Cuidado para não “delargar” na hora de delegar tarefas!

Depois de anos trabalhando duro e se dedicando, você finalmente é promovido e está em uma posição de líder. Mas e aí? Como desempenhar essa função? Como gerenciar pessoas e delegar tarefas?

Sabemos que esse início de carreira não é algo fácil e é cheio de dúvidas. O primeiro passo é respirar fundo para se acalmar e buscar mais informações para fazer uma boa gestão.

Entre as diversas habilidades que devem ser dominadas, está a delegação de tarefas. Afinal, você não conseguirá fazer todas as tarefas sem ajuda e é justamente para isso que a sua equipe está lá.

Mas neste momento é preciso de cuidado para não delargar, o que reduz a qualidade do serviço e ainda causa estresse no ambiente corporativo.

Para ajudar você, criamos esse conteúdo com dicas valiosas. Bora ler pra aprender?

Qual a diferença entre delegar e delargar?

Você com certeza já ouviu falar sobre delargar, mas será que sabe exatamente qual é a diferença entre esse conceito e delegar?

Quando falamos sobre delegação estamos nos referindo a passar uma tarefa para um profissional qualificado para ela, com todas as informações necessárias para a sua realização.

delargar se refere a simplesmente deixar uma função para qualquer um que está disponível e se desligar totalmente dela.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Pense em uma empresa que precisa que um colaborador assuma a geração de boletos vencidos no SAC. Nesse caso, delegar seria ensinar alguém a mexer no sistema, acompanhar alguns clientes, analisar o desempenho no final do dia e passar feedback, delargar seria simplesmente colocar um profissional para realizar esse serviço e só lembrar disso ao receber alguma queixa.

Percebeu a grande diferença?

A chave aqui é entender que você continua fazendo parte do processo e deve acompanhar os colaboradores para dar o apoio necessário para a realização da tarefa.

Sabe aquele negócio de ter atitude de dono? Então, ao ser um líder é preciso desenvolver o senso do colaborador, colocando-se no lugar dos profissionais da sua equipe.

Como delegar bem tarefas?

Para evitar delargar, selecionamos algumas dicas especiais. Bora conferir?

Deixe claro o que precisa ser feito

Um dos maiores erros ao delegar é não deixar evidente o que precisa ser feito, qual é o prazo que deve ser seguido, o que se espera de resultado e qual é o objetivo da tarefa.

Imagine que alguém chega agora na sua sala, abre a porta e fala “Fulano, preciso de um relatório” e sai sem falar mais nada. Você conseguiria fazer o trabalho? Apostamos que não.

É importante ter em mente que você, como líder, deve inserir todas as informações relevantes de uma forma compreensível, lembrando que a tarefa que você faz de olhos fechados pode ser difícil para quem ainda não está familiarizado com o processo.

Outra dica que podemos dar é: nunca passe uma tarefa sem detalhes e fale que está disponível para qualquer dúvida. Afinal, não cabe ao colaborador levantar perguntas para entender o que precisa ser feito ou entendido, essa função é sua!

Escolha a pessoa certa

Para delegar da forma correta, você precisa saber escolher a pessoa perfeita para cada tipo de tarefa.

Por mais que as tarefas sejam uma ótima oportunidade para ensinar outras habilidades e desenvolver a equipe, é preciso ter coerência nesse momento.

Não faz sentido escolher uma pessoa que trabalha com TI para fazer o relatório com os resultados de vendas simplesmente porque o profissional está disponível, não é?!

Pense nas características de cada profissional, mas cuide para não pedir algo que vai além da sua função.

Acompanhe, mas não sufoque!

Uma das grandes diferenças entre delargar e delegar é justamente o acompanhamento da tarefa.

Não basta centralizar todas as informações e escolher a pessoa certa, é necessário auxiliar o colaborador e ver se ele está com alguma dúvida ou dificuldade.

Isso não quer dizer mandar mensagem a cada cinco minutos ou ficar cobrando a entrega, hein! Isso só fará o colaborador ficar nervoso e se sentir pressionado.

Mostre que você está à disposição, responda às perguntas de forma clara, passe feedback no final da tarefa e crie um ambiente de aprendizagem.

Se você gostou desse conteúdo e quer melhorar sua gestão, precisa conhecer o START, um programa focado em novos líderes. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.

Compartilhe esse vídeo com o RH da sua empresa e peça para eles entrarem em contato conosco para saber mais sobre o START.