Recrutamento e seleção: 5 dicas para não ser um recrutador tóxico

O processo de recrutamento e seleção é aquela hora em que uma organização dedica toda a sua atenção para avaliar os candidatos, mas você já parou pra pensar sobre o que a sua conduta nesse momento pode dizer sobre a própria empresa?

Hoje em dia, para reter talentos e garantir que os melhores profissionais do mercado estejam trabalhando ao seu lado, é preciso refletir um pouco sobre como realizar esse processo de forma mais humanizada.

Afinal, é pouco provável que pessoas com um bom currículo, que estão interessadas em se engajar nas atividades e metas de uma empresa, estejam interessadas em entrar num ambiente tóxico de trabalho.

Vem ver algumas dicas de como fazer um bom processo de recrutamento e seleção, sem cair numa conduta tóxica!

5 dicas para aplicar nos processos de recrutamento e seleção

Ter empatia, ética e profissionalismo não é uma tarefa tão difícil, mas, muitas vezes, alguns comportamentos negativos acabam passando despercebidos, principalmente em momentos que podem ser mais tensos e até estressantes, como é o caso do processo de recrutamento e seleção.

Por isso, resolvemos trazer algumas dicas simples, mas que vão ajudar você a passar longe de uma conduta tóxica ao longo dessa tarefa:

Respeite o tempo do candidato

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o seu tempo e o do candidato são igualmente importantes. Ou seja, ao organizar o processo de recrutamento e seleção, é preciso pensar bem nos horários marcados com cada uma das pessoas que serão entrevistadas.

Atrasos e imprevistos sempre podem acontecer, mas nada de deixar o pessoal esperando por muito tempo além do combinado, nem de alongar entrevista por mais tempo que o necessário.

Realize etapas seletivas coerentes

Na hora de planejar as etapas da seleção, lembre-se de colocar os pés no chão e ser realista em relação à disponibilidade dos candidatos.

Processos muito extensos podem até parecer mais confiáveis, mas não perdem em nada para uma seleção bem organizada e que priorize os aspectos mais relevantes para a vaga em questão. Afinal, esse é um processo que exige a locomoção e o investimento de tempo dos candidatos, assim como o seu próprio trabalho.

Transmita informações diretas e sucintas

Ainda pensando no planejamento do processo de recrutamento e seleção da sua empresa, lembre de elencar as informações mais importantes a respeito da vaga e de organizá-las antes de começar a conversar com os candidatos.

Uma boa comunicação interna na organização começa por aí e é extremamente importante que as informações sejam transmitidas com clareza e transparência para cada pessoa entrevistada.

Busque se conectar com os candidatos

Em vez de ficar preso ao modelo tradicional de entrevista e focar nas habilidades que os candidatos podem trazer para a empresa, pode ser uma boa ideia adotar uma postura um pouco mais aberta, disposta a realmente conhecer um pouco melhor essas pessoas.

Ter empatia e buscar entender melhor o contexto de cada profissional, suas vontades, seus sonhos e experiências em outras empresas pode ajudar a ter uma perspectiva um pouco mais profunda de como eles podem contribuir com a organização.

Aplique processos inclusivos

A criação de uma cultura organizacional diversa começa com processos de recrutamento e seleção mais inclusivos, que não deem espaço para a discriminação ou a exclusão de qualquer pessoa.

Se a ideia é colocar em prática princípios como diversidade, equidade e inclusão, esse processo deve estar aberto a candidatos negros, mulheres, mães, pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQIAPN+ e outros grupos minoritários.

Tudo pronto para um bom processo de recrutamento? Agora, continue aqui no blog da Escola do Caos e descubra como escolher uma empresa de treinamento corporativo!