestores esquecem daquilo que realmente importa: a sua equipe.

Ter um olhar mais atento e empático permite que a empresa compreenda de que maneira ela pode ajudar o seu time de profissionais a melhorar o seu desempenho.

Excesso de burocracia

Não é de hoje que o mundo corporativo é marcado por muita burocracia e esse continua sendo um dos principais desafios da liderança no Brasil atual.

A verdade é que ela sempre vai estar por aí, batendo na porta das empresas, o que significa que o melhor a se fazer é entender o papel desses processos e garantir uma boa organização.

Para ajudar a sua empresa a enfrentar todos esses desafios, a Escola do Caos tem a solução: o Papo Reto.

Nele, batemos um papo sem meias-palavras sobre temas que são relevantes para a liderança e para toda a equipe.

Dentro de cada temática trabalhada, existem diversas opções de conteúdo, como lifelong learning, digital first, diversidade, entregabilidade, power skills, inovação, criatividade, humanocracia e muito mais.

Entre em contato com a gente para saber mais sobre o Papo Reto e revolucione a sua empresa!