Blog

Benefícios da retenção de talentos para as empresas

Se toda empresa é feita de pessoas, mantê-las próximas e engajadas deve ser uma das prioridades de qualquer organização. Assim, a retenção de talentos ganha grande relevância no trabalho das corporações.

Isso significa que é preciso prestar atenção a fatores externos, como desempenho no mercado e posicionamento em relação à concorrência, mas também à dinâmica interna da empresa e seus impactos sobre o trabalho realizado por ela.

Entender o que motiva suas equipes, o quão engajadas elas estão e como podem se inserir melhor na cultura organizacional são tarefas importantes para gerar bons resultados.

Quer entender melhor o que é retenção de talentos e os benefícios que ela proporciona? Continue a leitura!

O que é retenção de talentos?

Quando falamos em retenção de talentos, estamos nos referindo à missão de fidelizar colaboradores e criar um ambiente de trabalho no qual eles queiram permanecer por mais tempo para construir uma carreira sólida.

Afinal de contas, atrair pessoas diferentes para a organização pode ajudar a mudar os ares, mas também pode trazer prejuízos como a interrupção do ritmo de trabalho das equipes e a dificuldade de estar constantemente reinserindo alguém na cultura da empresa.

Assim, seus talentos são aqueles profissionais que desempenham um bom trabalho e que já estão inseridos no dia a dia do negócio, desenvolvendo um fluxo de trabalho mais produtivo e alinhado.

O que motiva seus talentos? 

Para aproveitar os benefícios da retenção de talentos e garantir que seus colaboradores com melhor desempenho permaneçam na empresa, é preciso entender o que pode motivá-los a ficar.

Muita gente associa isso à remuneração oferecida pela organização, o que não deixa de ser extremamente importante, mas não basta para fazer com que os profissionais queiram continuar na corporação.

Em um estudo conduzido pela empresa Deloitte, especialistas descobriram que 42% dos seus entrevistados procuram por novos empregos quando acreditam que o local onde atuam não valoriza suas habilidades ou não proporciona oportunidades de crescimento profissional.

Assim, além de uma remuneração adequada à formação e às atividades de cada funcionário, também é preciso pensar em outros aspectos, como sua valorização, reconhecimento e oportunidades de autodesenvolvimento.

Benefícios de investir na retenção de talentos

E, afinal, por que uma organização precisa estar preocupada com a sua retenção de talentos? Vem ver algumas das vantagens de investir nisso:

Ajuda na construção de um clima de trabalho mais agradável

Um ambiente de trabalho no qual os colaboradores se sentem reconhecidos e enxergam possibilidades de crescimento profissional é também um local mais agradável e propício para a criação de laços.

Essa é uma parte fundamental do processo de se engajar nas atividades da empresa e alinhar seus objetivos às metas dela.

Garante excelência de qualidade no trabalho

Investir na retenção de talentos significa manter na empresa os seus colaboradores mais qualificados e preparados para o trabalho que realizam.

Nesse sentido, a consequência direta desse investimento é a obtenção de resultados cada vez melhores, tendo em vista a qualidade do trabalho realizado pelas equipes.

Atrai novos talentos

Trabalhar para reter mais talentos e colocar essa prática como um dos princípios da organização também gera mudanças importantes a longo prazo. 

Ao tornar essa uma prática da empresa, sua imagem no mercado pode melhorar significativamente, o que faz com que profissionais cada vez mais qualificados sejam atraídos para as suas vagas em aberto.

Tudo pronto para investir nos seus talentos? Para continuar reinventando sua atuação, continue aqui no blog da Escola do Caos e confira as competências mais relevantes para liderar em 2023!

Blog