Blog

Treinamento motivacional para equipes: como funciona?

Será que não chegou a hora de investir em um treinamento motivacional para equipes aí na sua empresa?

Manter um time de colaboradores engajado dia após dia não é uma tarefa simples, afinal, muitos fatores precisam ser considerados diariamente para que todos se mantenham motivados.

Por isso, esse tipo de recurso cai muito bem nos períodos em que a animação não está em alta no escritório, deixando todo mundo um pouco mais desanimado que o normal.

Para entender melhor o que é o treinamento motivacional para equipes e como ele pode ajudar as suas, é só continuar a leitura!

O que é considerado um treinamento motivacional para equipes?

Definir um treinamento motivacional para equipes pode ser uma tarefa um pouco complicada, já que ele sempre deve se adequar ao contexto da empresa em que é aplicado.

Assim, as dinâmicas e estratégias usadas podem mudar de um caso para outro, conforme as necessidades de cada time de colaboradores.

Nesse sentido, para definir esse recurso de um modo bem geral, mas que abarca todos esses casos, ele pode ser descrito como qualquer treinamento que motiva os colaboradores, mantendo todos engajados nas atividades da organização.

A seguir, você pode ver um pouco mais de como o treinamento motivacional para equipes acontece na prática.

Como um treinamento motivacional funciona?

Muitas dúvidas podem surgir em relação a esse tipo de treinamento. Afinal, como motivar as pessoas de forma efetiva?

O ponto central desse tipo de estratégia é que a análise do contexto em que o time está inserido é de extrema importância.

Afinal, existem muitos motivos que podem levar uma equipe a ficar desmotivada.

A falta de trabalho em equipe, por exemplo, pode fazer com que os colaboradores se sintam mais sozinhos, como se a empresa fosse um grande “cada um por si”.

Esse tipo de percepção não é nada agradável e, nesses contextos, um treinamento que reforce o valor da colaboração, que promova melhorias na comunicação interna e trabalhe para unir as pessoas tem muito valor.

Quanto às estratégias utilizadas durante o treinamento motivacional para equipes, é importante lembrar que elas também podem variar bastante.

Enquanto um time pode estar precisando assistir a uma palestra e abrir um diálogo mais sério a respeito do assunto, outros podem precisar do oposto: descontração, dinâmicas em grupo e uma boa dose de diversão.

O importante é encontrar formas de manter todos engajados e garantir que o aspecto motivacional esteja presente nesses momentos, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e a retenção dos talentos da empresa.

Quando investir nesse tipo de treinamento?

Uma boa liderança deve estar sempre atenta ao desempenho das suas equipes, mas também à motivação dos colaboradores.

Isso transparece nos resultados obtidos pela empresa e fica perceptível que esses indivíduos não estão engajados.

Por isso, uma boa gestão de pessoas envolve identificar os momentos em que seu time está precisando de um treinamento motivacional para equipes.

O final do ano, por exemplo, pode ser uma boa época para aproveitar as confraternizações desse período e renovar a animação de todo mundo para o próximo período.

Para saber um pouco mais sobre o papel da liderança nesse cenário, vem dar uma olhadinha no episódio “Lições de Liderança com… Líderes Inspiradores”, do Podcast da Escola do Caos:


Se a sua equipe anda precisando de uma dose extra de motivação e de um bom treinamento motivacional, que tal contar com a ajuda de quem é especialista no assunto?

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre as experiências caóticas e os resultados incríveis que a Escola do Caos pode proporcionar para sua empresa!

Blog