Será que a sua equipe tem as skills necessárias para encarar as mudanças no futuro do trabalho?
A introdução de novas tecnologias, os eventos globais e até mesmo as pautas sociais em debate são fatores que impactam as perspectivas de todas as organizações.
Esse cenário de transformações constantes pede desenvolvimento contínuo, mas mais que isso: desenvolvimento com foco nas habilidades certas, que serão capazes de impulsionar a atuação de colaboradores e lideranças em busca de melhores resultados.
Para cumprir essa tarefa, continue a leitura e conheça o novo panorama das skills para os próximos anos!
O panorama das skills
A discussão sobre skills vem crescendo há algum tempo no mercado. Afinal, um cenário dinâmico exige uma capacitação para além de cargos e funções: é preciso ter as competências certas para se adaptar a novos contextos, ferramentas e demandas.
Com base nas novidades do mundo corporativo e nas tendências que devem moldar o seu futuro nos próximos anos, já podemos pensar em alguns caminhos a seguir quando o assunto é o desenvolvimento de competências. Confira alguns deles:
Core skills
Nessa categoria, estão reunidas as habilidades consideradas estruturantes.
Em um relatório da McKinsey, elas são chamadas de “habilidades fundamentais”, pois é a partir delas que nasce a possibilidade de uma atuação profissional alinhada às premissas atuais do mercado de trabalho.
Elas são divididas em quatro categorias:
- cognitivas: comunicação, pensamento crítico e planejamento,
- digitais: uso de IA, segurança e fluência digital,
- interpessoais: trabalho em equipe, colaboração e resolução de conflitos,
- autoliderança: motivação e adaptabilidade.
Skills de aperfeiçoamento
Já as habilidades de aperfeiçoamento estão ligadas à noção de upskilling, que, segundo o Fórum Econômico Mundial, será o foco de 85% das empresas no período de 2025 a 2030.
Nesse caso, estão incluídas soft e hard skills, já que tanto aspectos comportamentais quanto conhecimentos técnicos demandarão a atualização dos profissionais ao longo dos próximos anos.
Ou seja, conforme o mundo como um todo encara mudanças profundas, será preciso aperfeiçoar conhecimentos e competências para se manter relevante.
Skills emergentes
Por fim, se estamos falando de um novo panorama para o futuro do trabalho, também é preciso mencionar as habilidades emergentes.
Esse termo é usado para falar sobre as skills que já estão em ascensão, ainda que não estejam completamente desenvolvidas.
É o caso de tendências crescentes, como fluência em IA generativa, liderança inclusiva, unlearning e neuroinovação.
Cada vez mais, o RH precisará focar no desenvolvimento desse tipo de competência, que não permite simplesmente acompanhar as mudanças no mundo corporativo, mas também liderá-las.
Quer preparar sua empresa para o futuro?
Se preparar para o futuro não é uma tarefa fácil, mas saber por onde começar é um fator decisivo para cumprir esse objetivo.
Afinal, não basta reconhecer que o mundo está mudando, é preciso entender quais transformações estão em jogo e antecipar estratégias para encará-las de frente.
Foi por isso que a Escola do Caos realizou um estudo profundo sobre as tendências de RH para os próximos anos e criou o Hackbook definitivo, um relatório completo sobre as novidades dessa área.
Lá, a gente fala sobre as premissas do mundo corporativo atual, as tendências que vão moldar o seu futuro e as habilidades que esse novo cenário demanda.
E tudo isso ainda é acompanhado por um guia de planejamento para ajudar o seu RH a agir de forma estratégica diante desse contexto dinâmico.
Que tal começar, hoje, a preparar a sua organização para o futuro? Acesse o Hackbook definitivo e veja nossas dicas para isso!